Mandragora: Whispers of the Witch Tree, novo Soulslike com elementos de RPG e perspectiva em 2.5D chegou agora dia 17 de Abril e está conquistando muitos fãs aí do gênero, principalmente se você for um fã de jogos ao estilo “Metroidvania”.
E, galera, hoje eu quero estar trazendo para vocês um guia de classes do Mandragora para você começar bem no jogo, visto que ele possui 6 classes diferentes e estaremos comentando mais para frente do vídeo sobre cada uma delas e detalhando para você poder decidir qual se encaixa melhor na sua gameplay.
Mandragora: Whispers of the Witch Tree terá 6 classes distintas para você escolher, como já dito anteriormente, sendo elas a Vanguarda, Celestial, Vigilante Selvagem, Sombra da Noite, Arcanista do Caos e o Agente das Chamas. Cada uma delas terá habilidades únicas e exclusivas que fornecerão diferentes estilos de gameplay e possibilitarão você lidar com os inimigos de formas diferentes.
Durante a criação de personagem você poderá personalizar o seu inquisidor, mudando seu rosto, cor de pele, cabelo e até mesmo adicionando tatuagens. Você ainda poderá escolher o seu gênero e o tom da sua voz, e escolher um nome para o seu inquisidor, além de uma das classes aqui mencionadas que iremos detalhar agora:
A Vanguarda é a classe de guerreiro, para quem gosta da trocação franca e descer a espadada, ou se você preferir montar um tanker. Essa classe será focada em atributos como força, vigor e defesa, permitindo que você use escudos ou armas pesadas.

Outro atributo que essa classe será muito focada é o de constituição, o que irá permitir que você equipe armaduras e armas mais pesadas, sem sacrificar sua mobilidade, como dar o famoso fat roll. É uma classe que irá permitir que você suporte muito dano, mas sem sacrificar seu ataque, podendo abusar da sua enorme força física, além de usar armaduras mais pesadas que aumentam mais a sua defesa.

A árvore de habilidades da Vanguarda é a única que irá permitir que você use escudos no seu conjunto de equipamentos, além de focar em skills que aumentem suas chances de causar o efeito de sangramento ou que aumentem o seu nível de adrenalina, status que será fundamental nessa classe por aumentar ainda mais o dano dos seus ataques. Além disso, terá também habilidades focadas em uso do escudo, permitindo resistir a mais ataques ou causar mais dano ao portar um escudo.

Um atributo importante de upar na Vanguarda caso queira usar uma build de tanker ou com escudo será o do equilíbrio. Esse atributo irá permitir que você reduza o consumo de vigor ao bloquear um ataque. Ou seja, quanto maior seu equilíbrio, menos stamina você irá perder ao bloquear.
Para finalizar, a classe da Vanguarda é a única que permite usar o sistema de parry. Para isso, você deverá equipar um escudo leve, o que irá liberar a habilidade única de quebrar os ataques dos inimigos e contra-atacar.

Agente das Chamas são os magos com domínio na magia e encantamentos de fogo, permitindo que você use relíquias do fogo, além da maestria com armas de uma mão só. Esse tipo de classe é excelente para você que, assim como eu, gosta de mesclar uma build de dano físico com dano mágico, o que será muito bom para ataques de longa e curta distância.

Essa classe é focada em atributos como poder, conhecimento, força e constituição, ou seja, permitindo que você consiga causar grande estrago usando tanto a força físico, como feitiços de fogo, e sem perder a chance de usar uma armadura pesada.


Poder e conhecimento servirão para aumentar seu dano mágico e sua mana. Enquanto força e constituição aumentarão seu dano físico e o quanto de carga de equipamento você consegue usar. Agora se você quiser uma classe 100% focada em encantamentos e dano mágico, a próxima será o ideal para você.
Eu estou falando dos Arcanistas do Caos, que também são magos, porém voltados para magias negras e encantamentos de caos, permitindo que você use as relíquias do caos. Assim como os Agentes das Chamas, eles também possuem maestria com armas de uma mão e possibilitará você combar ataque físicos e mágicos. Seu principal atributo será o dano mágico.

Arcanista do Caos será uma classe focada majoritariamente nos atributos de poder, conhecimento e defesa, permitindo causar um altíssimo dano mágico e ter uma quantidade enorme de mana. A defesa será o atributo que permitirá maior resistência aos efeitos de danos de fogo, gelo, vazio, físico e selvagem.

Além disso, essa classe possui muitas habilidades de dano em área ou de múltiplos alvos, habilidades de suporte com buffs que irão aumentar ainda mais seu dano mágico, ou que conseguirão recuperar vida ou mana, ou com skills de ilusões que causarão muito dano ao serem ativadas.

Os únicos problemas dessa classe serão dois: Pouca capacidade de carga para equipar armaduras e armas melhores e a mana que você deverá comprar frascos ou produzir toda hora. Visto que, pelo menos até o momento, eu só encontrei frascos fixos de vida, mas mana ainda não vi nenhum. Tirando isso, essa classe será muito destrutiva.
Sombra da Noite é o equivalente a classe de ladrão do jogo. Nela você irá usar laminas ou adagas de porte duplo e suas principais características será a sua velocidade de ataque e habilidades de evasão e ataques camuflados, além de usar muitas técnicas focadas em dano de veneno.

