Lembrar uma história por muito tempo não é fácil para todos, principalmente quando se tratam de dois jogos e três DLCs, que é o caso de Marvel’s Spider-Man e Miles Morales.
Aproveitando que o lançamento de Marvel’s Spider-Man 2 está cada vez mais próximo, e sem sombra de dúvidas você irá precisar desse conhecimento, decidimos contar a história dos dois jogos, e suas DLCs, novamente para você.
A história de Marvel’s Spider-Man
O primeiro jogo do Spider-Man desenvolvido pela Insomniac Games e lançado em 2018 coloca os jogadores na pele de um Peter Parker um pouco mais amadurecido como o herói, já atuando há oito anos.
Logo após iniciar o jogo você já se vê indo auxiliar a capitã Yuri Watanabe do NYPD a levar o Rei do Crime, Wilson Fisk, atrás das grades. Logo após realizar esse feito, o Spider-Man vai até uma casa de leilões que estava sendo invadida e havia obras de arte e artefatos de Fisk. Lá, ele acaba encontrando sua ex-namorada, Mary Jane, que estava no local para uma investigação ao Clarim Diário.
Em pouco tempo um grupo de mascarados roubam um arquivo que continha informações sobre uma substância chamada “Bafo do Diabo”, então Peter e Mary Jane se unem para investigar os intrusos e investigar o que de fato eles estavam planejando.
Após essa cena, Spider-Man acaba precisando ir até o seu trabalho, onde assim como nos quadrinhos e animações, Peter precisa equilibrar a sua vida pessoal e a vida de herói. Ele trabalha como assistente em um laboratório para Otto Octavius, onde estão trabalhando em componentes para braços artificiais mecânicos, até que o prefeito Norman Osborn fecha o laboratório devido ao atraso na entrega do projeto, mostrando então a primeira intriga entre Octavius e Osborn.
Logo após esse acontecimento, Peter então vai em direção ao F.E.S.T.A, uma organização sem fins lucrativos dedicada a cuidar dos sem-teto, que é dirigida pelo Martin Li. Em uma breve conversa com Li, ele informa a Peter que os mascarados são conhecidos como “Demônios”, e que Peter deve evitá-los a qualquer custo.
O ataque dos demônios e a virada de chave da história de Marvel’s Spider-Man
Após alguns inúmeros confrontos com os Demônios, Spider-Man acaba fazendo amizade com Jefferson Davis, o oficial da NYPD, onde os dois acabam trabalhando juntos para derrubar algumas das operações dos Demônios.
Entretanto, em um comício de reeleição de Osborn, Davis é premiado com a Medalha de Honra da cidade. Neste momento, Osborn recebe uma ligação anônima que o ameaça destruí-lo e destruir a cidade. Logo após o fim da ligação, uma explosão acontece no local que acaba matando inúmeros civis, incluindo o oficial Jefferson Davis.
Devido a explosão, Peter acaba sendo derrubado e ficando inconsciente, conseguindo ver apenas de relance o Martin Li assumindo a forma do Mr. Negative, o líder dos Demônios.
Após o ataque, Osborn acaba aumentando a segurança na cidade, contratando Silver Sable, uma conhecida caçadora de criminosos de guerra para derrubar Li e os Demônios. Mas, ela acaba tendo uma relação antagonista para o Spider-Man durante todo o jogo, por estar sempre a “atrapalhando” nas missões.
Com a morte de Jefferson Davis, pai de Miles Morales, Peter acaba convidando-o para ajudar no F.E.S.T.A. Miles aceita mas enquanto carregava algumas caixas de suprimentos, ele é mordido por uma aranha radioativa, e acaba ficando um tempo fora. Esse tempo, Peter acaba utilizando para passar ainda mais tempo rastreando Li e os Demônios, até descobrir o motivo da utilização do Bafo do Diabo.
