Após uma longa espera a Insomniac finalmente revelou mais de Marvel’s Spider-Man 2. O futuro título de PlayStation 5 teve sua jogabilidade mostrada e também incríveis detalhes. Vamos conferir uma análise do trailer?
Kraven
Após uma sugestiva narração quando o game foi apresentado para o público, lá em 2021, descobrimos que Kraven, o Caçador realmente será um dos vilões de Marvel’s Spider-Man 2. Para quem não se lembra, ele é um icônico membro da galeria de adversários do teioso, tendo sido o antagonista de uma de suas mais clássicas histórias: A Última Caçada de Kraven, publicada no final dos anos 80. O personagem, cujo nome real é Sergei Kravinoff, nasceu na Rússia e é completamente obcecado pela caça. Ele leva a atividade a sério em um nível no qual busca sempre uma presa formidável, algo que o leve aos limites. No game vemos uma dessas caçadas, onde ele mata um homem facilmente e se diz não satisfeito, ainda buscando alguém que seja seu “igual”.
Um de seus soldados, então, mostra ao vilão um mapa de Nova York com o indicativo de indivíduos com habilidades especiais e que são presas em potencial (falaremos disso adiante). Ansioso por realizar esta caçada, Kraven parte e somos deixados com a sua música tema, que é o mesmo apresentado no primeiro trailer do game.
O trailer avança seis meses no tempo e a caçada se inicia. O que podemos abstrair disso? Kraven se preparou para caçar suas presas. Ele deve ter estudado o terreno e as habilidades dos alvos, possuindo uma vantagem substancial em combate. Mais: ele possui o elemento surpresa à disposição. É uma combinação perigosa para os nova-iorquinos na mira do vilão.
Além de um verdadeiro exército de mercenários chamados de Caçadores de Kraven (que devem ser alguns dos principais “minions” a serem enfrentados aqui a exemplo dos Demônios no primeiro game), o antagonista possui um aparato tecnológico de ponta com lanchas, veículos aéreos, drones e armamento de alto calibre.
E em habilidades, quais os pontos fortes de Kraven? Como vimos no trailer, ele é um assassino a sangue frio. Kraven é um humano que vai ao limite de seu potencial, possuindo experiência exímia em caça e combate em um nível no qual é possível confrontar o Homem-Aranha. Uma prova de seus feitos é o fato de poder combater grandes predadores da natureza usando apenas as mãos.
Uma vez que falamos do Kraven do game, também podemos citar o que ocorre em sua mais famosa história, A Última Caçada de Kraven. Na HQ, Kraven aparentemente mata o Homem-Aranha, enterrando seu corpo e assumindo o manto para provar que pode ser um cabeça de teia melhor. Como um novo Homem-Aranha, Kraven se torna um vigilante violento e de métodos questionáveis. Peter, enfim, é revelado não estar morto e acorda embaixo da terra, tendo que cavar para sair em uma icônica cena. Kraven, porém, deixa o conflito de lado uma vez que afirma ter obtido sua vitória ao derrotar o Homem-Aranha. Com uma paz de espírito ao ter encontrado e superado sua “presa perfeita”, ele comete suicídio.
As presas e o mapa de Marvel’s Spider-Man 2
Marvel’s Spider-Man 2 aparenta ser gigante, com áreas para além da ilha de Manhattan como o Queens. No PlayStation Blog foi confirmado que teremos novos bairros para acessar em Spider-Man 2 e que um deles será o tradicional lugar de origem do Homem-Aranha, mas podemos esperar por mais. Por todo o mapa encontram-se as presas de Kraven: a Gata Negra, o Lápide, a Wraith, o Gatuno, os Aranhas, o Lagarto, o Treinador, o Shocker, o Rei do Crime e o Sexteto Sinistro (Doutor Octopus, Rhino, Electro, Abutre, Escorpião e Senhor Negativo). Um prato cheio para Kraven.
