Clair Obscur: Expedition 33 é o jogo inaugural do estúdio Sandfall Interactive com publicação pela Kepler Interactive. Estruturado como um RPG com combate por turnos dinâmico, a história é centrada na Expedição 33 e sua jornada emocionante para colocar um fim na Artífice, uma entidade poderosa que mata várias pessoas durante um evento anual chamado de Gommage.
Com nosso guia de platina de Clair Obscur: Expedition 33, você vai saber como obter a platina do jeito mais rápido e fácil possível, evitando todos os troféus perdíveis!
- Dificuldade: 8/10. Dá pra fazer tudo no fácil, mas você vai precisar dominar o jogo contra Clea e Simon.
- Tempo estimado: 50 a 60 horas.
- Troféus perdíveis?: Quatro.
- Quantidade de troféus: 56. 1 de platina, 2 de ouro, 5 de prata, 48 de bronze.
Etapa 1: Atenção com o prólogo
Existem duas coisas importantíssimas que precisamos prestar atenção logo no prólogo. Precisamos derrotar o Mímico que fica antes de irmos pras docas para obter uma música e precisamos comprar a Chave Velha com uma moeda do festival nas docas. A Chave vai abrir uma porta no meio da campanha para obtermos um dos colecionáveis.
Caso você não faça essas duas coisas, você já vai ter perdido dois troféus e terá que pegar todos os diários e músicas novamente no NG+. O progresso deles não carrega pra próxima jornada (ao menos no momento de escrita desse guia – 23 de abril).
Etapa 2: Jogue até o “ponto final” e faça a limpeza
Clair Obscur: Expedition 33 tem free roam, isto é, você pode explorar o mapa após zerar, logo, fica a seu critério. Eu preferi fazer todos os conteúdos opcionais a partir do momento que o jogo te avisa que ele vai acabar. O ponto “final” é quando você precisa voltar até Lumière. Vai ficar bem claro que é o final da história.
Nessa etapa, derrote todos os chefes opcionais que dão troféus e faça as áreas de endgame, como a Mansão Voadora, a Torre Eterna, o Atêlier de Pintura e, por fim, o Rascunho de Renoir, o maior desafio do jogo.
Lembre-se de ir ao acampamento com frequência e conversar com seus aliados para avançar o nível de relacionamento deles. Você vai conseguir obter o nível 7 nessa etapa.
Etapa 3: Conclua o jogo e obtenha a platina
A Maior Expedição da História
Obtenha todos os troféus.
Parabéns, você usou o nosso guia e pegou todos os troféus/conquistas de Clair Obscur: Expedition 33!
Lumière
Ingresse na Expedição.
Troféu automático da história.
Prados Primaveris
Explore os Prados Primaveris.
Troféu automático da história.
Águas Flutuantes
Explore as Águas Flutuantes.
Troféu automático da história.
Santuário Ancestral
Explore o Santuário Ancestral.
Troféu automático da história.
Vilarejo Gestral
Explore o Vilarejo Gestral.
Troféu automático da história.
Berço de Esquie
Explore o Ninho de Esquie.
Troféu automático da história.
Falésias Quebraondas
Explore as Falésias Quebraondas.
Troféu automático da história.
Campo de Batalha Esquecido
Explore o Campo de Batalha Esquecido.
Troféu automático da história.
Estação de Monoco
Explore a Estação de Monoco.
Troféu automático da história.
Velha Lumière
Explore a Velha Lumière.
Troféu automático da história.
O Primeiro Axon
Derrote o primeiro Axon.
Troféu automático da história.
O Segundo Axon
Derrote o segundo Axon.
Troféu automático da história.
Monólito
Chegou ao Monólito.
Troféu automático da história.
Artífice
Derrote a Artífice.
Troféu automático da história.
Retorno a Lumière
Retorne a Lumière.
Troféu automático da história.
O Fim
Chegue ao fim.
Troféu automático da história.
Avião, Trem e Submarino
Descubra todas as habilidades de Esquie.
Como o nome do troféu indica, Esquie tem três habilidades de locomoção. Ele pode correr na terra, destruindo obstáculos como um trem, ele pode voar e ele pode mergulhar.
A habilidade do “trem” e do avião são obtidas automaticamente na campanha. Já a do mergulho é desbloqueada quando você chega no nível 6 de relacionamento com o personagem.
Siga a Trilha
Encontre todos os diários das expedições anteriores.
