Se você está procurando por um guia de platina de Final Fantasy 7 Rebirth, você veio ao lugar certo. O RPG mais recente da Square Enix foi lançado hoje (29) e tem uma platina que vai demandar muito tempo e trabalho.
- Dificuldade: 7/10 (alguns minigames são desafiadores, assim como os desafios lendários do Chandler)
- Tempo estimado: 130 horas para veteranos em caçar troféus, mais de 150 horas para não veteranos
- Troféus Perdíveis? Não. O jogo tem seleção de capítulo e é mandatório para fazer o Modo Difícil.
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Etapa 1: Conclua a campanha, fazendo TODO o conteúdo secundário
Essa etapa é a de desfrutar do jogo. Final Fantasy 7 Rebirth é dividido em 6 grandes regiões e eu recomendo fortemente que você faça tudo de cada região após avançar para a próxima. Você vai conseguir fazer isso em todas as regiões menos em Corel. Nela, os dois últimos informes relacionados às protorreliquias só vão surgir após avançar mais na campanha.
Algumas missões secundárias e variações novas dos minigames só aparecem no começo do capítulo 12, essa vai ser a sua deixa para fazer a limpa completa no mapa antes de avançar mais na história.
Caso você queira agilizar a platina, recomendo que você faça a primeira zerada no Fácil. Lembre-se que você vai ser obrigado a rejogar todos os capítulos no modo Difícil, logo, ir na dificuldade mais baixa é uma maneira inteligente de otimizar o tempo.
Você vai precisar concluir a maior pontuação/bater os melhores tempos de todos os minijogos para o troféu do Johnny, portanto, recomendo que você repita-os até conseguir para evitar backtracking depois.
Etapa 2: Desafios de Combate
Após você concluir a campanha, os minigames no normal e no difícil, todas as missões secundárias e todos os informes de cada região, chegou a hora de concluir a Arena em Gold Saucer e os desafios de Chadley.
É aqui que filho chora e mãe não vê. Os desafios Brutais e Lendários de Chadley são bem desafiadores, mais do que qualquer coisa do jogo anterior. Um dos desafios brutais vai desbloquear a famosa Gotterdammerung, acessório que recarrega a barra de Limit Break automaticamente. Após concluir os desafios, chegou a hora de finalizar a jornada novamente.
Etapa 3: Modo Díficil
Com o acessório citado acima, o Modo Difícil não vai ser nada complicado. Deixarei o link abaixo para o guia do PowerPyx que ensina a facilitar todo o processo, explicando as melhores lines, fraquezas de chefes e builds:
Esperança do Planeta
Conquiste todos os troféus do jogo.
A tão sonhada platina.
Não conheça seus heróis
Conclua o Capítulo 1.
Troféu automático da história.
Atolados
Conclua o Capítulo 2.
Troféu automático da história.
Capuzes no Escuro
Conclua o Capítulo 3.
Troféu automático da história.
Condecoração presidencial
Conclua o Capítulo 4.
Troféu automático da história.
Encrenca no Cruzeiro
Conclua o Capítulo 5.
Troféu automático da história.
Diversão na Praia
Conclua o Capítulo 6.
Troféu automático da história.
O preço do progresso
Conclua o Capítulo 7.
Troféu automático da história.
Um fardo pesado
Conclua o Capítulo 8.
Troféu automático da história.
Estranho lamento
Conclua o Capítulo 9.
Troféu automático da história.
Lágrimas de um guerreiro
Conclua o Capítulo 10.
Troféu automático da história.
Você não é o Murasaki
Conclua o Capítulo 11.
Troféu automático da história.
Amigos e rivais
Conclua o Capítulo 12.
Troféu automático da história.
Conta sempre comigo
Conclua o Capítulo 13.
Troféu automático da história.
Confluência de mundos
Conclua o Capítulo 14.
Troféu automático da história.
Pode deixar
Vença um combate.
Esse troféu vai ser o segundo que você vai obter no jogo. Ao controlar Cloud, durante o capítulo 1, você vai ter que enfrentar um Insetoide no caminho principal da história. Ao concluir a luta, o troféu vai pipocar.
Táticas exploratórias
Explore o ponto fraco de um inimigo.
Para obter esse troféu, você vai precisar usar uma fraqueza de um inimigo contra ele. No capítulo 2, após sair de Kalm e chegar na área aberta, você vai encontrar Mandragoras. Usando Cloud, use a magia de Fogo nelas e o troféu vai pipocar.
Amizade libertadora
Liberte um aliado imobilizado.
Existem inimigos que imobilizam um aliado. Um exemplo é o Reptante, encontrado na Caverna de Mithril durante o Capítulo 3. Fique atento quando ele pular e grudar em um aliado, basta causar dano o suficiente nele para libertar o amigo, fazendo com que o troféu pipoque.
Aprendizado atordoante
Atordoe um inimigo.
