Com lançamento previsto para maio de 2026, GTA 6 caminha para se tornar o jogo mais caro já produzido na história dos videogames, no entanto, GTA 7 não deve ultrapassar esse recorde graças à Inteligência Artificial (IA).
O principal motivo seria o avanço da IA na indústria de desenvolvimento de jogos, segundo Obbe Vermeij, ex-líder técnico da Rockstar Games.
Durante participação no podcast KIWI TALKZ, Vermeij, veterano da série e um dos responsáveis por clássicos como Vice City, San Andreas e GTA IV, compartilhou sua visão sobre o futuro da franquia. Para ele, a IA vai automatizar boa parte das tarefas hoje realizadas manualmente, reduzindo o tempo e os custos dos próximos projetos da Rockstar.
“A maior parte do trabalho provavelmente será substituída por IA”, afirmou. “Esses exércitos de artistas criando mapas gigantescos ou cutscenes elaboradas… acho que parte disso será automatizada nos próximos cinco anos.”
Obbe Vermeij
Vermeij acredita que ferramentas baseadas em IA poderão assumir a criação de cenários, construção de cidades, modelagem de personagens e até mesmo cenas cinematográficas, o que representaria uma transformação significativa na maneira como jogos de mundo aberto são desenvolvidos.
“GTA 7 será mais barato de fazer do que GTA 6”, afirma o ex-desenvolvedor. “Teremos que esperar uns 15 anos para ver se estou certo.”
Obbe Vermeij
Rockstar atingiu o ápice de investimento com o GTA 6
Com GTA 6 prometendo elevar ainda mais o nível da franquia e supostamente custando mais de 1 bilhão de dólares, Vermeij sugere que o ápice de investimento da Rockstar pode já ter sido atingido. Segundo ele, o próximo capítulo da série adotará uma abordagem mais automatizada e eficiente, com auxílio de tecnologias emergentes.
Resta saber se a previsão do veterano se concretiza, e mais importante, quando Grand Theft Auto VII será oficialmente anunciado.
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