Troféu perdível – Lembre-se de comprar a chave velha no prólogo
Os diários das expedições são um dos tipos de colecionáveis do jogo. São 49 ao topo. Confira abaixo nosso guia com a localização de todos os diários:
Aminimigos
Conclua todas as missões dos Nevrons.
Troféu perdível – Mate o Nevron que te pede para ser abatido. E NUNCA ataque os outros 9 antes de concluir a missão deles.
Apesar de serem os inimigos de Clair Obscur: Expedition 33, o game conta com 10 nevrons que são amigáveis e cada um deles concede uma missão.
Confira abaixo como concluir essas 10 missões:
Finalmente, a Paz
Derrote Simon.
Simon é o grande desafio de Clair Obscur: Expedition 33. Ele faz alusão às Ultima Weapons de Final Fantasy e é o chefe final da fase Rascunhos de Renoir que fica no meio do mapa.
É recomendável estar no nível 99 com pelo menos três personagens, os 3 com no mínimo 300 de Lumina e as armas no nível máximo.
Gestrolimpíadas
Vença todos os jogos Gestrais.
Os jogos gestrais são minigames que acontecem nas Praias Gestrais, fases que podem ser encontradas facilmente no mundo aberto.
Cada fase apresenta um minigame diferente. O do vôlei deve deixar alguns jogadores empacados mas não é nada impossível. Nos desafios de plataforma, uma coisa que ajuda é segurar o botão de correr e pular.
Clea
Derrote Clea.
Clea é a chefe da Mansão Voadora, uma fase de endgame. Logo ao chegar, converse com o Menino e ele vai te explicar que ela está atrás do portão gigantesco.
Para abrir o portão, você vai ter que derrotar 4 Nevrons que estão espalhados pela fase. O corpo desses Nevrons aparecem em vidros, servindo como um indicador de quais você precisa matar.
Eterna
Chegue ao topo da Torre Eterna.
A Torre Eterna é uma das fases de endgame de Clair Obscur: Expedition 33. Ela é uma excelente maneira de você upar e se preparar para enfrentar Simon. Eu comecei a fazer ela no nível 71 e parei após o 80.
Ela funciona como uma espécie de arena com 11 fases. Cada fase tem 3 desafios. Eu usei o trio Verso, Monoco e Sciel. Da fase 9 até a 11, já estava com uma arma no nível máximo graças ao material obtido após derrotar o Farolfídico.
O picto concedido por Sprong também é bem forte, recomendo você ir atrás disso antes de tentar vencer as fases finais. Eu usei Sciel e Monoco como personagens de suporte, enchendo o HP e concedendo regeneração e escudo para a equipe.
Verso foi o maior responsável por causar dano. Use o Picto que te dá o revive e o Ataque Esmaecido de nível 3 de Verso, ao fazer isso, você consegue ter dois revives com ele. E sempre que o revive da aureóla acabar, priorize usar o ataque esmaecido de nível 3 de novo para recarregar.
Gestrais Perdidos
Encontre todos os Gestrais Perdidos.
Os Gestrais Perdidos são crianças que ficam espalhadas pelo mundo aberto. São 9 ao todo. Algumas delas só podem ser alcançadas com o Esquie voador.
Confira abaixo onde encontrar todos os gestrais perdidos:
À On
Derrote o Farolfídico.
O Farolfídico é a “minhoca” gigante que fica no ar no mapa. É recomendável estar pelo menos no nível 70 nessa luta e com a arma no nível 32. O chefe é um pouco chato por que ele fica sugando os seus PAs e é imune à ataques de mira livre. Derrotar ele concede um material de upgrade para colocar a arma no nível 33, o máximo do jogo.
Sprong
Derrote Sprong.
Sprong é um Nevron gigantesco que fica com metade do seu corpo na água. Essa luta é bem tranquila caso você deixe para enfrentar ele estando no nível 70+ e com armas no nível 32. O Picto que ele te dá é bem forte.
Noir et Blanc
Solucione o enigma do Ateliê de Pintura.
O Ateliê de Pintura é uma das fases opcionais de Clair Obscur: Expedition 33. São três entradas espalhadas pelo mapa. Entre nas três e siga o percurso até encontrar o Menino. Pegue o item e coloque na estátua no final da fase. Repita isso nas outras duas entradas para liberar a arena do chefe. O troféu vai cair após matar o chefe.
Sciel
Alcance o nível 7 de relacionamento com Sciel.