Todos estes personagens já apareceram na franquia, e não seria estranho surgirem novamente. Mas, para que todos eles sejam inseridos dentro do contexto de Spider-Man 2 é fundamental que os jogadores tenham jogado ou conheçam o enredo da DLC do primeiro jogo, A Cidade que Nunca Dorme. É como a inteligência artificial Hefesto de Horizon: embora desempenha um papel proeminente em Forbidden West, ela foi introduzida na DLC de Zero Dawn, The Frozen Wilds.
Como isso ocorre na franquia Marvel’s Spider-Man? A Gata Negra desempenha um arco completo em A Cidade que Nunca Dorme ajudando Peter a lutar contra os planos do Cabeça de Martelo, embora à sua própria maneira. Já a Wraith acaba por ser um tópico mais delicado, uma vez que em Marvel’s Spider-Man a sua identidade civil, a capitã Yuri Watanabe, era o único contato do Homem-Aranha na polícia de Nova York e uma amiga. Em A Cidade Que Nunca Dorme, Yuri mistura o lado pessoal com o profissional e se envolve demais no combate ao Cabeça de Martelo e à Maggia. Ela abandona a polícia e se torna Wraith, uma vigilante assassina. Yuri com certeza terá alguma dinâmica com ambos os Aranhas e poderá em algum momento da história ser confrontada por Kraven.
No que se refere ao Gatuno, ele estava preso ao término de Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, tendo ajudado a derrubar Simon Krieger e a Roxxon. Entretanto, algo pode ter acontecido e ele novamente estar em liberdade. O Taskmaster foi derrotado por Peter Parker no jogo base, tendo fugido e provavelmente ainda em Nova York. O Lápide foi derrotado e preso e o Lagarto apareceu no final de Miles Morales em sua forma humana, a do Dr. Curt Connors, cuidando de Harry Osborn. Os integrantes do Sexteto Sinistro, o Rei do Crime e o Shocker estão presos na balsa que funciona como prisão, mas mesmo assim podem ter um papel relevante na história.
A dinâmica das presas é algo muito interessante, uma vez que Peter e Miles terão de lidar com Kraven e também com outros adversários que serão caçados. E tudo isto em um mapa bem maior que deve oferecer novos desafios e atividades.
Assunto pessoal
No trailer de jogabilidade nós vemos Peter usar o simbionte, traje alienígena famoso por aumentar as habilidades do herói. Por qual motivo sua aparência é tão diferente do que vimos em, por exemplo, Homem-Aranha 3? A verdade é que o traje apresentado em Marvel’s Spider-Man 2 é muito mais próximo das HQs originais como, por exemplo, Guerras Secretas (que marcou sua primeria aparição). E convenhamos que quando estamos falando de uma roupa que veio do espaço, o conceito de um uniforme novo e que tenha suas próprias particularidades é mais do que bem-vindo.
Vemos um Peter muito mais agressivo, o que é um efeito colateral do simbionte. O herói combate os Caçadores de Kraven com uma silhueta aumentada e poderes impressionantes que lançam tentáculos de seu corpo, poderosas teias e finalizações incríveis. Durante a gameplay vemos que Peter possui conhecimento de que Kraven está na cidade e promete lhe dar “uma caçada que ele não vai esquecer”. O objetivo tanto de Peter quanto de Miles é impedir que o Lagarto seja capturado por Kraven. Peter se mostra obstinado nesta missão, mas por quê? Em um trecho de gameplay o herói diz que eles precisam de Connors porque Harry está morrendo.
Para quem não se lembra, no primeiro jogo foi dito que Harry estava na Europa. Isto na verdade era uma mentira de seu pai, Norman: o jovem estava doente e por isso foi colocado em suspensão em uma espécie de câmara com um líquido verde e com o que parece ser o simbionte. Em Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, na cena pós-créditos, vemos o Dr. Connors cuidando de Harry e recebendo ordens de Norman para tirá-lo de seu “tratamento”. De alguma forma, Peter descobriu a verdade sobre o estado do amigo e Connors seria a chave para mantê-lo vivo. Portanto, deixar Kraven levar o Lagarto nunca seria uma opção. Aliás, o Lagarto está enorme e parece crescer de tamanho, inclusive tendo mudado de pele. Está aí um adversário que será interessante de enfrentar, ainda mais porque ele já lutou com Peter anteriormente no universo da Insomniac.