O Bafo do Diabo era uma arma bioquímica criada pela Oscorp, e que seria utilizada para destruir Osborn e o resto da cidade. Entretanto, antes que Li liberasse a arma, Spider-Man e Mary Jane acabam frustrando seus planos.
Spider-Man acaba travando uma batalha com os Demônios na estação de Metro, e tem um encontro com Martin Li nos túneis, onde acaba mandando para a prisão de alta segurança onde reside os vilões mais mortais, chamada de Balsa.
Durante esse período, Octavius consegue completar o desenvolvimento dos braços mecânicos, que funcionam como uma espécie de tentáculos controlados por um implante mental. Este que, infelizmente, acabou afetando negativamente a mente de Octavius, fazendo com que ele siga um caminho sombrio.
Como ele acaba desejando vingança por Osborn, ele ataca a Balsa, e libera inúmeros prisioneiros pela cidade, como o Shocker, Vulture, Rhino, Scorpion e claro, o Martin Li, formando então o famoso Sexteto Sinistro.
O sexteto sinistro ocupa Nova Iorque
Após o sexteto sinistro ser solto da Balsa, o Spider-Man acaba precisando ir atrás de cada um dos vilões, ao mesmo tempo que Octopus rouba o Bafo do Diabo e o libera em meio à Times Square, afetando milhares de pessoas, inclusive a sua Tia May, que tem uma piora significativa na saúde.
Ao mesmo tempo, Mary Jane busca uma cura para o Bafo do Diabo, se deparando então com um laboratório secreto de Osborn na sua cobertura, onde descobre que o ódio de Martin Li, o Mr. Negative, por ele vem desde sua infância, desde que ele foi cobaia para os primeiros testes do Bafo do Diabo na época em que Octavius e Osborn eram parceiros.
Devido a esse teste, Martin Li acabou acidentalmente matando seus pais, fazendo com que ele tenha um ódio mortal por Osborn. A partir disso, Mary Jane acaba descobrindo a localização do antídoto, enquanto Spider-Man consegue derrotar Li uma segunda vez com uma rara ajuda de Silver Sable, mas acaba sendo recebido por Octopus, que leva a única amostra do antídoto, e quase mata Spider-Man.
Peter então acaba construindo uma roupa blindada que possa resistir aos braços mecânicos de Octopus, conseguindo então o derrotar e obter a cura do Bafo do Diabo. Ele consegue derrotar Octopus e obter a cura do Bafo do Diabo, mas o tempo e a quantidade da amostra não foram suficientes para criar um antídoto para a cidade e salvar a tia May.
Então, Peter acaba tomando a decisão de salvar toda a cidade, ao invés de apenas sua tia. Em uma tocante cena, May acaba revelando que sabia todo o tempo que Peter era o Spider-Man.
O fim da primeira jornada de Spider-Man
Três meses após todos os acontecimentos, Mary Jane acabam reatando seu relacionamento, exibindo um apaixonado beijo para as câmeras.
Na última cena, Miles acaba revelando para Peter que tem habilidades semelhantes às aranhas, pulando e grudando no teto. Desta forma, Peter acaba revelando que é o Spider-Man.
Já no pós-créditos, Norman Osborn em seu laboratório secreto promete encontrar uma cura para seu filho Harry, que está em um tanque com uma substância preta semelhante a uma teia, que se forma no formato da mão de Norman quando ele encosta a mão no vidro.
Com isso, essa é a história de Marvel’s Spider-Man, ou, ao menos, do jogo base. Adquira Marvel’s Spider-Man para PlayStation 4 clicando aqui!
A cidade que nunca dorme
Posteriormente a Insomniac Games lançou para Marvel’s Spider-Man três DLCs que adicionaram mais conteúdos de história, novos personagens e missões secundárias do jogo.
Essas DLCs são as seguintes:
O Assalto
A DLC “O Assalto” de Marvel’s Spider-Man se passa alguns meses apos os eventos principais do jogo, onde as famílias criminosas Maggia estão procurando preencher o vazio no submundo do crime de Nova Iorque que foi deixado após a derrota de Wilson Fisk e o desaparecimento de Martin Li.