Esse troféu vai ser o primeiro que você vai obter no jogo. Ao controlar Cloud, durante o capítulo 1, você vai ter que enfrentar um Insetoide no caminho principal da história. Como o inimigo possui uma quantidade levemente alta de HP, ele vai ser atordoado antes de ser morto, fazendo com que o troféu pipoque.
Poder ilimitado
Use um limite especial.
O Limite Especial, ou Limit Break, é habilitado quando a barra é preenchida após seu personagem sofrer uma quantidade considerável de dano. As chances de que esse troféu caia naturalmente ao longo da platina é altíssima, principalmente se você estiver jogando na dificuldade Normal.
O jogo vai te avisar no menu de ação quando um Limite Especial puder ser usado.
Invocação do bem
Invoque uma entidade.
Caso você não tenha um save de Final Fantasy 7 Remake, você vai começar o jogo com 3 matérias de entidade:
- Chocobo e Moogle
- Ifrit
- Shiva
Durante as batalhas longas, você vai ter a chance de invocar um Summon. O jogo vai avisar quando a opção estiver disponível. Basta invocar a entidade e o troféu vai pipocar.
Trabalho em equipe
Use uma ação de sinergia.
Para usar uma ação de sinergia, segure o botão R1 quando estivar com barras de ação. Para facilitar esse troféu, você pode desbloquear diversas ações de sinergia através dos fólios. Quanto mais opções disponíveis, mais fácil de obter o troféu.
Diga sim à sinergia
Use uma habilidade de sinergia.
As habilidades de sinergia são habilidades que são acionadas por uma dupla específica. Existem diversas dessas habilidades no jogo e você pode desbloquear algumas através do menu de fólios.
Cada habilidade de sinergia possui um requisito de uso de habilidades ao longo de um encontro contra inimigos. A habilidade Ciclone Sincronizado, que envolve Cloud e Tifa, pede que cada um use 3 barras de Habilidade em um encontro antes de ser acionada.
Diversificar
Conclua uma missão.
A primeira missão que você pode obter em Final Fantasy 7 Rebirth é Flores da Colina, uma missão dada por Chloe no capítulo 2. Chloe é uma das NPCs presentes no Rancho do Chocobo.
Nessa missão, a garota vai pedir para que você colha flores no canto superior esquerdo do mapa. Use o Chocobo para agilizar a travessia.
Introdução às armas
Chegue ao nível máximo de uma habilidade de arma.
Cada arma de cada personagem em Final Fantasy 7 Rebirth possui uma habilidade específica. Use a habilidade repetidas vezes até que ela chegue ao máximo, fazendo o troféu pipocar. Felizmente, a maior parte das habilidades exigem poucos usos para chegar no nível máximo de proficiência.
Em dois ou três encontros contra inimigos, o troféu vai pipocar. Lembre-se de usar as habilidades de armas e não as padrões. Confira o nome das habilidades de arma iniciais de cada personagem:
- Cloud – Impulso Focado
- Aerith – Proteção Arcana
- Barret – Disparo Focado
- Tifa – Voadora
- Red XIII – Raio Cósmico
Fundamentos da Matéria
Suba o nível de uma Matéria.
Você vai adquirir esse troféu de maneira automática ao longo do jogo. Basta manter todos os slots de matérias equipados. A cada confronto, você vai ganhar PA. Eu obtive o troféu após chegar no Rancho dos Chocobos no capítulo 2, logo, não precisa se preocupar com isso.
Sorte nas cartas
Conquiste um novo título de Queen’s Blood.
Você pode obter esse troféu logo no começo do capítulo 2. Você vai controlar Cloud e vai precisar ajustar seus equipamentos e desbloquear novos fólios. Durante esse momento, você ficará livre para explorar uma parte de Kalm.
Existem 3 jogadores de Queen’s Blood na cidade e, ao derrotar os três, seu título será concedido, fazendo com que o troféu pipoque. Os jogadores ficam marcados no mapa.
Para facilitar sua vitória, lembre-se sempre de conquistar o “território” da partida e de usar os efeitos das cartas mágicas. Uma parte importante da ofensiva é não deixar pinos vermelhos para que o adversário coloque cartas.
Ao chegar no final da questline que envolve o Queen’s Blood, consulte o seguinte texto:
Caça-tesouros
Conclua a busca da localização de um tesouro.
Você pode obter esse troféu a partir do Capítulo 2, após sair de Kalm. Quando você chegar na área aberta, você vai encontrar pontos de interesse com ícones de um baú. Um dos primeiros que você vai encontrar é a Roda de Debulhadora.
O baú, como você confere na imagem acima, está bem próximo à roda. Após concluir a área, o troféu vai pipocar.
Chocopontos
Restaure três pontos de chocobos.
