O uso de inteligência artificial está se tornando cada vez mais difundido no meio artístico, desde a criação de músicas e vídeos até artes gráficas.
Recentemente, Neil Druckmann, presidente da Naughty Dog, admitiu em entrevista o uso de IA em seus jogos. Agora foi a vez da Nintendo se pronunciar.
O presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, participou de uma reunião com acionistas da empresa, e um dos temas discutidos foi a utilização de IA na produção de seus jogos originais.
Na indústria de jogos, tecnologia semelhante à IA tem sido usada há muito tempo para controlar os movimentos dos personagens inimigos. Portanto, o desenvolvimento de jogos e a tecnologia de IA sempre estiveram intimamente relacionados.
Shuntaro Furukawa, Presidente da Nintendo
Furukawa destaca que, apesar da IA ajudar no processo criativo do jogo, seu uso pode esbarrar no direito à propriedade intelectual. Para ele, a Nintendo possui muitos anos de aprendizado no desenvolvimento de jogos, não sendo necessário o uso de IA em suas produções.
Temos décadas de know-how na criação de experiências de jogo ideais para nossos clientes e, embora permaneçamos flexíveis em responder aos desenvolvimentos tecnológicos, esperamos continuar a entregar valor exclusivo, que não pode ser alcançado apenas através da tecnologia.
Shuntaro Furukawa, Presidente da Nintendo
Como pode notar, a Nintendo pretende continuar utilizando os meios tradicionais de desenvolvimento de jogos, usando toda sua experiência de mercado.
Fonte: Eurogamer
Qual é a sua opinião sobre o uso de IA na criação de conteúdos artísticos? Conte para a gente nos comentários!