Enquanto Spider-Man tenta evitar que uma das famílias roube uma pintura no Museu de Arte Contemporânea de Manhattan, ele acaba tendo um encontro com Felicia Hardy, a Black Cat, que acaba danificando a pintura e rouba um pendrive que estava escondido dentro do quadro antes de escapar.
Mary Jane então acaba posteriormente informando a Peter que a família de Hammerhead está com o pendrive, dando a entender que Black Cat é aliada da família. Com isso, Spider-Man acaba indo atrás de Felicia enquanto ela rouba mais pendrives, até descobrir que na verdade ela está sendo forçada a ajudá-lo, com seu filho estando como refém. Spider-Man acaba aceitando ajudá-la, já que suspeita ser o pai do filho de Black Cat.
Mary Jane acaba descobrindo posteriormente que os pendrives contêm a fortuna das famílias Maggia e que um cofre foi adquirido por Hammerhead para manter o filho de Felicia. Em uma busca realizada por Black Cat e Spider-Man, eles descobrem que Hammerhead e sua gangue estão na verdade roubando armas e equipamentos apreendidos pela Sable e que foram deixados para trás após a crise do Bafo do Diabo.
É nesse momento em que Spider-Man descobre que na verdade foi traído por Black Cat, onde ela apenas queria ajuda para poder invadir o cofre para roubar toda a riqueza e desaparecer, com isso a sua estratégia foi dar um pendrive falso para Hammerhead.
Após Spider-Man escapar, ele consegue ouvir Hammerhead ordenando sua gangue matar Black Cat pela sua traição, então Spider tenta avisar Felicia, mas chegou tarde demais, e acaba vendo ela sendo morta por explosivos plantados em sua cobertura.
O corpo de Black Cat não foi encontrado, dando a entender que talvez ela possa ter escapado ilesa.
Guerras Territoriais
Após a suposta morte de Felicia, uma guerra de gangues entre as famílias Maggia irrompe, agora com as forças de Hammerhead armadas com as armas da Sable.
Então, Spider-Man acaba ajudando Yuri Watanabe e a força-tarefa policial em uma operação contra o Hammerhead. Apesar de descobrirem que tudo se tratava apenas de uma armadilha, fazendo com que apenas Spider-Man e Yuri ficassem vivos.
Após perder muitos de seus homens, Yuri acaba ficando emocionalmente comprometida, e Spider-Man então pede para ela tirar um tempo para descansar e se recuperar, prometendo que iria capturar o Hammerhead por conta própria.
Frustrada com as inúmeras mortes de policiais pela cidade e a falta de progresso do Spider-Man, a capitã decide ir atrás de Hammerhead sozinha, ameaçando até mesmo de prender o Spider-Man caso ele decida interferir no processo. Ela mata muitos mafiosos da Maggia.
Não podendo interferir, Spider-Man e Mary Jane acabam realizando algumas investigações, e descobrem que Yuri é uma oficial da terceira geração da polícia, cujo pai foi preso após receber subornos de Hammerhead, significando então que o grande desejo de Yuri era vingança.
Hammerhead tenta aterrorizar os moradores executando mafiosos da Maggia ao vivo na televisão, mas o Spider-Man acaba chegando e frustrando o seu plano. Mas, antes dele ser levado pela polícia, Yuri chega, prende o Spider-Man (como prometido) e tenta matar Hammerhead, que é atingido e levado ao hospital. Hammerhead acaba sendo ressuscitado com um taser por um de seus capangas infiltrados na ambulância. Fazendo então com que de fato, com que a cidade nunca durma.
Comando Silver
A última DLC de Marvel’s Spider-Man, chamada de Comando Silver, mostra Yuri se tornando uma vigilante após sua demissão da força policial, rastreando e executando inúmeros mafiosos da Maggia.
