Ayo the Clown é um jogo de plataforma desenvolvido pelo estúdio Cloud M1 e publicado pela eastasiasoft. A aventura é protagonizada por Ayo, um palhaço que parte em uma jornada mirabolante atrás de Bo, seu cachorro e melhor amigo. Durante a jornada épica encontramos diversos personagens dispostos a ajudar Ayo em sua missão.
O charme de Ayo
Estruturado como um jogo de plataforma, você já sabe mais ou menos o que esperar aqui. Contudo, numa tentativa de se destacar dos demais games, cada cenário do jogo tem uma temática única, fazendo com que os jogadores não enjoem do título.
O estúdio não se manteve numa “caixa”, trazendo diversas ideias mirabolantes para a obra. Podemos usar tanques de guerra, helicopteros, dinossauros, espadas e outros objetos como armas, derrotando inimigos e descobrindo entradas secretas. E, bom, se o jogo possui entradas secretas, você já deve imaginar que sim, os colecionáveis estão presentes.
Mantendo a tradição, as lutas contra chefes enormes estão presentes. Para auxiliar Ayo no despacho desses inimigos, temos a presença de diversas habilidades como cabeçadas, a capacidade de deslizar e pular em paredes. Um ponto não tão positivo é que a jogabilidade não é tão precisa quanto poderia ser, mas por ser um indie, o trabalho realizado pelo estúdio é louvável.
Por fim, mas não menos importante, o jogo conta com missões secundárias que podem ser obtidas na cidade de Ayo, colaborando para aumentar a longevidade do título e, claro, conceder recompensas para o querido palhaço ao completar as missões.
Ayo the Clown: Vale a Pena?
Ayo the Clown é uma grata surpresa dentro do gênero de plataforma. O indie tem bastante charme e traz consigo boas ideias que o ajudam a se destacar dos demais games similares. Só não recomendo o mesmo devido ao preço atual praticado na PS Store. As versões de PS4 e PS5 estão sendo vendidas por R$99,50, um preço muito acima do que a experiência oferece ao meu ver. Recomendo a compra, mas quando o jogo entrar em uma promoção.