O xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais fascinantes que existem, capaz de uma infinidade de movimentos e também a capacidade de divertir de maneira igualmente longeva. O jogo, que está no imaginário de diversas civilizações e que hoje é conhecido por sua versão moderna, foi incorporado ao mundo digital. Assim, múltiplos títulos relativos ao xadrez surgiram com a popularização dos computadores, incluindo versões online, de jogador contra jogador, e também offline, onde o próprio software é o oponente.
Tendo em vista isso e o fato do xadrez ser um jogo estático, no qual as mudanças concebidas há séculos permanecem até hoje, não é de se estranhar que existam versões do jogo que tentem inovar. É a proposta da franquia SokoChess, desenvolvida pela Daisy Games. Com seu segundo título, a empresa busca oferecer novas possibilidades aos que se interessaram pela premissa do primeiro game.
Mas o que é SokoChess White? Assim como seu antecessor, ele tem um visual minimalista e nostálgico, relembrando games da década retrasada. Utilizando tabuleiros diversificados e as conhecidas peças de xadrez, o game mistura puzzles e a movimentação do xadrez. É uma abordagem que está mais próxima do que chamam de problemas no jogo de tabuleiro, uma vez que o objetivo em SokoChess White é colocar as peças em determinada posição.
O conjunto de peças à disposição do jogador varia, mas o repertório do xadrez está lá. É preciso, porém, levar em conta que o jogo não segue à risca todas as regras de sua inspiração milenar. Isto é visível pelo tabuleiro, estilizado de acordo com a dificuldade exigida pela fase. Além disso, alguns movimentos são diferentes. Embora se movimentem como deveriam, as peças também possuem o poder de empurrar umas às outras. Há ainda os cavalos, que podem trocar de lugar com outras peças e itens.
Por falar em itens, temos elementos que alteram a dinâmica do tabuleiro a ser enfrentado. Por exemplo: caixas de madeira que devem ser empurradas e casas com gelo que imobilizam uma peça até que outra a tire deste lugar. Logicamente estes obstáculos não devem ser utilizados a esmo, servindo a uma estratégia própria que resulta em completar a fase.
Os puzzles possuem uma variedade diversa, progredindo em dificuldade. Em alguns deles, porém, é aparente um certo desbalanceamento: enquanto certos desafios são mais difíceis, os logo à frente possuem uma dificuldade muito menor. Em tese, não faz tanto sentido.
Ainda assim, o jogo é capaz de divertir e fazer pensar, duas coisas inerentes ao xadrez. Por mais que desvirtue um pouco as regras da atividade original, ele o faz mantendo simplicidade e um aspecto agradável ao jogador. Ao longo de mais de 70 níveis, o raciocínio do jogador será estimulado. E não se preocupe caso não conseguir passar de uma fase: é possível deixá-la para depois e avançar para os próximos níveis. Em suma, SokoChess White é um game agradável e que possui em sua simplicidade e criatividade um trunfo que nunca deixa a diversão em xeque.
PS: A análise do jogo foi feita em um PC com uma cópia cedida pela Daisy Games, a quem agradecemos.