Os Pontos de Chocobos são meio que pontos de ônibus só que no universo de Final Fantasy. Eles poderão ser restaurados após desbloquearmos a habilidade de montar em Chocobos. Em cada ponto, existe um poste caído que pode ser reerguido segurando o botão triângulo.
Caso você esteja com dificuldade de encontrar um ponto de chocobo, existem filhotes de chocobos que ficam perambulando pelo mapa e que te levam até um ponto de chocobo.
Confie no meu faro
Use um chocobo para achar dois tesouros enterrados por coelhos.
Os chocobos possuem uma habilidade de Farejar tesouros. Fique atento ao explorar o mapa, um ícone de interrogação na cor azul vai surgir.
Assim que esse ícone surgir, segure o botão direcional pra cima para o chocobo começar a farejar. Repare que no círculo da interrogação, existe uma pequena seta. Olhe em direção a seta para que o item apareça.
Após isso, vá até o ícone com o brilho azul e aperte o direcional pra baixo pro chocobo escavar o tesouro. Repita o processo duas vezes e o troféu será seu.
Vem comigo
Derrote uma invocação em combate e obtenha sua Matéria.
A primeira Invocação que você vai poder enfrentar é o Titã, o summon das Pradarias. A luta contra ele ficará habilitada após você conversar com Chandler no Rancho de Chocobo.
Contudo, NÃO lute contra ele nesse momento. Cada região possui uma invocação mas o jogo permite que você intereja com altares para coletar informações sobre o summon. Cada região possui três altares.
Após você sincronizar com os três altares, você vai conseguir acionar a luta contra a invocação enfraquecida, facilitando e MUITO o processo. Além disso, a qualidade da Matéria vai aumentar, concedendo mais bônus.
PS: Aproveite esse momento para fazer o troféu de 300% de Stagger usando Tifa.
Trabalho de inteligência
Obtenha informes globais em cinco locais.
Os informes globais são as atividades secundárias de Final Fantasy 7 Rebirth. Cada uma das seis regiões apresenta dezenas de informes globais. São 169 ao todo e você vai precisar fazer todas.
Os informes globais ficam marcados no mapa ao chegar perto deles, ao ativar as Torres ou após concluir a campanha principal. Confira os tipos abaixo:
- Análise de nascente anímica
- Torres
- Missões de Combate
- Cristais de Invocação
- Escavação
- Moogle
Especialista em inteligência
Obtenha informes globais em cinquenta locais.
Os informes globais são as atividades secundárias de Final Fantasy 7 Rebirth. Cada uma das seis regiões apresenta dezenas de informes globais.
Os informes globais ficam marcados no mapa ao chegar perto deles, ao ativar as Torres ou após concluir a campanha principal. Confira os tipos abaixo:
- Análise de nascente anímica
- Torres
- Missões de Combate
- Cristais de Invocação
- Escavação
- Moogle
- Protorrelíquias
Diretor de inteligência regional
Obtenha todos os informes globais de uma região.
Para obter esse troféu, basta completar todos os informes globais de uma região. A primeira região do jogo é as Pradarias. Recomendo limpar 100% de um mapa antes de avançar para outro.
Atrás daquele bonde
Obtenha uma protorrelíquia na região da Pradaria.
Para obter uma protorrelíquia, você vai se ver envolvido em uma “missão” dividida em 4 partes. Cada região envolve atividades diferentes.
Na Pradaria, vamos acabar nos envolvendo com ladrões conhecidos para quem jogou o Remake. As missões envolvem muito humor e um minigame de furtividade.
Essa “questline” é bem tranquila e os objetivos sempre ficarão marcados no mapa com um símbolo laranja que lembra uma casa com espinhos.
Comandante do Forte Condor
Obtenha uma protorrelíquia na região de Junon.
A protorrelíquia da região de Junon envolve o minigame Forte Condor. Na primeira vez que você for até o local da relíquia, você vai aprender o básico sobre o minigame. Confira o local da missão na imagem abaixo:
A partida é relativamente fácil de ser vencida. Basta se atentar ao diagrama de poder e manter suas tropas a caminho. Os soldados de curta distância são fortes contra artilharias e fracos contra tanques. Já as artilharias são fortes contra tanques:
Espada > Mira
Mira > Escudo
Escudo > Espada
Após concluir a primeira parte, uma nova missão vai se abrir, confira o seu mapa para ver o local exato da atividade. Você vai precisar nadar com o chocobo para chegar nos destroços do navio.
Na terceira missão use a estratégia Foco na Defesa. Coloque duas balistas em cada “abertura” do seu mapa mas cuidado para não colocar na passagem e bloquear suas tropas. Tente spammar o maior número possível de catapultas próximos ao “núcleo” do inimigo.
Lembre-se de chamar Cloud quando existir um acúmulo de tropas inimigas pois ao ser convocado, ele surge com um ataque em área.
Caçadores de cactuar
Obtenha uma protorrelíquia na região de Corel.
