A NVIDIA e a Intel anunciaram nesta quinta-feira (18) uma parceria estratégica para desenvolver, juntas, várias gerações de produtos personalizados voltados para data centers e computadores pessoais. O objetivo é acelerar aplicações e cargas de trabalho nos segmentos de hiperescala, corporativo e consumidor.
Essa colaboração vai focar na integração das arquiteturas das duas empresas por meio do NVIDIA NVLink, combinando o poder da inteligência artificial e da computação acelerada da NVIDIA com as CPUs avançadas da Intel e seu ecossistema x86. A ideia é entregar soluções de alto desempenho para diferentes perfis de clientes.
🔹 No setor de data centers: A Intel será responsável por criar CPUs x86 sob medida para a NVIDIA, que serão incorporadas às plataformas de infraestrutura de IA da empresa e disponibilizadas ao mercado.
🔹 Para PCs: A Intel também vai desenvolver e comercializar novos SoCs x86 que incluem chiplets de GPU NVIDIA RTX. Esses chips vão equipar uma variedade de computadores que exigem alto desempenho gráfico e processamento integrado.
Como parte do acordo, a NVIDIA fará um investimento de US$ 5 bilhões em ações ordinárias da Intel, pagando US$ 23,28 por ação. A transação ainda depende das aprovações regulatórias e demais condições de fechamento. Essa união promete impulsionar inovações importantes em IA, computação pessoal e infraestrutura de dados nos próximos anos.
Confira abaixo o comunicado dos principais executivos de cada companhia:
“A IA está impulsionando uma nova revolução industrial e reinventando todas as camadas da pilha de computação, do silício aos sistemas e ao software. No centro dessa reinvenção está a arquitetura CUDA da NVIDIA,” disse Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Essa colaboração histórica une estreitamente a pilha de IA e computação acelerada da NVIDIA com as CPUs da Intel e o vasto ecossistema x86, uma fusão de duas plataformas de classe mundial. Juntos, expandiremos nossos ecossistemas e lançaremos as bases para a próxima era da computação.”
“A arquitetura x86 da Intel tem sido fundamental para a computação moderna por décadas, e estamos inovando em todo o nosso portfólio para viabilizar as cargas de trabalho do futuro”, disse Lip-Bu Tan, CEO da Intel. “As plataformas líderes da Intel para data centers e computação, combinadas com nossa tecnologia de processos, fabricação e capacidades avançadas de empacotamento, complementarão a liderança da NVIDIA em IA e computação acelerada para permitir novas conquistas para a indústria. Agradecemos a confiança que Jensen e a equipe da NVIDIA depositaram em nós com este investimento e estamos ansiosos pelo trabalho que temos pela frente, enquanto inovamos para os clientes e expandimos nossos negócios.”
O que você achou dessa colaboração inusitada? Conta pra gente nos comentários!
Fonte: Comunicado de imprensa