Seu principal atributo será a destreza, o que irá aumentar seu dano físico com armas que escalem com esse atributo, além de facilitar muito para que seus ataques causem o efeito de sangramento, efeito que faz com que o inimigo perca vida ao longo do tempo.
Essa classe pode ser extremamente apelona se você montar uma build que misture bem os efeitos de status de envenenamento e sangramento, visto que os dois causam dano ao longo do tempo, ou seja, o famoso damage over time, permitindo que o inimigo continue perdendo vida, enquanto você se defende, camufla ou evita os ataques.

A Sombra da Noite também será uma classe muito focada no atributo de resistência, atributo este que permite aumentar o seu vigor máximo, além de aumentar sua defesa contra fogo e sangramento.
Vigilante Selvagem é basicamente a classe Warden do jogo, tendo uma ligação única com as forças naturais, podendo invocar raízes do chão para atacar os inimigos ou convocar criaturas para ajudar em suas batalhas. Eles também tem boa afinidade com dano físico e podem usar armas de uma mão só para ajudar nos combates.

Os principais atributos dela serão o espírito e conhecimento, aumentando seu dano mágico e quantidade de mana, mas também terá uma boa quantidade de estrutura, aumentando assim sua vida máxima e reduzindo efeitos de sangramento e envenenamento.
Essa classe também será uma boa escolha para jogadores que acham que o melhor ataque é uma boa defesa, por possuir habilidades que recuperam sua vida e aumentam seu nível de armadura durante o combate

E por fim, a classe Celestial, que basicamente é a classe de Paladino do jogo. Eles carregam o dom de manipular a energia celestial e tem boa afinidade com atributos físicos e mágicos, além de possuir uma altíssima tolerância aos efeitos negativos do game.

Essa classe terá atributos bem mesclados, então você poderá escolher se quer priorizar dano físico ou mágico, ou combinar os dois. Porém ela irá se destacar principalmente pelo atributo de espírito, o que irá aumentar muito o dano causado por armas que escalem com esse atributo, além de aumentar sua resistência contra dano selvagem e vazio.

A principal característica dessa classe será a habilidade de causar o efeito de marca luminosa, que pode ser aplicada nos inimigos aos causar dano astral neles. Isso irá resultar que por um curto período, ao causar dano astral em um inimigo com a marca luminosa, uma parte desse dano será convertido em vida para você.

Além disso, eles possuem habilidade de convocar barreiras de luz que repelem ataques e de cura rápida quando estiver ficando com pouca vida. É uma classe também que transforma uma boa defesa em ataque.
No meu caso eu escolhi jogar inicialmente com a classe de Arcanista do Caos porque eu gosto de mesclar build mágica com física. E no início do jogo essa classe será muito boa por possuir magia de raio do caos que tem um alcance muito longo e causa muito dano, além de causar um dano físico razoável.
Porém à medida que você vai progredindo no jogo, as magias vão ficando mais pesadas, custando mais mana, e o Mandragora infelizmente tem o problema inicial de você não ter frascos fixos de mana, mas apenas de vida. Fazendo com que você tenha que comprar muitos frascos de mana, que não são nada baratos, ou produzir na alquimista, mas com ingredientes que são difíceis de achar.
Além disso, as habilidades e atributos passivos dessa classe favorecem quase que majoritariamente ao aumento do seu dano mágico, quase não tendo atributos para força, o que resulta que em certo ponto do jogo seus ataques físicos quase não causam mais dano.
Esse jogo também possui um inventário parecido com o Elden Ring, onde você pode carregar vários itens e equipamentos, mas só o que vai pesar é o que você estiver usando. O problema todo é que essa capacidade de peso é excedida muito fácil, o que deixa seu personagem com o rolamento mais pesado e incapacitando você de correr.
Para melhorar isso e aumentar a capacidade de carga um dos atributos que você deve upar é a constituição, mas como essa classe usa pouco esse atributo, isso se torna um problema crônico ao longo do jogo, impossibilitando de vocês usar muitas vezes equipamentos melhores por serem mais pesados.
Mas, caso assim como eu, no meio do jogo você ache que fez a escolha de classe errada, fique tranquilo! No Mandragora ao você chega ao level 25 será possível liberar as outras classes para evoluir também, permitindo que você consiga combinar diferentes habilidades passivas e ativas dessas classes. Assim que você chegar no nível 25, basta ir em qualquer Pedra de Bruxa e já poderá começar a upar as skills das outras classes.
Agora, caso você queira migrar totalmente de classe, no Mandragora ainda será possivel resetar todos os seus pontos de talentos, redistribuindo eles da melhor forma que você quiser. E isso será excelente, pois irá permitir ao jogador a testar as diferentes classes e ver quais são as melhores que se encaixam dentro da sua gameplay.


Para isso, você terá que liberar antes essa função, avançando um pouco na história principal, até liberar o altar do poder da bruxa, que ficará localizado justamente na Árvore da Bruxa. Lá, vá para a aba redefinir e já poderá confirmar para conseguir todos os seus pontos de volta.