Como o nome do troféu indica, a protorrelíquia de Corel envolve os Cactuars. Quando Chadley marcar a primeira atividade no seu mapa, vá até o local. Você vai ver uma construção esquisita com uma porta bloqueada e uma estátua de Cactuar.
Pegue a estátua e use-a. Um feixe de luz verde vai apontar para o local onde você pode encontrar a pedra necessária para abrir a construção. Após coletar a pedra e colocar na porta, prepare-se para um minigame divertidíssimo envolvendo pontos.
Cada cactuar tem uma quantidade específica de pontos e cada desafio é jogado com um personagem específico. No primeiro desafio, com Yuffie, use a habilidade Vendaval para concluir o minigame de maneira super ágil.
Com Aerith, as coisas se tornam um pouco mais complexas. Os Cactuares terão dois tipos diferentes: escuros e claros. Certifique-se de usar os campos de fortalecimento corretos e usar habilidades de dano em área para despachar os inimigos rapidamente.
Após concluir as duas primeiras etapas, das quatro ao todo, Chandler vai pedir para você esperar até que a terceira localização fique disponível. Ele vai te ligar avisando da disponibilidade das duas últimas no final do capítulo 12.
Basta repetir o processo, os últimos dois desafios também envolvem Aerith e Yuffie e o mecanismo é o mesmo. Aerith precisa ir alternando entre a aura de luz clara e luz escura. Já Yuffie precisa alternar entre ataques físicos e mágicos.
Recomendo que você já faça os 4 desafios no nível Hard para agilizar o processo da platina. Use Tormenta Arcana com Aerith em grupos de inimigos e Absorção Espiritual quando os Cactuares enormes caírem no chão.
Turk honorário
Obtenha uma protorrelíquia na região de Gongaga.
A protorrelíquia de Gongaga também é dividida em 4 missões. A dinâmica da relíquia nessa região consiste em concluir 4 centros de treinamento da Shinra que eram usados pelos Tusk.
Cada centro de treinamento consiste em uma arena com 3 rounds ao todo. No geral os embates são bem tranquilos e não devem dar trabalho ao jogador.
Peças mecânicas
Obtenha uma protorrelíquia na região do Cânion do Cosmos.
A protorrelíquia do Cânion do Cosmos envolve um minigame com o Robochad. A mecânica lembra bastante Clash Royale, onde você precisa invocar tropas em 3 direções para abater o “núcleo” do inimigo.
Assim como as outras, a questline é dividida em 4 etapas. Todas ficam marcadas no mapa.
Cuidador de encapuzados
Obtenha uma protorrelíquia na região de Nibel.
Capítulo 11
A protorreliquia de Nibel envolve seguir os encapuzados. Os NPCs vão apontar lugares usados pela Shinra e a questline envolve uma investigação sobre envenenamento por Mako.
Como os encapuzados são bem lentos, você pode usar o L2 para empurrar eles. Como nas outras protorrelíquias, a atividade é dividida em quatro partes. No final da quarta parte, prepare-se para uma luta contra um inimigo elite.
Espadachim lendário
Derrote o Gilgamesh
Capítulo 13
Essa atividade só vai ficar disponível após você coletar todas as protorrelíquias. Chandler vai te ligar afirmando que uma nova área surgiu no mapa. Ela fica na porção nordeste do Oceano.
Ao chegar na ilha, você vai ter que concluir mais 3 etapas até poder enfrentar ele. Essas etapas envolvem lutar contra duplas de Summon. Para realizar essa parte, você vai precisar ter liberado todas as matérias de Invocação.
Após isso, chega o momento de lutar contra Gilgamesh. A luta contra ele é bem tranquila. Como ele só causa dano físico, lembre-se de castar Barreira na equipe e bloquear no momento correto para deixar o chefe sob pressão.
Amigo dos moogles
Chegue ao nível comercial máximo de um mercado moogle.
Em cada região do mapa, você vai encontrar um cogumelo gigante que serve como um mercado dos Moogles. São 6 mercados ao todo, um por região e o nível máximo é 7 estrelas. Ao adentrar o mercado, você vai ter que jogar um minigame para colocar os 5 moogles fugitivos dentro de um curral.
A dificuldade, ou melhor, nível de traquinagem, aumenta de acordo com a região. Você só pode ser atingido pelos moogles duas vezes. Caso seja atingido uma terceira vez, o minigame vai falhar e você vai precisar recomeçar.
A ideia aqui é ser “agressivo”. Quando você corre atrás do Moogle, ele fica se movendo e para de atirar coisas em você. Lembre-se que também é possível usar a esquiva para fazer desvios emergenciais.
Após “livrar” cada mercado, certifique-se de olhar os itens à venda. O mercador vende tomos de pontos de habilidade que agilizam a progressão. Ao completar o sexto desafio, prepare-se para uma cutscene super fofa.
