Lords of the Fallen, um dos jogos mais aguardados desse segundo semestre, ganhou um novo vídeo graças ao quadro IGN First. O material mais novo do portal destaca o mecanismo do Reino Umbral. Em suma, os jogadores poderão transitar entre dois reinos: o dos vivos, chamado de Axiom e o mundo Umbral, o dos mortos.
Muito mais do que uma simples mecânica de revive, o Reino Umbral muda praticamente tudo do jogo. Diversas rotas só aparecem nesse reino, assim como itens, personagens específicos e consequentemente missões secundárias. Para que o jogador consiga transitar entre os dois mundos, eles serão presenteados logo no começo da aventura com a Lâmpada Umbral, item que serve como ponto de conexão entre os dois universos.
É com o uso do objeto que um dos principais mecanismos de diferenciação de Lords of the Fallen entra em ação. Enquanto o jogador estiver em Axiom, ele pode usar a lâmpada e ter vislumbres de Umbral, tendo acesso aos já mencionados personagens, rotas e itens. Contudo, ao usar a lamparina, o jogador fica suscetível à ataques inimigos. Contudo, nem todos caminhos podem ser percorridos ou revelados apenas com o uso da lâmpada, demandando que o jogador transporte seu personagem para o reino oposto. Como podemos ver no trailer, o mecanismo acontece quase que instantaneamente, enriquecendo a exploração ao longo da aventura.
A pegadinha é que após entrar no Reino Umbral, os jogadores só podem retornar para Axiom após encontrarem um Vestígio, basicamente as fogueiras de Lords of the Fallen. Também será possível plantar uma semente que se transforma em um Vestígio, contudo, é necessário cautela pois o recurso é bem limitado.
Muito mais do que exploração, como o reino Umbral afeta o combate
Como já mencionamos acima, se você morrer no Reino de Axiom, você aparece vivo no Reino Umbral. Contudo, se você morrer no Reino Umbral, você renasce no checkpoint, e vai precisar ir até o local de sua morte. O mecanismo foi pensado de maneira proposital para ressignificar o loop ao morrer presente nos Soulslikes.
Outra mudança, de maior impacto, são os golpes nas almas dos inimigos. Ao usar a lâmpada umbral, os jogadores podem remover a alma de um inimigo e causar dano diretamente na alma do mesmo. O mecanismo será vital ao lidar com adversários mais formidáveis, afinal, através dessa mecânica os jogadores poderão ignorar a armadura do inimigo quase que completamente.
Outro recurso interessante é que podemos selecionar o local pra onde a alma do inimigo será enviada e, caso você envie a alma de inimigos para precipicíos, eles serão teletransportados automaticamente para a alma e irão morrer com dano de queda. O recurso é limitado através de uma quantidade de cargas que podem ser recarregadas ao usar uma habilidade única chamada de Sifão de Almas.
As vantagens do revive extra estando em Axiom são equilibradas pela existência dos Parasitas Umbrais. Esses seres fortalecem inimigos específicos, como chefes, tornando o embate mais justo para o adversário. Com isso, os jogadores terão um detalhe a mais pra se preocupar durante as lutas.
Outro ponto de preocupação é que o jogador ganha um “debuff” que se torna mais poderoso mediante o tempo gasto no reino Umbral. Ilusões de monstros vão começar a surgir e, com o tempo, essas ilusões se materializam em monstros, abrindo espaço para emboscadas e reduzindo as chances de sobrevivência.