Troféu autoexplicativo. Certifique-se de sempre conversar com o NPC durante a campanha para progredir o relacionamento com ele.
Monoco
Alcance o nível 7 de relacionamento com Monoco.
Troféu autoexplicativo. Certifique-se de sempre conversar com o NPC durante a campanha para progredir o relacionamento com ele.
A sidequest de Monoco envolve o Rio Sagrado, onde você vai precisar reviver Noco. Com o Esquie voador é bem tranquilo de remover a fog do mapa e achar essa fase.
Maelle
Alcance o nível 7 de relacionamento com Maelle.
Troféu perdível – Em uma conversa com Maelle no nível 6 de relacionamento, ela vai te fazer uma pergunta, NÃO MINTA PRA ELA, SEMPRE FALE A VERDADE.
Troféu autoexplicativo. Certifique-se de sempre conversar com o NPC durante a campanha para progredir o relacionamento com ele.
A sidequest de Maelle envolve a fase A Esper, onde você vai precisar enfrentar uma personagem enigmática.
Lune
Alcance o nível 7 de relacionamento com Lune.
Troféu autoexplicativo. Certifique-se de sempre conversar com o NPC durante a campanha para progredir o relacionamento com ele.
A sidequest de Lune envolve a fase Vestido de Sèrene.
Esquie
Alcance o nível 7 de relacionamento com Esquie.
Troféu autoexplicativo. Certifique-se de sempre conversar com o NPC durante a campanha para progredir o relacionamento com ele.
Aprimoramento de Arma
Aprimore uma arma uma vez.
Troféu autoexplicativo.
Maestria Bélica
Aprimore totalmente uma arma.
As armas de Clair Obscur: Expedition 33 vão até o nível 33. Do nível 32 pro 33 você vai precisar de um item único que é dropado pelos super chefes. O primeiro que eu obtive foi dado pelo Farolfídico.
Lumina
Consuma um ponto de Lumina.
Troféu autoexplicativo.
Expedicionário
Alcance o nível 33.
Troféu autoexplicativo.
Desbravador
Alcance o nível 66.
Troféu autoexplicativo.
Sobrevivente
Alcance o nível 99.
Alcançar o nível 99 vai exigir um pouco de grind. Após ter concluído todas as masmorras secundárias com exceção de Rascunho de Renoir, vá para o Rascunho. Perto do final da fase tem uma bandeira com dois chefes próximos. Fique matando eles e descansando na bandeira pra acionar o respawn. Repita o processo até pegar nível 99.
Sobrecarga
Com Gustave, quebre um inimigo com uma Sobrecarga totalmente carregada.
A Sobrecarga é uma habilidade especial de Gustave. Ela já vem habilitada por padrão. Para consegue esse troféu, você vai ter que quebrar a barra de “postura” do inimigo usando uma Sobrecarga com as 10 cargas.
Você pode aumentar a quantidade de cargas atacando os inimigos normalmente ou usando certas habilidades de Gustave.
Após isso, é necessário mitigar a barra de postura do inimigo usando Lune. Quando a barra estiver quase completa, use a Sobrecarga com todas as cargas.
Fluxo Perfeito
Com Lune, consuma Manchas por 4 turnos seguidos.
Ao usar habilidades, Lune ganha manchas que amplificam o efeito de suas habilidades. Você precisa usar habilidades amplificadas por 4 turnos seguidos para obter esse troféu. Quando uma habilidade amplificada puder ser acionada, elas recebem um traçado dourado.
Sinergia
Durante a Postura Virtuosa de Maelle, utilize um Percée em um inimigo Marcado.
Para obter esse troféu com facilidade, combine Gustave e Maelle. Gustave tem uma habilidade que pode acionar uma marca nos inimigos. Após isso, use a habilidade de Maelle para entrar na postura virtuosa e depois use a habilidade Percée, estando na postura, no inimigo marcado.
Cruz Celta
Durante o Crepúsculo, consuma 20 Predições num único alvo com Sciel.
Usando Sciel, acione habilidades até acumular 20 cargas de Predições em um alvo. Após isso, durante o Crepúsculo, use qualquer habilidade que consuma as 20 cargas de vez para fazer o troféu pipocar.
Perfeição
Alcance o Grau S com Verso.
Ao atacar, Verso enche uma barra especial chamada de Perfeição. Cada golpe e habilidade acionada por ele preenchem essa barra e, caso seja atingido, o grau diminui.
Você com certeza vai obter esse troféu de maneira natural ao longo da platina.