Colecionador de Matérias
Desenvolva todas as Matérias possíveis com o Chadley.
Para desenvolver todas as matérias com Chadley, você vai precisar concluir todas as atividades secundárias do mapa. Cada atividade concede 10 pontos de dados. São esses pontos que são trocados com o NPC por Matérias.
Cada região tem uma quantidade fixada de matérias e pontos de pesquisa, por isso é necessário “varrer” o mapa inteiro. Lembre-se que as Matérias de Invocação também são necessárias.
O jogo tem um menu que te mostra quantas/quais matérias faltam ser desenvolvidas. Para acessar o menu, aperte:
Touchpad > R2 duas vezes > R1 duas vezes
Tropa reunida
Recrute todas as unidades da 7ª Infantaria para o desfile de Junon.
Capítulo 4
Quando você for promovido à capitão, você vai chegar na parte das lojas e vai precisar reunir as tropas para o desfile. Como você só precisa do mínimo para prosseguir a história, que são 5 tropas das 10 disponíveis, é possível avançar na campanha sem obter esse troféu.
Explore o lugar com calma, entre em todas as lojas e boa parte delas possuem andares superiores e inferiores. Não esqueça de recrutar os soldados que estão tirando foto na avenida onde você começa esse trecho.
As tropas mais escondidas estão no subsolo e no bar dos carecas (você vai entender!) Confira abaixo fotos com algumas localizações:
Roubando o show
Vença o prêmio de melhor apresentação no desfile em Junon.
Capítulo 4
Para obter esse troféu, faça-o em conjunto com o troféu Tropa Reunida, recrutando as 10 tropas no total. Antes de você começar o desfile, organize suas tropas de modo que a dificuldade das 3 etapas do desfile fique com três estrelas. Para fazer isso, link tropas do mesmo tipo. Vai aparecer uma corrente indicando o link.
Quanto maior a dificuldade das etapas, maior a pontuação obtida, ajudando você a obter uma classificação mais alta.
Dica: Use o ensaio pra entender bem a mecânica do prompt de segurar (cor azul), pois você precisa apertar o botão no final do fluxo. O amarelo basta esmagar o botão e o vermelho é apenas pressionar uma vez.
Após a conclusão de cada etapa, a repórter vai fazer a contabilidade de fãs e em seu diálogo vai conter dicas se você é o favorito pelo público ou não. Preste atenção nas falas dela. Caso você erre muito, aperte Options/Start e recomece o minigame inteiro.
Quando eu consegui o troféu, eu errei apenas 4x no minigame inteiro. Em cada etapa fiquei com um combo acima dos 20x, logo, esse pode ser um bom indicador.
Realeza das cartas
Vença o torneio de Queen’s Blood a bordo do Shinra-8
Capítulo 5
O torneio é composto por 5 rodadas oficialmente, contudo, você vai ter 6 adversários no total. Caso você perca, você pode pedir revanche. Basta não informar o resultado até você vencer.
Uma dica é sempre começar a rodada jogando a carta Segurança no meio para fazer surgir uma boa quantidade de pinos azuis.
Caso você não ache que vá vencer a partida, aperte Options/Start e recomece para poupar tempo. Esse foi o baralho que usei:
- Segurança 2x
- Replicon 2x
- Lobo da Padaria 2x
- Flan 1x
- Reptante 1x
- Arquidragão 1x
- Elefadunk 1x
- Quetzacoatl 1x
- Demônio Veloz 1x
- Jarro Mágico 1x
- Midgarsomr 1x
- Ogro 1x
- Titã 1x
As recompensas são duas cartas, incluindo a de Ifrit, um Brinco de Matéria Análise e um troféu.
Aclamado pela crítica
Conquiste a classificação S ou melhor na produção de Loveless no Gold Saucer.
Capítulo 12
A campanha principal vai te levar para participar de uma produção teatral chamada de Loveless. Nesse momento, um minigame similar ao Desfile de Junon vai surgir na tela.
O minigame é bem tranquilo e tem uma janela enorme para apertar o botão, logo, o rank S será bem tranquilo de ser obtido.
Caso você não consiga o rank S na primeira tentativa, saiba que você vai precisar repetir o minigame três vezes com cada uma das garotas para obter os colecionáveis de Johnny.
Estabelecimento promissor
Desbloqueie a coleção na Pousada Beira-mar do Johnny e doe 10 itens.
A partir do Capítulo 9
Você vai desbloquear a coleção na Pousada após concluir a missão secundária A Saga da Pousada. No final dessa missão, você vai precisar roubar a coroa de um Tonberry. Lembre-se de equipar a matéria Roubo e de usar a habilidade quando o inimigo derrubar a coroa.
A coleção da Pousada consiste em 88 itens no total. Esses itens são chamados de colecionáveis. Alguns dos itens apresentam pistas do que você precisa fazer. Alguns itens podem ser comprados com mercadores, principalmente os de Gold Saucer.