Uma vez que as presas de Kraven incluem pessoas que não são exatamente inimigas de Peter, como a Gata Negra e a Wraith, pode ser que algo torne a jornada do herói ainda mais pessoal.
Gameplay aprimorada
A gameplay teve melhorias consideráveis em relação ao primeiro jogo, como podemos ver pela variedade de golpes e apetrechos usados tanto por Peter quanto por Miles. O web-swing parece muito mais rápido, o que era motivo de algumas reclamações no primeiro jogo. Agora, com o SSD do PlayStation 5, há condições de mover os heróis de maneira muito mais veloz. Mas não só isso: há como trocar entre Peter e Miles de forma praticamente instantânea. As asas de teia, novo elemento de jogabilidade, podem ser usadas por ambos os heróis e utilizadas em chamados tubos de vento, fazendo-os literalmente voar por Nova York.
Parece haver também um investimento significativo nos setpieces, que se mostram mais elaborados ainda do que nos jogos anteriores. A luta simultânea contra os Caçadores de Kraven e o Lagarto possui muitos elementos em tela e lembra a icônica cena de perseguição ao irmão de Nathan Drake em Uncharted 4.
Miles está mais poderoso do que nunca e felizmente vemos aqui uma jogabilidade bastante diferenciada em relação a Peter. Em um trecho de jogabilidade stealth, vimos um pouco de nosso novo Homem-Aranha usando as linhas de teia – uma criação incrível que melhora a furtividade. Há agora como surpreender adversários em um ataque duplo e também juntá-los com o chamado Agarrão de Teia. A eletricidade azul usada por Miles é descrita como algo “novo”, e este elemento de gameplay talvez se torne o diferencial do herói ante ao diferencial de Peter, o simbionte. Haverá árvores de habilidades separadas para ambos os heróis e também uma que vai compartilhar a evolução na jogabilidade entre Peter e Miles. Ótima escolha da Insomniac! É algo diferente (e para melhor) do que fizeram em Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, onde Ratchet e Rivet usavam as mesmas armas e habilidades.
No geral o game mantém a base que vimos no primeiro jogo e em Miles Morales, expandindo-a com possibilidades de travessia, combate e tamanho do mapa.
Be Greater Together
O lema do game, que reutiliza o mantra “Be Greater” do primeiro jogo com certeza ditará boa parte da história da trama. O que ocorre é que o simbionte está corrompendo Peter, como vemos no final do trailer de gameplay de Marvel’s Spider-Man 2 no qual o primeiro Homem-Aranha salva uma pessoa e depois a joga no chão, uma atitude reprovável para o nosso amigão da vizinhança. Até mesmo o tratamento com Miles muda: se em Miles Morales Peter é sempre amigável mesmo quando Miles falha, no novo game ele parece muito mais rígido e sério. Não apenas nas palavras mais ásperas, mas também nas atitudes: ao final do trailer ele diz que irá enfrentar o Lagarto sozinho, deixando para trás Miles.
É claro que as atitudes de Peter o impactarão negativamente. Não sabemos ainda se Kraven será capaz de derrotar o Homem-Aranha com o simbionte, mas uma coisa é certa: sem Miles, Peter dificilmente vencerá o novo inimigo. É uma jornada que deve ter começo, meio e fim e que nos levará até uma provável reconciliação dos heróis e o posterior surgimento de Venom. Como Peter perderá o simbionte e como a gameplay lidará com isso? Mary Jane irá reagir à mudança de personalidade de Peter?
É curioso que temos um paralelo aqui: Peter admirava Otto Octavius e viu sua queda. Miles admira Peter… Será que veremos um combate entre os dois Aranhas?