Ao mesmo tempo, com o equipamento e armamento da Sable, a gangue de Hammerhead continua dominando a cidade, enquanto MJ descobre que o Projeto Olympus que Hammerhead estava atrás foi uma iniciativa financiada pela Sable e Oscorp, que utiliza tecnologia de bio-aprimoramento para criar Super Soldados com exosuits experimentais.
Sabendo disso, Silver Sablinova retorna para se vingar de Hammerhead que roubou seu equipamento, enquanto ela precisa para evitar uma guerra civil em seu país natal, Symkaria.
Spider-Man tenta convencê-la a trabalharem juntos mais uma vez, já que está preocupado com os métodos que Sablinova pode utilizar contra Hammerhead. Mas, os dois acabam caindo em uma armadilha do agora ciborgue Hammerhead.
Felicia, que anteriormente estava descrita como morta, agora revela estar viva e salva Spider-Man, apesar de Sablinova acabar sendo sequestrada por Hammerhead. Felicia pede desculpas ao Spider-Man, e lhe dá um pendrive repleto de informações sobre as fraquezas do vilão.
Com essas importantes informações, Spider-man então salva Sablinova de um esconderijo e descobre que a placa de aço carbono que está dentro da cabeça de Hammerhead é sensível ao calor. Então, os dois acabam planejando uma armadilha para o vilão.
Enquanto Spider-Man segura Hammerhead, Sablinova explode sua placa de metal que acaba o enfraquecendo até ser derrotado. Com isso, Sablinova consegue recuperar seus suprimentos e chegar a tempo até Symkaria.
Essa também é uma grande oportunidade para Mary Jane, que vai junto para Symkaria escrever uma história sobre a guerra, ao mesmo tempo em que Miles Morales é treinado por Peter para ser o futuro Spider-man.
Em síntese, essa é a história de Marvel’s Spider-Man: Comando Silver.
Marvel’s Spider-Man Miles Morales
Marvel’s Spider-Man Miles Morales se passa mais de um ano depois do primeiro jogo, onde Miles já dominou seus poderes e agora é parceiro do original Spider-Man.
Enquanto ele e o Spider estão escoltando a polícia que está transportando prisioneiros para a nova Balsa, Miles acidentalmente acaba libertando alguns presos, dentre eles o Rhino. Então, Miles e Peter vão atrás dele por toda a cidade, até Peter acabar ficando inconsciente.
Miles tenta protegê-lo e com isso, derrota Rhino com sua nova habilidade bio-elétrica. Colocando Rhino sob a custódia da Roxxon, Peter diz a Miles que irá tirar umas “férias” em Symkaria, para ajudar Mary Jane no seu trabalho sobre a história da guerra civil do país.
Então, Miles acaba ficando como o único Spider-Man de Nova Iorque, e como sabemos, com grandes poderes, vem grandes responsabilidades. Miles então investiga uma invasão no Roxxon Plaza e consegue impedir o Underground de roubar uma nova fonte de energia, a Nuform. Como recompensa de um bom dia de trabalho, ele volta para casa para comemorar o Natal com sua mãe Rio e seu amigo Ganke, até ficar surpreso que Phin, sua amiga agora distante, estava convidada para o jantar.
Uma grande novidade no gameplay é imposta já no seguinte dia, onde Ganke, o ajudante de Miles, cria um aplicativo da vizinhança, onde chamados para Miles podem ser feitos diretamente pelo app. O primeiro a utilizar é Aaron Davis, tio de Miles, revelando que sabe da identidade de seu sobrinho como o Spider-Man.
Continuando a grande jornada do jogo, Miles tenta impedir a Underground roubar a tecnologia da Roxxon que estava sendo transportado na Ponte Braithwaite, descobrindo então que TInkerer, a líder da Underground, é na verdade Phin. No fim, o seu poder de Venom acaba gerando uma tragédia: A explosão da ponte.