Outros são concedidos como recompensas de minigames. Também é possível achar colecionáveis em tocas de coelho, como é o caso da seguinte na região de Gongaga:
O que você vai precisar fazer para obter os 88 colecionáveis:
- Fazer todas as missões secundárias
- Fazer todos os minigames com a classificação máxima, incluindo a variante difícil deles (com exceção do piano)
- Concluir todos os simuladores de combate
- Explorar, como mencionei acima, existem colecionáveis em tocas de coelho
Confira o guia do PowerPyx para saber como obter todos os 88 colecionáveis:
Hotel 3 estrelas
Desbloqueie a coleção na Pousada Beira-mar do Johnny e doe 30 itens.
A partir do capítulo 9
A coleção da Pousada consiste em 88 itens no total. Esses itens são chamados de colecionáveis. Alguns dos itens apresentam pistas do que você precisa fazer. Alguns itens podem ser comprados com mercadores, principalmente os de Gold Saucer.
Outros são concedidos como recompensas de minigames. Também é possível achar colecionáveis em tocas de coelho.
Confira o guia do PowerPyx para saber como obter todos os 88 colecionáveis:
Hotel 5 estrelas
Desbloqueie a coleção na Pousada Beira-mar do Johnny e doe 60 itens.
A partir do capítulo 9
A coleção da Pousada consiste em 88 itens no total. Esses itens são chamados de colecionáveis. Alguns dos itens apresentam pistas do que você precisa fazer. Alguns itens podem ser comprados com mercadores, principalmente os de Gold Saucer.
Outros são concedidos como recompensas de minigames. Também é possível achar colecionáveis em tocas de coelho.
Confira o guia do PowerPyx para saber como obter todos os 88 colecionáveis:
Hotel 7 estrelas
Informe ao Johnny que você doou todos os itens possíveis para a coleção dele.
A partir do capítulo 9
A coleção da Pousada consiste em 88 itens no total. Esses itens são chamados de colecionáveis. Alguns dos itens apresentam pistas do que você precisa fazer. Alguns itens podem ser comprados com mercadores, principalmente os de Gold Saucer.
Outros são concedidos como recompensas de minigames. Também é possível achar colecionáveis em tocas de coelho
O que você vai precisar fazer para obter os 88 colecionáveis:
- Fazer todas as missões secundárias
- Fazer todos os minigames com a classificação máxima, incluindo a variante difícil deles (com exceção do piano)
- Concluir todos os simuladores de combate
- Explorar, como mencionei acima, existem colecionáveis em tocas de coelho
Confira o guia do PowerPyx para saber como obter todos os 88 colecionáveis:
Campeão poligonal
Derrote o Sephirot na Luta 3D.
Capítulo 12
Para habilitar a luta contra Sephirot no Gold Saucer, você vai precisar completar todas as missões secundárias do jogo e batalhar contra todos os outros oponentes até que a luta contra ele seja habilitada.
As batalhas poligonais são um tanto quanto simples no começo e vão se tornando complexas depois. Você precisa se atentar ao golpe do inimigo para saber quando desviar. Existe um botão específico para cada desvio.
Quando o inimigo cansar, ele vai mudar de posição. O segredo é atacar SEMPRE o lado em que a luva/mão dele estiver abaixada. Se você golpear o lado em que a mão estiver em pé, ele vai desviar do ataque.
Como Sephirot é o adversário mais difícil, as “regras” do jogo mudam para ele, confira nosso texto ensinando como vencer a luta facilmente:
Prodígio do piano
Receba remuneração por tocar bem as seis músicas da Associação de Entusiastas do Piano.
A Associação de Entusiastas do Piano é representada pelo NPC Dorian. Seu primeiro encontro com ele vai acontecer no Ninho do Corvo em Junon. Em pousadas específicas, você vai encontrar o ícone de uma nota musical e do piano.
Basta interagir com o Piano, coletando a partitura e tirando no mínimo a nota A em cada uma das seis músicas. Pode parecer fácil, mas prepare-se para praticar bastante. A nota A exige que você seja quase perfeito, com pouquíssimo espaço para erros.
Onde encontrar cada música:
- Música 1: On Our Way – Ninho do Corvo (Junon)
- Música 2: Tifa’s Theme – Costa Del Sol
- Música 3: Barret’s Theme – Vilarejo do Corel Norte
- Música 4: Cinco de Chocobo – Gongaga
- Música 5: Two Legs? Nothin’ to It – Cânion do Cosmos
- Música 6: Aerith’s Theme – Vilarejo de Nibelheim (Capítulo 11 – Recompensa da missão Meu anjinho de pelo branco no final do capítulo)
Após conseguir o rank A nas 6 músicas, converse com Dorian. O jogo ao todo contém 8 músicas mas as outras duas não são necessárias para o troféu (graças a Deus!)
