Close Menu
República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Stories
    Últimas Notícias

    Nintendo Switch 2: suporte a mouse USB confirmado

    maio 23, 2025

    Zenless Zone Zero chega ao Xbox em 6 de Junho

    maio 23, 2025

    Space Marine Remaster será lançado para Xbox Series X|S e PC

    maio 22, 2025
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    • Ofertas
    • Especiais
    • Youtube
    • Twitch
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    • Notícias

      Nintendo Switch 2: suporte a mouse USB confirmado

      maio 23, 2025

      Zenless Zone Zero chega ao Xbox em 6 de Junho

      maio 23, 2025

      Space Marine Remaster será lançado para Xbox Series X|S e PC

      maio 22, 2025

      Sifu é um dos jogos grátis da semana na Epic Games Store

      maio 22, 2025

      The Witcher 3 ganha controles especiais para Xbox em celebração aos 10 anos do jogo

      maio 22, 2025
    • Especiais
    • Reviews
    • Jogos
    • Ofertas
    • Guias de Platina
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Home » Opinião: Astro Bot – Uma vitória necessária
    Especiais Jogos

    Opinião: Astro Bot – Uma vitória necessária

    lucien.gilbertlucien.gilbertdezembro 15, 2024Updated:dezembro 15, 20247 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Reddit Telegram WhatsApp
    Astro Bot atualização
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp

    Mais uma edição do The Game Awards se passou e tivemos inúmeras premiações. A mais aguardada, a de Jogo do Ano, foi vencida por Astro Bot, first party da Sony que é uma nova aventura do famoso mascote da marca. A vitória encheu as redes sociais de fúria e comentários negativos, com muitas pessoas duvidando da credibilidade do evento e tratando a conquista do título da Sony como piada ou só ocorrendo por ter um suposto dedo da gigante japonesa. Mas será que a vitória de Astro Bot foi tão negativa para o The Game Awards?

    Um ano pouco competitivo?

    Fonte: PlayStation

    A primeira pergunta que muitos se fazem é: por que Astro Bot ganhou o prêmio de jogo do ano e Mario nunca? Afinal, ambos são grandes mascotes de suas marcas e possuem como foco jogabilidade em plataforma para a família. Portanto, algumas comparações são inevitáveis. Em 2023, Super Mario Bros. Wonder foi indicado, mas não venceu. O que por vezes se esquece é que o ano de 2023 foi fora da curva, com uma disputa verdadeiramente titânica. Tivemos, além do próprio título de Mario, um novo Zelda, Marvel’s Spider-Man 2 e Resident Evil 4. Estes títulos, no entanto, encararam o brilhante Alan Wake 2 e o próprio Alan Wake, após quase beliscar favoritismo, não conseguiu medir forças com o inacreditável Baldur’s Gate 3. Ou seja, 2023 foi um ano apoteótico para os games, difícil de replicar em qualidade e que realmente fez história.

    Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize:

    • Grupos da DG
    • Giftcards da Nuuvem
    • Assinatura Game Pass

    Já em 2024, a competição foi menor. Isto é um fato, e surge na medida em que houve polêmica ao redor de pelo menos três dos seis títulos indicados. Final Fantasy 7 Rebirth, Elden Ring: Shadow of the Erdtree e Balatro foram criticados por serem um remake, uma DLC e um jogo indie de cartas, respectivamente. Além disso, títulos como o remake de Silent Hill 2 não deram as caras nas indicações. Astro Bot se viu na dianteira ao lado de Metaphor: ReFantazio e Black Myth Wukong.

    Quanto a estes dois últimos, é preciso fazer algumas ponderações. Metaphor: ReFantazio é um jogo um pouco mais nichado e que, combinando ação em tempo real com turnos, não conseguiu furar a bolha na mesma intensidade que Baldur’s Gate 3. Já Black Myth Wukong possui questões relevantes de level design que prejudicam uma tentativa de exploração intuitiva. Além disso, comentários de membros da Game Science, empresa por trás do título, foram interpretados como misóginos.

    Com isto em cena, Astro Bot se valeu de uma posição privilegiada, que dificilmente teria em outros anos do evento.

    Jogo para toda a família

    astro bot dificil
    Fonte: PlayStation

    Astro Bot é um game caprichado. O investimento do estúdio por certo fez resultado, com um level design de ponta e mecânicas muito divertidas. Além disso, o Dual Sense brilha e é aproveitado em seu máximo, criando sensações de toque surreais ao jogador. O tamanho de cada fase, relativamente curto, e o objetivo lúdico de resgatar outros robozinhos tornam o game ideal para toda a família, sendo um título obrigatório para quem queira se divertir.

    O fator diversão, no final das contas, é preponderante. Mas não só ele. A conexão que o título cria entre familiares, como pais e filhos, é multiplicada e louvável. Vamos voltar para 2018, quando Red Dead Redemption 2 perdeu para God of War. Embora ambos os jogos sejam tecnicamente perfeitos, há de se dizer que Red Dead possui muito mais conteúdo e um detalhamento ímpar que nunca se viu em outro título. Entretanto, a jornada intimista de Kratos e Atreus, ainda mais considerando um júri vasto onde muitos membros são pais, pode ter sido o fator determinante da vitória do Fantasma de Esparta naquele memorável ano. Destaque-se que não se está de nenhuma forma criticando o aspecto humano em Red Dead Redemption 2, com personagens extremamente ricos e um protagonista marcante para toda a história dos videogames. Mas o drama de Kratos e Atreus pode ter chegado um degrau mais longe – e por isso, vencido.

