Durante a Gamescom 2025, eu fui convidado pela Tribute Games para testar Scott Pilgrim EX, beat ‘em up que tem lançamento planejado para 2026. A Tribute praticamente já está em “casa”, visto que eles foram os responsáveis por desenvolver Scott Pilgrim vs. the World: The Game. EX tem uma história original escrita por Bryan Lee O’Malley, o criador da franquia.
No jogo, Scott e Ramona já são namorados, logo, a aventura não será mais uma história de origem. Durante o meu teste, jogamos em 3 pessoas: eu, um membro da Tribute Games e outro membro da imprensa. Para entregar um bom fator replay, algo imperativo em um jogo desse gênero, a Tribute desenvolveu 7 personagens jogáveis.
Os dois mais conhecidos são os óbvios Scott e Ramona, contudo, também poderemos jogar com alguns rivais de Scott. Cada personagem tem um estilo de jogabilidade próprio, com combos específicos. Ramona por exemplo é bem ágil, já Lucas causa bastante dano mas é mais lento.

Eu não costumo me aventurar em jogos desse gênero mas fiquei surpreso com o quão fácil é pular em uma sessão de Scott Pilgrim EX. Os controles são bem intuitivos e novatos não devem encontrar barreiras pra se divertir com ele. Para os veteranos, o game conta com níveis de dificuldade que vão testar a habilidade de quem joga.
Um ponto que me agradou bastante é que Scott Pilgrim EX não é exatamente um beat ‘em up puro. O desenvolvedor presente usou o termo “adventure beat ‘em up”. O game contará com um sistema de progressão permanente e temporário para os personagens, lembrando uma espécie de RPG mas bem de leve.
Durante as missões, podemos coletar dinheiro para comprar amuletos que aumentam os status dos personagens. O dinheiro é compartilhado entre todos os membros presentes na sessão mas as compras também são compartilhadas.

O desenvolvedor explicou que graças a esse sistema, podemos montar builds e algumas são bem poderosas. Em um exemplo dado por ele, ele citou que uma build permite que o jogador ganhe dinheiro quando ele bloqueia os ataques.
Ao longo da exploração pelos mapas, podemos nos deparar com eventos, algo próximo de missões secundárias nos RPGs. Esses eventos, que são opcionais, são divertidíssimos e ajudam a acelerar a progressão do personagem, facilitando nos embates contra os chefões.

Por falar em chefões, o design dos cenários, personagens e inimigos está fantástico, fazendo jus a franquia. Esse é um projeto de paixão da Tribute Games e cada pixel das animações exala isso. Com lançamento planejado para 2026, Scott Pilgrim EX tem tudo para ser o jogo perfeito pra se divertir com os amigos em uma sessão co-op.