Próximo?
Conclua todos os combates no Coliseu dos Músculos.
Capítulo 14 – Pós campanha
Você vai precisar concluir o jogo e rejogar o capítulo 13 via seleção de capítulos para ter acesso aos 32 combates no Coliseu dos Músculos.
O troféu pode ser realizado na dificuldade mais baixa, a Fácil. A atividade serve como uma espécie de preparação para o modo Hard, permitindo que o jogador faça um leve grind de PAs e XP.
Estrela do chocódromo
Vença todas as corridas de chocobos.
Capítulo 12
As primeiras corridas de chocobo ficam disponíveis no Capítulo 9, contudo, apenas no Capítulo 12 que você vai conseguir correr em todas. Ao todo são 20 corridas e são divididas da seguinte forma:
- Grade 3: 9 Corridas
- Grade 2: 10 Corridas
- Grade 1: 1 Corrida
O troféu faz parte de uma missão secundária envolvendo Billy. Primeiro você vai precisar concluir a missão secundária Conhecimentos Secretos em Nibel no final do capítulo 11.
Missão dada é missão cumprida
Conclua todas as missões.
Final Fantasy 7 Rebirth contém 36 missões secundárias. As missões ficam marcadas com um ponto de exclamação verde em cada região. Confira a lista de missões de cada parte do mapa:
Pradaria:
- Flores da Colina
- A carta rara perdida
- Corte no abastecimento
- Animais em perigo
- O caminho do vento
- Trabalho de Respeito (Capítulo 12)
Junon:
- Roda presa
- Amor de mãe
- Chamando todos os sapos
- Ocupação indevida
- Nosso amigo condor
- Maré de chateação (Capítulo 12)
- Presença Hostil (Capítulo 12)
Corel:
- A saga da pousada
- Encontro na Costa del Sol
- Problema de peso
- O rapto do homem de preto
- Desaparecido: Bicudinho
- Problemas no paraíso (Capítulo 12)
- Copa de Ouro, é tudo ou nada (Capítulo 12)
- Circo dos horrores (Capítulo 12)
- Ninguém me para (Capítulo 12) – Leia nosso guia para uma parte da missão
Gongaga:
- Em busca da perfeição
- O caminho do guerreiro
- Onde estão minhas queridinhas?
- O tempero da vida
- Bloqueio Criativo (Capítulo 12)
- Vigia da Floresta (Capítulo 12)
Cânion do Cosmos:
- Vínculos de confiança
- Em busca de um sinal
- A fonte da vida
- Promessas para cumprir
- Vítima das circunstâncias (Capítulo 12)
Nibel:
- Conhecimentos Secretos
- Meu anjinho do pelo branco
- Lamentos do Além (Capítulo 12)
Desenvolvimento pessoal
Chegue ao nível 70 com um personagem.
Você vai obter esse troféu de maneira automática no caminho para a platina. Caso queira acelerar o processo (não vejo necessidade), dá pra farmar XP nos Simuladores de Chadley ou no Coliseu em Gold Saucer.
Sucesso atordoante
Cause 300% de dano ou mais em um inimigo atordoado.
Você consegue fazer esse troféu facilmente com Tifa. Lute contra um Summon na potência máxima ou tente fazer contra os chefes normais no modo Dificil.
Use a habilidade dela Poder Imensurável e pressione triângulo para usar o golpe Onipotência. Você precisa repetir o processo 5x enquanto o inimigo está atordoado para que a % chegue aos 310%. Uma dica é equipar a habilidade em um atalho para agilizar o processo.
O segredo é usar o primeiro Omnistrike quando o inimigo estiver bem perto de ficar atordoado. Você só vai conseguir fazer esse troféu contra inimigos com grande quantidade de HP.
Voz da experiência
Domine todas as habilidades de armas e limites especiais, incluindo os encontrados em fólios.
Para obter esse troféu, você vai precisar desbloquear todas as 46 armas e aprender as habilidades de cada uma. Além disso, é necessário aprender o Limite Especial de Nível 3 com cada personagem. Para conseguir aprender o Limite de Nível 3, você vai precisar chegar ao Nível de Grupo 9, algo que vai acontecer de maneira automática no caminho para a platina.
Para aprender as habilidades de cada arma, basta usar a habilidade. Atente-se que o jogo te avisa sobre o bônus de proficiência de cada uma mas são tantos combates e oportunidades que nem precisa se preocupar em relação a isso. Lembre-se sempre de equipar uma arma nova assim que a obter e ficar usando a habilidade até aprender. O jogo vai te avisar quando a habilidade for aprendida e existe um ícone dourado na arma indicando também.
