O iOS 26 foi lançado há poucos meses e ainda segue recebendo aprimoramentos por parte da Apple. Ainda assim, há recursos ausentes no sistema que seriam muito bem-vindos no futuro iOS 27, que, seguindo a tradição, deve ser lançado no segundo semestre de 2026.
Com isso em mente, elaboramos uma lista com recursos que gostaríamos de ver no iOS 27.
5 novidades gostaríamos de ver no IOS 27
1 – Áudio separado no Bluetooth

Quem nunca esteve conectado a uma caixa de som durante um evento e não conseguiu ouvir um áudio do WhatsApp por questões de privacidade? Esse é um problema recorrente no nosso dia a dia, seja em festas, churrascos ou confraternizações.
A Samsung já solucionou isso na One UI com a função Áudio Separado, que permite reproduzir o som de aplicativos específicos em um dispositivo Bluetooth, enquanto outros áudios, como chamadas e notificações, continuam no alto-falante do celular, ou vice-versa.
Então, como as empresas constantemente copiam recursos de suas concorrentes, essa função no iOS seria muito bem-vinda.
2 – Siri com IA funcional
A Apple vem enfrentando polêmicas envolvendo IA, especialmente após ter lançado e removido um comercial com Bella Ramsey demonstrando funções de inteligência artificial integrada à Siri que não existiam e nem mesmo eram de conhecimento da equipe de desenvolvimento.
Houve diversos problemas internos com a Apple Intelligence, incluindo a troca de funcionários nos últimos anos. Mesmo com a empresa insistindo que muitos recursos ainda chegarão no futuro, o fato é que a IA da Apple está muito atrás das concorrentes.
Não custa sonhar que o iOS 27 traga uma evolução significativa nesse aspecto.
3 – Multitarefa real

O iPhone não consegue manter vários aplicativos abertos simultaneamente. Essa é uma das estratégias para economizar bateria, já que os processos em segundo plano são congelados para poupar recursos do dispositivo.
O problema é que isso se torna bastante incômodo, pois muitas vezes o usuário precisa recarregar o conteúdo de um aplicativo poucos minutos após tê-lo utilizado.
Com os iPhones começando agora com, no mínimo, 8 GB de RAM, é perfeitamente possível que o sistema consiga manter apps ativos em segundo plano por mais tempo.
4 – Ajustes no Liquid Glass
Liquid Glass é o nome dado à nova identidade visual dos sistemas operacionais da Apple. A proposta abandona parte do minimalismo tradicional e aposta em um visual mais chamativo e transparente, remetendo ao vidro.
A novidade gerou bastante polêmica quando apareceu pela primeira vez nas versões beta do iOS 26. Com o tempo, a Apple fez ajustes, deixando o visual menos transparente e mais opaco nas versões mais recentes.
Atualmente, o usuário pode escolher o nível de transparência na tela de bloqueio e, de forma mais limitada, em algumas áreas do sistema. No iOS 27, seria interessante que esse mesmo nível de personalização estivesse disponível em todo o sistema, deixando a escolha totalmente nas mãos do usuário.
5 – Correções no teclado

É quase consenso que o teclado nativo do iOS não é bom. Escrever textos longos no iPhone é terrível e, constantemente, vem acompanhado de vários erros.
Mesmo após anos de atualizações, ele ainda falha no corretor automático, não oferece acesso rápido à vírgula e não inclui uma linha dedicada de números.
Uma atualização que permita maior customização, além de uma abertura real para teclados de terceiros como Gboard e SwiftKey, sem que eles funcionem apenas como uma variação visual do teclado nativo, seria muito bem-vinda.
Caso os rumores se confirmem e a Apple realmente lance um iPhone dobrável, possivelmente um híbrido entre iPhone e iPad, o iOS precisará passar por mudanças significativas, o que pode tornar muitos desses desejos realidade.

Como mencionado, o iOS 27 ainda deve demorar, com o iOS 26 prometendo várias atualizações até lá. Resta aguardar que a Apple escute seus usuários.
E você, o que gostaria de ver no iOS 27? Fala para a gente nos comentários!
