Se você acompanha o República desde os primórdios, já sabe o quanto eu adoro falar sobre a indústria dos games na perspectiva de negócio. Minha formação em Marketing colaborou e muito para fazer com que eu sempre me encante por esse tópico.
É diante disso que eu encontrei motivação para escrever esse texto. Nele eu irei abordar as minhas previsões para a indústria de games no ano de 2025.
1) Ano fiscal recorde para a PlayStation
O próximo ano fiscal da PlayStation, período que se inicia no dia 1 de Abril de 2025 e vai até 31 de Março de 2026, será o melhor da história para a companhia. E vários motivos me levam a crer nisso.
Primeiro, o impulso na venda de hardwares. E aqui podemos dividir em duas vertentes. O PS5 Pro vai começar a vender bem por conta do lançamento de grandes jogos que irão incentivar a busca por um hardware mais parrudo. Além disso, o modelo padrão do PS5 deve sofrer um corte de preço permanente, ajudando a escoar mais unidades.
No campo dos serviços, eu acredito que a companhia vai adotar estratégias cada vez mais agressivas no que diz respeito aos tiers Extra e Deluxe da PS Plus. No último senso liberado pela marca, 70% dos assinantes estavam concentrados na Essential, o que é longe de ser a condição ideal. Por conta disso, veremos grandes jogos chegando no catálogo do tier Extra, inclusive títulos de terceiros chegando no Day One.
Por fim e não menos importante, temos a venda de softwares. A PlayStation vai lançar vários de seus jogos no PC esse ano, começando por Marvel’s Spider-Man 2. Além disso, teremos a chegada dos primeiros grandes AAAs exclusivos do PlayStation 5, como Ghost of Yotei e Death Stranding 2: On the Beach. Se tratando de third parties, jogos colossais como Monster Hunter Wilds e Borderlands 4 vão ajudar a receita da empresa a alcançar novos ares.
Lembre-se que a PlayStation fica com cerca de 30% do valor de cada jogo vendido na PS Store!
2) GTA 6 adiado
Eu sei que não era isso que você queria ler mas eu não acredito em GTA 6 saindo nesse ano. Mas calma que irei explicar os motivos que me levam a ter essa crença.
Primeiro, o número de consoles ativos. Atualmente temos cerca de 120 milhões de consoles da atual geração vendidos e a quantia de consoles ativos deve ser próxima disso. Para facilitar o nosso cálculo, vou usar o valor de 100 milhões de consoles ativos (PS5 e Xbox Series).
GTA 5, lançado em 2013, custou U$265 milhões para ser feito e promovido. Uma estimativa colocou os custos de Red Dead Redemption 2, lançado em 2018, em U$540 milhões. Logo, para ajudar em nosso cálculo, irei supor que o custo de GTA 6 vai ficar por volta de U$650 milhões (apesar de achar que será mais do que isso).
Considerando o custo de U$650 milhões, o jogo precisa vender 9,3 milhões de unidades APENAS para pagar os custos. Olhando para a esteira de produtos da 2K em 2025, temos: Civilization 7, Mafia: The Old Country, Borderlands 4 e o NB2K anual. Fora a possibilidade de Judas sair esse ano também.
Faz mais sentido, ao menos pra mim, se apoiar nesses jogos em 2025 e deixar GTA 6 para 2026, lançado o game em um mercado mais maturado e praticamente dobrando a geração de receita na janela de lançamento.
3) Xbox abraça o papel de publisher
Essa previsão já está meio que se concretizando, afinal, já temos a confirmação do lançamento de Indiana Jones and the Great Circle e DOOM: The Dark Ages no PS5 esse ano. Além desses dois, The Outer Worlds 2 também chegará no console da Sony.
O conselho da Microsoft parece querer transformar a Xbox em uma publisher capaz de gerar uma renda massiva e o caminho para isso é lançar os games no PS5 e Nintendo Switch 2.
Acredito que veremos vários lançamentos da marca no PS5 em 2025, como Hellblade 2 e Forza Horizon 5. O que resta é saber o quanto a Xbox vai abrir suas fronteiras.
4) Nintendo Switch 2 com problemas de estoque
A Nintendo historicamente sempre teve problemas com estoque e eu não acredito que nesse ano vai ser diferente. A Big N não deve conseguir atender a demanda gigantesca pelo novo console por conta da falta de estoque.
5) Ubisoft salva pela Tencent
A Ubisoft está em apuros mas eu acredito firmemente que a publisher ainda vai conseguir se salvar. Assassin’s Creed Shadows parece estar excelente e o jogo vai dar um respiro para a crise de confiança (e fiscal) da companhia.
Com isso, creio que a publisher vai bolar um plano de resgate com a Tencent com a possibilidade de recompra das ações ao longo do tempo. A família Guillemot não parece estar disposta a abrir mão de seu domínio e não vejo isso mudando tão cedo.
6) Mais flops e demissões
2024 foi brutal para a indústria, com vários jogos esperados com uma performance comercial abaixo do esperado. Foram dezenas de estúdios fechados e mais de 15 mil funcionários demitidos.
Acredito que a tendência vai se manter firme e forte em 2025. O mercado está cada vez mais competitivo e, mensalmente, vemos a chegada de novos jogos gratuitos que estão abocanhando pedaços significativos do mercado, como Marvel Rivals por exemplo.
Com a chegada de tantos AAAs aguardados, como Monster Hunter Wilds, os jogos menores vão sofrer e verão seu preço despencar rapidamente nas lojas físicas e digitais.
7) Aquisição bilionária em movimento geopolítico
Pode não parecer mas jogos e geopolítica andam de mãos dadas. Essas movimentações muitas vezes ajudam a formar novos polos de desenvolvimento e estamos vendo isso na atualidade.
Vários estúdios estão se formando em países como Polônia e Coreia do Sul, além disso, a China e a Arábia Saudita estão investindo quantias significativas no espaço de jogos AAA.
Acredito que um grande estúdio/publisher vai ser adquirido em 2025 numa movimentação geopolítica.
8) Mais jogos asiáticos absurdos
Black Myth: Wukong, Crimson Desert, Wuchang: Fallen Feathers.. Eles vieram pra ficar! Aqueles jogos AAA que pareciam inacreditáveis vão continuar aparecendo e, felizmente, sendo lançados.
Essas foram as minhas previsões para a indústria dos games em 2025! O que vocês acharam? Diz aí nos comentários e não esquece de entrar em nossos grupos: