Que tal uma partida de Gwent? Esta frase, famosa em The Witcher 3, antecede partidas de um dos melhores minigames já criados. O jogo de cartas é bastante popular entre os fãs, levando a jornadas impressionantes e confrontos inesperados na busca de Geralt em completar sua própria coleção. Apesar disso, muitos jogadores ignoram o game – ou por não terem paciência para aprender ou por se sentirem perdidos em meio a tantos NPCs com uma boa mão. Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas de como montar um baralho arrasador e vencer todos os adversários – inclusive no famoso torneio de Passiflora. Vamos às cartas?
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Montando seu baralho
A estratégia que vamos utilizar contempla os jogadores que utilizam o baralho dos Reinos do Norte, com apostas seguras e equilibradas que permitem uma jogabilidade consistente e previsível. Confira abaixo uma lista das cartas que devem fazer parte de seu baralho e como consegui-las:
Cartas de heróis
Estas cartas não podem ser afetadas por habilidades de outras. São ideais para serem jogadas na segunda e terceira rodadas.
- Philippa Eilhart – Obtida aleatoriamente em Velen e proximidades.
- Esterad Thyssen – Ganha do Conde Reuven em Gwent: Jogadores da Cidade Grande. Importante: converse com o Conde Reuven antes de fazer Gwent: Jogadores da Cidade Grande, pois você pode fazer a missão sem conhecê-lo e isso pode “bugar o game” por determinado tempo até que ele esteja disponível para jogar.
- John Natalis – Obtida de Earl durante Um Jogo Perigoso, missão secundária envolvendo o Zoltan em Novigrad.
- Vernon Roche – Ganha de Haddy em Gwent: Jogadores de Velen.
- Yennefer de Vengerberg – Ganha de Stjepan em Gwent: Jogando contra Taverneiros. Também é uma carta que recupera outras cartas.
- Triss Merigold – Ganha de Lambert em Gwent: Velhos Amigos. Lambert aparece duas vezes no jogo para ser desafiado, primeiro na missão de procurar o Karadin em Novigrad e depois no quarto mapa do jogo.
- Geralt de Rivia – Ganha de Thaler em Gwent – Jogando contra Thaler em Gwent: Jogando contra Thaler ou Gwent: Velhos Amigos a depender da ordem das missões que você realiza.
- Cirilla – Ganha do comerciante Scoia’tael em Gwent: Jogadores da Cidade Grande.
- Elfo Misterioso – Ganha do Gremist em Gwent: À lá Skellige. Também é uma carta espiã (seu único uso).
Cartas Corneta do Comandante
São ótimas cartas para se combinarem com as cartas Elo Forte e surpreenderem o adversário.
- Corneta do Comandante – Taverneiro da Estalagem da Encruzilhada, Lindenvale e a Marquesa em Passiflora (3 ao todo, mas só é preciso utilizar uma no baralho)
- Dandelion – Ganha da mesa de jogadores na festa de Uma Questão de Vida e Morte (missão secundária de Triss em Novigrad)
Cartas Elo Forte
Estas cartas duplicam seus números quando encontram uma igual. São ideais para fases iniciais das partidas.
- Comando dos Listras Azuis – São três cartas. Compradas de Elsa ou Bram em Pomar Branco, do mestre de armas do Poleiro de Corvo e do mercador de Centrobosque, em Velen.
- Caçador de Dragões – São três cartas. Compradas de Elsa ou Bram em Pomar Branco, Arginas e Centrobosque, em Velen. Em relação a Arginas, o mercador não aparece de imediato: ele está mantido cativo em um acampamento de bandidos, a nordeste da Ilha Tarrafa e leste de Oreton, quase que em uma ilha separada que fica no centro do mapa. Mate os bandidos e liberte o comerciante para comprar a carta em Arginas, depois.
- Catapulta – São duas cartas. Uma pode ser comprada de Elsa e Bram, outra da Marquesa em Passiflora.
Cartas de Espião
Cartas que pontuam para o adversário, mas levam duas cartas do baralho direto para a mão do jogador. Ideais para serem utilizadas logo no início das partidas e garantirem vantagem numérica que poderá definir o jogo mais tarde.
- Thaler – Comprada do taverneiro de Aribnjor, em Skellige.
- Sigismund Dijkstra – Ganha do Barão Sanguinário durante Jogadores de Gwent: Velen.
- Príncipe Stennis – No baralho base.
- Elfo Misterioso – Ver “Cartas de heróis”.
Cartas Médicas
Estas cartas têm o potencial de recuperar outras cartas perdidas ou que já foram utilizadas para o jogador. Ideais para serem utilizadas na segunda ou terceira rodadas.
- Médica da Bandeira Dunn – Já está no baralho base.
- Yennefer de Vengerberg – Ver “Cartas de heróis”.
Carta de líder
Esta carta pode ser jogada apenas uma vez e funciona como uma habilidade especial do jogador.
- Foltest Comandante do Norte – Vendida por Elsa ou Bram em Pomar Branco. Sua habilidade especial é remover efeitos do clima (neve, neblina e chuva)
Usando sua estratégia
Primeiramente, é preciso entender que Gwent é um game que pode ter de duas a três rodadas, dependendo de como os duelos ocorram. Cada jogador possui duas “joias”, representando suas vidas no jogo, e o primeiro que as perder é derrotado.
É essencial deixar seu baralho com exatamente 24 cartas, o número mínimo exigido, a fim de que não “sobrem” cartas ruins no seu baralho. A cada vez que for ganhando cartas das listas acima, vá modificando o seu baralho de forma a deixá-lo mais forte.
Nas partidas, primeiramente use todas as cartas de espião que tiver à disposição. O objetivo é ter vantagem numérica em relação ao baralho do oponente, o que é crucial em jogos que possuem terceiras rodadas. Além disso, não raro, estas cartas puxam outras cartas de espião e cartas de heróis para o baralho.
Uma exceção é que, ao jogar com NPCs mais fracos, lançar uma carta com valor 15 (Geralt ou Ciri) cria a possibilidade do adversário desistir da rodada, por entender que já inicia em grande desvantagem e não vale a pena correr atrás do prejuízo.
Tendo a vantagem numérica, utilize cartas de Elo Forte. Tome cuidado com cartas adversárias com a propriedade Queimar, além de cartas de clima. Para isto, busque despistar o adversário ao mudar a ordem em que coloca suas cartas e não se esqueça de que a sua carta de líder limpa qualquer efeito climático existente. Se conseguir, combine cartas multiplicadoras diferentes, usando Dandelion e Corneta do Comandante. Se uma de suas cartas for perdida ou não puder ser usada pela rodada ter se passado, jogue Médica da Bandeira Dunn ou Yennefer de Vengerberg para recuperá-la.
Em seguida, use e abuse das cartas de heróis, deixando-as mais para o final da partida. Estas cartas não podem ser afetadas por nenhum efeito, sendo essenciais para encerrar uma sessão de Gwent com estilo.
Saiba também a hora de parar, se for necessário. Se tiver uma mão ruim e perceber que o adversário está muito à frente, desista na primeira rodada para vencer nas duas seguintes e conquistar a vitória na partida. Por vezes, é melhor recuar para depois avançar.
Por último, tenha ciência de remover as cartas certas enquanto vai conquistando outras de forma a ter um baralho vencedor.
E você? Qual sua estratégia no Gwent?
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