Na noite de ontem (28), a Sony Corp. anunciou mudanças impactantes em seu organograma. Curiosamente, as alterações ocorrem menos de 12 meses após a companhia elencar Hermen Hulst e Hideaki Nishino para assumir a posição de Jim Ryan.
Agora, o cargo de CEO da SIE, a divisão de entretenimento da Sony, volta a ser ocupado por uma pessoa só: Hideaki Nishino. Hermen Hulst perdeu sua posição como co-CEO da SIE, mas manteve sua posição como CEO do Studio Business Group, a subdivisão que supervisiona os estúdios da PlayStation.
Hideaki Nishino e sua trajetória com a Sony
Hideaki Nishino se formou em Ciências da Computação no ano 2000 e sua carreira na Sony começou neste mesmo ano.
Ele assumiu diversos cargos de gerência em divisões como Sony Ericsson, Sony Network, na matriz Sony Corp e, desde 2016, ele cumpria a função de Vice Presidente da divisão de entretenimento da Sony e de planejamento de plataforma.
Seu estilo de gestão é mais voltado para a logística e experiência de usuário. A UX do PlayStation 5 foi altamente influenciada por ele.
O que esperar da gestão de Hideaki Nishino?
Em suas raras entrevistas, Hideaki costuma focar em três grandes tópicos principais, sendo que um deve alegrar aos fãs mais ferrenhos da marca.
Para ele, o conteúdo é rei e é o que determina o sucesso de um console. Sem conteúdos (vulgo jogos) de impacto, as pessoas não geram interesse pelo hardware.
Outro tópico interessante é que ele afirmou que o jeito das pessoas jogarem as experiências da PlayStation está mudando, com os consumidores tendo cada vez mais apetite para portáteis. Ele inclusive citou o PlayStation Portal como exemplo.
Como várias empresas estão numa espécie de corrida do ouro para ter o novo portátil de sucesso, não seria louco imaginar que a PlayStation pode investir em um “PSP2”, inclusive, alguns rumores apontam que a ideia está sendo testada internamente na marca.
Por último, mas não menos importante, jogos no PC. Hideaki Nishino compartilha o pensamento de que lançar jogos no PC pode ajudar a aumentar a receita gerada pela companhia e, obviamente, melhorar as margens da empresa.
Em resumo, são três grandes pontos de interesse:
- Grande foco no conteúdo para impulsionar o sucesso do hardware
- Atenção maior à experiência de usuário e nas formas preferenciais de jogar. Jogatina portátil pode ser um ponto focal.
- Lançamento de jogos no PC para aumentar a receita e a margem de lucro
A era Nishino, se podemos chamar assim, começa no dia 1 de abril de 2025, data em que se inicia o próximo ano fiscal da Sony Corp. Vamos ficar na torcida para que a companhia volte aos trilhos, passando a atender e se conectar melhor com seus milhões de fãs.
E os estúdios?
Como mencionei mais acima, Hermen Hulst continua atuando como CEO do Studio Business Group. Ou seja, a gestão dos estúdios continuará sem nenhuma mudança de organograma. Espera-se que com menos responsabilidades, ele consiga instaurar um fluxo melhor de trabalho e um necessário controle de qualidade mais apurado nos projetos.