Confira a lista de armas de cada personagem:
Cloud:
- Espada Destruidora (Arma Inicial)
- Sabre Luzido (Capítulo 2)
- Lâmina Rúnica (Capítulo 4)
- Fio do Umbral (Capítulo 8)
- Espada de Cristal (Capítulo 9)
- Sabre Ígneo (Capítulo 11)
- X (Capítulo 13)
Tifa:
- Luvas de Couro (Arma Inicial)
- Luvas de Sílfide (Capítulo 3)
- Soqueiras Imperiais (Capítulo 5)
- Garras de Dragão (Capítulo 8)
- Presas de Tigre (Capítulo 9)
- Luvas de Cristal (Capítulo 11)
- Járngreipr (Capítulo 13)
Aerith:
- Bastão Protetor (Arma Inicial)
- Bastão Ancestral (Capítulo 2)
- Cetro da Imperatriz (Capítulo 4)
- Bastão de Feiticeira (Capítulo 7)
- Cetro Cerimonial (Capítulo 10)
- Bastão Emplumado (Capítulo 12 – Conclua todos os desafios do Simulador da Shinra na Mansão Shinra e explore a sala que vai abrir. A arma está dentro de um baú roxo.)
- Gambanteinn (Capítulo 13)
Barret:
- Metralhadora (Arma Inicial)
- Rifle de Alto Calibre (Capítulo 2)
- Lança-barragem (Capítulo 7)
- Canhão Vulcano (Capítulo 8)
- Rifle Fafnir (Capítulo 9 – Recompensa da sidequest Em busca da perfeição)
- Bazuca Calamitosa (Capítulo 10)
- X (Capítulo 13)
Caith Sid:
- Megafone Amarelo (Arma Inicial)
- Megafone de Ferro (Capítulo 9)
- Megafone de Cristal (Capítulo 10)
- Megafone Vermelho (Capítulo 10)
- Megafone Retumbante (Capítulo 11)
- Megafone Dourado (Capítulo 11)
- Gjallarhorn (Capítulo 11 – Entregue 50 Chocoalgas na Residência do Guru dos Chocobos)
Yuffie:
- Shuriken de 4 Pontas (Arma Inicial)
- Adaga Selvagem (Capítulo 7)
- Víbora Dupla (Capítulo 7)
- Ave de Rapina (Capítulo 9)
- Foice Lunar (Capítulo 10 – Recompensa da sidequest Vínculos de Confiança)
- Cruz Cristalina (Capítulo 12)
- X (Capítulo 13)
Red XIII:
- Coleira de Mithril (Arma Inicial)
- Coleira da Resistência (Capítulo 3)
- Coleira Prateada (Capítulo 6)
- Coleira de Ametista (Capítulo 7)
- Coleira Dourada (Capítulo 9)
- Coleira Mística (Capítulo 10)
- Brisingamen (Capítulo 13)
– Em produção –
Quanto mais difícil, melhor
Conclua todos os capítulos no modo Difícil.
O modo Díficil é habilitado após zerar a história. Neste modo, os inimigos causam mais dano, possuem mais vida e você não pode usar itens. Além disso, descansar no banco só vai recuperar seu HP, não mais o MP.
Para se preparar bem para o modo, melhore as seguintes Matérias:
- Cura
- Sobrevida
- Oração
- Matéria de PV
- Matéria de MP
- Matéria de Bloqueio Eficiente
- Matéria de Foco Defensivo
- Fogo
- Gelo
- Eletricidade
- Vento
- Veneno
- Chakra
- Barreira
O ideal é que você upe ao máximo 3 unidades de cada matéria citada acima, dessa forma, você vai conseguir equipar bem todo o seu time ativo. Não esqueça de melhorar também as seguintes:
- Matéria de Magia Automática
- Matéria de Extensão
Dessa forma, os membros não ativos do grupo vão participar de maneira mais ativa nas batalhas e você vai conseguir aumentar o alcance das magias curativas.
Uma personagem que é ideal ter sempre ativa é Aerith. Ela possui uma habilidade de recuperar MP que vai ser vital para manter o grupo curado constantemente.
O PowerPyx fez um guia para os chefes, leia abaixo:
Campeão virtual
Conclua todas as simulações de combate do Chadley.
Chadley aparece pela primeira vez no Rancho dos Chocobos, durante o Capítulo 2. As missões de combate demandam que você ative as torres para serem habilitadas. Existe todo um processo (longo) para habilitar todas as Simulações de Combate:
- Concluir a história
- Analisar praticamente todos os inimigos do jogo
- Concluir todos os informes de combate de cada região
- Derrotar Gilgamesh (Capítulo 12)
- Construir a Bússola dos Piratas (Disponível no começo do capítulo 12)
As simulações brutais e lendárias são mais dificéis do que qualquer coisa do jogo anterior e devem impedir muitas pessoas de obterem a platina. O preparo e builds bem construídas serão essenciais.
Confira um guia estratégico de PowerPyx para as simulações brutais e lendárias: