O Super Nintendo (SNES) marcou a era dos 16 bits com jogos que, mesmo décadas depois, continuam sendo referência em inovação e jogabilidade.
Muitos títulos lançados no console apresentaram ideias que só se tornariam populares anos depois, influenciando a indústria e estabelecendo tendências que perduram até hoje.
Dragon Quest V: Hand of the Heavenly Bride

Lançado em 1992 no Japão, Dragon Quest V trouxe elementos inéditos para a série. Portanto, o protagonista cresce desde a infância até a vida adulta, incluindo o casamento, e jogadores podem recrutar monstros para sua equipe.
Esse sistema antecipou mecânicas que se tornariam populares com Pokémon e outros RPGs de captura de criaturas. Apesar de chegar ao público americano apenas em 2009, sua influência foi sentida muito antes, principalmente na forma de criar narrativas mais envolventes dentro de RPGs.
Super Mario All-Stars

Super Mario All-Stars reuniu quatro clássicos do NES em uma coletânea atualizada para 16 bits. O jogo não apenas melhorou os gráficos e a jogabilidade original, mas também mostrou que remasterizações poderiam ser comercialmente viáveis, estabelecendo um precedente que se manteria por décadas na indústria.
Mario Paint

Mario Paint oferecia ferramentas de criação em vez de um gameplay tradicional. Assim, os jogadores podiam desenhar, criar música e experimentar de forma livre, antecipando conceitos de jogos criativos e plataformas de compartilhamento digital que só se tornariam populares com a internet.
Portanto, a ideia de unir diversão e criatividade sem objetivos lineares mostrou que o SNES podia ir além do gênero de plataforma.
Battletoads & Double Dragon

Um dos primeiros crossovers de franquias no Ocidente, Battletoads & Double Dragon permitia escolher entre cinco personagens em fases cooperativas. Embora não tenha gerado uma série própria, serviu de referência para futuros crossovers, como Marvel vs. Capcom e Kingdom Hearts.
BS The Legend of Zelda: Ancient Stone Tablets

Distribuído via Satellaview no Japão, esse título oferecia transmissões de jogo com comentários em áudio e música ao vivo. No entanto, funcionava como uma versão primitiva de conteúdo digital adicional, antecipando a ideia de DLCs e eventos temporários que hoje são comuns.
Michael Jordan: Chaos in the Windy City

Neste jogo de plataforma de ação, Michael Jordan enfrenta monstros em fases criativas e desafiadoras. O título mostra como celebridades podiam integrar jogos de forma criativa, algo que hoje é comum em grandes franquias, mas era raro nos anos 90.
Torneko’s Great Adventure: Mystery Dungeon

Spin-off de Dragon Quest, o jogo introduziu mecânicas roguelike em consoles. Portanto, ele era focado em exploração de masmorras e progressão por sorte, serviu de referência para roguelikes posteriores, antecipando a popularidade que o gênero teria com títulos como Rogue Legacy.
Dark Half

Dark Half oferecia uma narrativa dual em que os jogadores alternavam entre herói e vilão, sendo assim, algo pouco explorado na época. Assim, o jogo combinava elementos de RPG tradicional com batalhas por turnos, e sua estrutura narrativa ainda é uma referência em design de jogos que exploram múltiplas perspectivas.
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