Controle Bestial
Com Monoco, utilize uma Habilidade Aprimorada 4 turnos seguidos.
Monoco tem um sistema bem particular de habilidades aprimoradas. Ele tem um sistema de rodas de máscara que funciona como uma espécie de roleta. Para obter esse troféu, você precisa acionar habilidades aprimoradas por essas máscaras em 4 turnos seguidos. As habilidades aprimoradas ficam com o nome dourado, logo, use isso como um bom indicador.
Lembre-se de equipar habilidades que tenham sinergia com máscaras diferentes e Pictos que aumentem o PA obtido pelo personagem.
Carreau Parfait
Derrote o Pétanque Cromático.
O Pétanque Cromático é um dos chefes opcionais do mundo aberto de Clair Obscur: Expedition 33. Ele fica no lado direito do mapa, onde tem a floresta densa. Como ele é gigantesco, é impossível não avistar ele.
Você vai precisar correr atrás dele até ele chegar na plataforma.
Podolatria
Obtenha todas as habilidades de Monoco.
Monoco tem um jeito diferente de obter habilidades. Eles as coleta ao derrotar os inimigos. A partir do momento que você desbloquear ele como um personagem jogável, deixe ele na sua equipe e não tire mais.
Faça todo o conteúdo secundário com ele na equipe, principalmente a Torre Eterna e esse troféu vai cair lá.
Expedição 33
Habilite todos os personagens jogáveis.
Troféu automático da história.
Proficiente em Chroma
Utilize um Ataque Esmaecido de nível 3.
Os Ataques Esmaecidos são ataques poderosos que são desbloqueados de maneira automática na campanha. Para aprender um Ataque de nível 3, você vai precisar chegar no nível de relacionamento 7 com seus aliados.
Após isso, você precisa encher a barra do ataque esmaecido até o nível 3 durante uma luta. No endgame você vai encontrar vários Pictos que ajudam a encher a barra mais rápido.
A estratégia que eu usei por exemplo foi colocar Verso para jogar dois turnos e ter três ataques básicos. Existe um picto que concede 15% da carga de ataque esmaecido por ataque básico. Ou seja, em cada turno de Verso eu enchia 90% da barra. Eu fiz a mesma estratégia com Monoco. Cada rodada minha, colocava a barra praticamente no nível 2.
Existem múltiplas estratégias para facilitar isso mas deixe pro endgame.
Connoisseur
Encontre todas as 33 canções.
Troféu perdível – Existe uma canção no prólogo. Pegue-a.
As canções são um dos colecionáveis de Clair Obscur: Expedition 33. São 33 ao todo e você precisa pegar todas no MESMO NG. O progresso delas não é transferido para a próxima jornada.
Confira abaixo onde achar todas as músicas:
Prisão Cromática
Quebre uma Prisão Cromática.
Esse troféu é praticamente automático da história. Você vai encontrar sua primeira Prisão Cromática ao chegar no mapa Águas Flutuantes. Um tutorial sobre as Prisões Cromáticas vai aparecer na tela.
Em resumo, a Prisão Cromática é um dispositivo bloqueado por três trancas que estão sempre relativamente próximas do dispositivo. Use a arma, atire nas três trancas e a Prisão será quebrada, revelando um item precioso.
Derramamento de Tintas
Quebre um inimigo.
Similar aos soulslikes, os inimigos de Clair Obscur: Expedition 33 possuem uma barra de quebra, que, quando preenchida, deixa eles paralisados por um turno. Use habilidades que aumentem a barra de quebra. Combine esse troféu com o de Gustave – Sobrecarga para acelerar o processo da platina.
Profissional
Derrote um chefe sem receber danos.
Existem chances altíssimas de você receber esse troféu de maneira natural ao longo da jogatina. Os chefes opcionais também contam. Basta deixar um do começo ou meio do jogo para quando você estiver bem equipado no endgame.
Curiosidade
Veja uma cena opcional no Acampamento.
No Acampamento, você vai poder interagir com a fogueira e verificar como todos estão. Selecione essa opção para acionar uma cutscene e fazer esse troféu pipocar.
Lenda Viva
Habilite Esquie.
Troféu automático da história.
Um Encontro Peculiar
Derrote o mímico em Lumière.
Troféu perdível
No prólogo, antes de ir para as docas, você vai encontrar um Mímico no lado direito do mapa. Derrote-o para obter esse troféu e uma das 33 canções do jogo.
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