As publishers de jogos estão com um problemão em mãos: os jogadores estão cada vez menos interessados em lançamentos. A informação foi divulgada no mais novo relatório da Newzoo, uma das principais firmas de pesquisa da indústria de games.
Na análise da empresa, foi descoberto que em 2023, 61% do tempo TOTAL de jogatina foi gasto em jogos que tinham mais de 6 anos de idade. Pois é.
Em 2023, 23% do tempo total jogado foi com lançamentos, um aumento de 4% em relação aos 19% de 2022. O problema é que esse tempo foi concentrado em lançamentos anuais de franquias conhecidas, como Call of Duty e EA Sports FC.
A pesquisa da Newzoo
De acordo com a Newzoo, 92% do tempo total jogado ficou concentrado em games antigos ou lançamentos de IPs anuais, como Call of Duty. Apenas 8% do tempo foi gasto com lançamentos não anuais. E, dentro desse recorte, os principais lançamentos foram de franquias ou IPs já consagradas. Observe o top 5 de 2023:
- Diablo 4
- Hogwarts Legacy
- Baldur’s Gate 3
- Elden Ring
- Starfield
Temos sequências de IPs famosas ou jogos de empresas com uma base de fãs absurda, como é o caso da FromSoftware e Bethesda.
Vivemos uma era onde atenção é um dos principais commodities e, segundo a pesquisa, vemos que o ponto focal dos jogadores está direcionado para os chamados jogos como serviço.
É claro que vez ou outra, temos titãs como Black Myth: Wukong que aparece e causa uma reverberação enorme, mas, isso está se tornando uma exceção da regra. O número de AAAs flopando só aumenta, o que acende uma luz de alerta na indústria.