Enquanto investiga a conexão de Phin com o Underground, Miles descobre que seu irmão Rick criou o nuform durante seu trabalho para a Roxxon, ficando posteriormente doente devido às propriedades instáveis. Phin e Rick tentaram expor os perigos do Nuform ao público, mas quando tentaram desligar um reator feito com a tecnologia, Rick acabou sendo morto por Simon Krieger. Este que foi creditado pela criação do Nuform.
Miles acaba se infiltrando em um laboratório da Roxxon junto com seu tio Aaron, atuando como Prowler, para recuperar o telefone de Phin que possui algumas evidências dos crimes de Krieger. Infelizmente, ele acaba sendo destruído na fuga, fazendo com que tudo fosse em vão. Miles então segue os conselhos de seu tio, e usa a sua amizade com Phin para descobrir mais sobre os planos do Underground. Entretanto, em uma situação de vida ou morte, Miles acaba revelando sua identidade, o que complica a amizade.
Enquanto Miles e Phin tentam se reconciliar, Rhino acaba capturando os dois a mando da Roxxon, e após conseguirem escapar, Miles descobre que seu tio Aaron na verdade o espionou para Roxxon e que Krieger modificou o reator Nuform da praça para destruir o Harlem se o plano de Phin for bem sucedido.
Com todo esse alvoroço, Rhino provoca Phin com a morte de seu irmão, fazendo com que ela o ataque sem dosar a violência, e após Miles intervir, Phin nocauteia Miles, deixando-o gravemente ferido.
Granke então leva Miles completamente ferido para casa, fazendo então com que Rio descubra a identidade de seu filho. Após se recuperar, Miles parte para deter Phin, sendo então capturado por Aaron, que prende Miles no subsolo para evitar que ele seja morto com seu pai.
Miles consegue escapar e derrota Aaron dizendo que não irá virar as costas para as pessoas que precisam do Spider-Man. Fazendo então com que as palavras inspirem Aaron e faça ele ajudar Rio a evacuar o Harlem enquanto o Underground e Roxxon lutam, permitindo que Miles vá até o Roxxon Plaza parar Phin.
Chegando até lá Miles acaba lutando com Phin, até que ele vê necessário absorver o Nuform do reator para conter a explosão, que acaba sendo forte demais para Miles. Após Phin perceber o erro, ela voa com Miles para cima da cidade para que ele possa liberar toda a energia em segurança, fazendo então com que Phin morra no processo.
Miles despenca e sua identidade é exposta a alguns cidadãos, que acabam prometendo manter seu segredo e saudá-lo como um herói.
Já na reta final do jogo, mais especificamente quatro semanas depois, a Roxxon acabou recebendo inúmeros processos; Krieger foi preso após Aaron se entregar e testemunhar contra eles. E, Miles é aclamado não apenas como um herói, mas o Spider-Man do Harlem. Peter volta de Symkaria e elogia Miles pelos seus feitos.
Agora no pós-créditos, Norman Osborn oderna que Curt Connors liberte seu filho Harry de estase, apesar da condição instável. Encerrando o jogo, Miles deixa um prêmio que ganhou com Phin no topo da Trinity Church, em sua memória.
Por fim, essa é a história de Marvel’s Spider-Man Miles Morales. Adquira Marvel’s Spider-Man: Miles Morales para PlayStation 5 clicando aqui!
Leia nosso review do jogo aqui!
O que há por vir com Marvel’s Spider-Man 2
A possível história de Marvel’s Spider-Man 2 segue os eventos de seu predecessor, Spider-Man: Miles Morales, e promete trazer uma narrativa empolgante para os jogadores.
Neste novo jogo, os jogadores terão a oportunidade de controlar tanto Peter Parker quanto Miles Morales como os dois Homens-Aranha, o que adiciona uma dimensão extra à história. No entanto, detalhes específicos sobre a trama ainda são mantidos em sigilo pela Insomniac Games, o estúdio responsável pelo jogo.
O jogo chegará exclusivamente para PlayStation 5 neste mês, em 20 de outubro. Adquira em pré-venda clicando aqui!