Light of Motiram foi anunciado hoje (28) pela Tencent e um detalhe óbvio tem dado o que falar. O jogo é idêntico à franquia Horizon da PlayStation.
Temos personagens com visuais tribais e que usam arcos para combater máquinas que fazem alusão à vários animais diferentes. Touros, gaivotas, cervos.. E os visuais das máquinas estão praticamente idênticos aos que vimos na saga da Guerrilla.
A provocação é tanta que vemos uma personagem ruiva com um arco várias vezes. O estúdio, Polaris Quest, nem se esforçou para esconder que se trata de uma reprodução 1:1 da jornada protagonizada por Aloy.
Mas as maiores diferenças parecem residir no combate. Light of Motiram é descrito como um jogo de mundo aberto com foco na sobrevivência e construção de base. Não ficou 100% claro mas o game parece ter elementos de GaaS, o que já se afasta da franquia Horizon.
O problema fica para o ainda não lançado Horizon Online. As comparações serão inevitáveis. Essa prática chinesa de reproduzir produtos de outras marcas já era bem comum no varejo e está começando a chegar na indústria dos games.
Apesar de um processo ser possível, ele só é viável se a companhia afetada ter patentes registradas do design das criaturas e, claro, das mecânicas de combate. Vamos ver se a PlayStation vai decidir acionar o estúdio judicialmente ou se vai deixar pra lá.