Tecnicamente, o game está…
Falando de quesitos técnicos, o trailer de Marvel’s Spider-Man 2 possui alguns detalhes curiosos e que mostram que a versão mostrada ainda precisa de algum polimento até o game ser lançado. Contudo, também há incríveis melhorias. O El Analista de Bits, canal famoso por realizar comparações, criou um vídeo com as suas impressões:
Entre os destaques do vídeo é preciso notar que:
- As janelas estão maiores e em maior número nos prédios.
- A velocidade do web-swing e a habilidade de voo causam alguns problemas de pop-in de vegetação. Isto também aparece na primeira cena do trailer em Nova York, com as árvores ao fundo aparecendo quando o campo de visão se aproxima da ilha de Manhattan.
- As sombras melhoraram bastante e até as teias a tem agora.
- O game usa deformação muscular, tornando o aspecto dos personagens mais realista em seus trajes. Era algo já presente em Miles Morales.
- O armazém que é palco da missão mostrada no trailer não existe no jogo original.
- A iluminação em ambientes interiores está em uma qualidade muito maior do que no primeiro game. Estão melhores também as reflexões nestes tipos de locais.
- Há alguns problemas do chamado Level of Detail (quando algo ao longe no ponto de vista do jogador é “simplificado” para poder ser visto) e também artefatos.
- Vai haver ray-tracing, mas alguns elementos continuarão não gerando reflexos.
- O nível de detalhes na zona portuária está muito maior com texturas, partículas e detalhes.
- A interação com a água está melhor, mas a física ainda não está boa. Podemos ver que Miles sequer está molhado durante a gameplay.
- Nova York está muito maior e detalhada.
- A vegetação agora reage ao vento.
Algo que foi bastante comentado é que a taxa de frames caiu em momentos nos quais muita coisa acontecia. Outra coisa notada é que algumas texturas não parecem totalmente completas, como os olhos do Homem-Aranha com o traje simbionte.
Alguns problemas são evitáveis, como a questão das texturas e a correção dos fps. Outros, como os pop-ins, dificilmente serão resolvidos uma vez que renderizar toda Manhattan e bairros próximos deve ser um desafio até mesmo para o SSD do PlayStation 5.
No que se refere à água, não parece ser um assunto tão importante. É claro que é bacana termos melhorias, mas a água em si não é um elemento tão recorrente na gameplay, então talvez não vejamos muitas mudanças em um quesito que não deve impactar a experiência.
Rumores apontam que Marvel’s Spider-Man 2 será lançado em setembro. De todo modo, o game segue agendado para a primavera de 2023 e isto traz algumas dúvidas: é possível confiar na Insomniac? Bom, seu histórico recente diz que sim. Em três anos a desenvolvedora lançou Marvel’s Spider-Man, seu spin-off Miles Morales e também Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão. Mas, de fato, as questões técnicas apresentadas acabam preocupando. Não serão notadas pela maioria dos fãs, mas podem fazer a diferença na imersão em algum momento. O game continua a ser produzido e só poderemos dizer que o desenvolvimento estará completo quando o estúdio fizer a tradicional declaração de que ele “foi a gold”. Enquanto isso, seguimos aguardando mais gameplays para entender melhor como está o estado geral do jogo. O que foi mostrado foi uma build antiga?
Em conclusão, vimos muita coisa boa e empolgante, mas é interessante que a Insomniac corrija alguns detalhes no game para que tenhamos uma experiência completamente inesquecível em Marvel’s Spider-Man 2. O jogo segue sem uma data de lançamento cravada, mas esperamos que ela seja revelada nas próximas semanas. Enquanto isso, reassista o trailer de gameplay, dividido em duas partes: a introdução de Kraven, o Caçador e a gameplay em si:
Leia também:
2 Comentários
Pingback: Marvel's Spider-Man 2: Os produtos do game - República DG | O seu lugar favorito na Internet
Pingback: Rhodes Skrull: era isso que procurávamos?