    Talvez o mesmo tenha ocorrido aqui, em um ano com menor competição, e tenha beneficiado Astro Bot. A conexão criada com o público e os jurados em um jogo fantástico e que expande as boas mecânicas apresentadas em Astro’s Playroom deve ter sido determinante para a conquista do maior prêmio do TGA 2024.

    Desinformação nas redes

    Alguns jogadores criticaram Ciri por “estar feia” no novo The Witcher. (Fonte: IGN Portugal)

    Um problema na indústria dos videogames são as aglomerações de opiniões tóxicas e desinformadas sobre determinado assunto, aglomerações estas que por vezes infectam partes inteiras de comunidades e se transformam em perigosos comportamentos de manada que extrapolam o limite do bom senso. Um exemplo foram as ameaças sofridas por Laura Bailey, intérprete de Abby em The Last of Us Part 2. Mais recentemente, tivemos os ataques contra Ciri e Jordan, protagonistas de The Witcher 4 e Intergalactic, respectivamente.

    Com Astro Bot um fenômeno semelhante parece ter se formado, com inúmeras pessoas ridicularizando o game e tratando a vitória como se fosse um grande meme. É claro que é possível discordar da escolha, mas os ataques que ocorreram e ocorrem são de uma escala descomunal – com direito a tentativa de review bomb contra Baldur’s Gate 3 (que não teve absolutamente nada a ver com a situação).

    Teorias de conspiração estranhas surgiram, como se a Sony tivesse comprado o evento. Bom, considerando a quantidade de jurados seria necessário um esforço sobrenatural da gigante japonesa. A verdade, quando se olha com maior cuidado, é que uma boa parcela dos críticos não só não jogou Astro Bot, como também não é usuário da plataforma PlayStation. Assim, diversas reclamações parecem muito um ode a outras plataformas ou à desinformação do que propriamente uma contestação plausível.

    O curioso é que muitos dos que reclamam da premiação normalmente se dizem inabaláveis, como se não se importassem com eventos como TGA. A vitória de Astro Bot mostrou que isso passa longe de ser verdade e denota uma frustração e um ressentimento desagradáveis e contraditórios para algo que deveria ser um hobby prazeroso.

    A ideia de que Astro Bot não deveria ganhar o prêmio de Jogo do Ano também advém de um pensamento de que o game, por ser de plataforma e para a família, não seria elegível. O que ocorre é que muitos confundem a jornada gráfica rumo ao fotorrealismo com diversão, e é preciso separar muito bem as duas coisas.

    CEO de desenvolvedora de Black Myth não segurou a língua

    Fonte: Eurogamer

    Por último, mas não menos importante, é interessante se atentar aos comentários de Feng Ji, CEO da Game Science, a respeito da derrota de Black Myth Wukong. Segundo Ji, ele não entende os critérios para que um game vença o título de Jogo do Ano e que possuía um discurso da vitória escrito há dois anos. Isso em um contexto no qual Black Myth venceu os prêmios de Melhor Jogo de Ação e o Player’s Voice, ou seja, a escolha dos jogadores. Pareceram comentários grosseiros e incompatíveis com o que se espera de um legítimo vencedor. Uma pena.

    Por todo o exposto, Astro Bot desponta como uma excelente surpresa, um ótimo jogo para toda a família e o Jogo do Ano de 2024. E você, qual o seu jogo do ano em 2024?

    Leia também:

    • Review: Astro Bot (PS5)
    Astro Bot PlayStation The Game Awards 2024
    Share. Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp
    Previous ArticleTudo que você precisa saber sobre Elden Ring: Nightreign
    Next Article Dragon Age: The Veilguard já está com 40% de desconto na PS Store
    lucien.gilbert

    Sou advogado, escritor e entusiasta da tecnologia. Meu primeiro console foi um PlayStation 2 e, desde então, os jogos se tornaram parte da minha rotina. Escrevo sobre o audiovisual desde 2013 com passagens pelo Geekdama, Reserva Cinéfila e Cinerama.

    VEJA TAMBÉM

    Notícias

    Nintendo Switch 2: suporte a mouse USB confirmado

    maio 23, 2025
    Notícias

    Zenless Zone Zero chega ao Xbox em 6 de Junho

    maio 23, 2025
    Especiais

    15 melhores jogos do Sonic segundo o metacritic

    maio 23, 2025
    View 1 Comment

    1 comentário

    1. DJ Welltton Siqueira on dezembro 15, 2024 8:53 pm

      Cara!
      Meu Deus dos céus…
      Esse texto com toda essa análise e riqueza de informações são extremamente profundas e justificáveis quebrando todos os parâmetros e paradigmas. Merece o Oscar…
      Sendo imparcial, sensato, honrado e justo….
      🙏🏻🙌🏼🤜🏼🤛🏻🤝🏻🤝🏻🤝🏻👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

      Reply
    Leave A Reply Cancel Reply

    Top Posts

    Rollerdrome poderá ser testado através do Game Trials da PS Plus

    Ruancarlo Silva Notícias

    Far Cry 6 ganha trailer focado no galo Chicarrón

    Ruancarlo Silva Notícias

    PlayStation reforça produção de mídias físicas no Brasil

    gspetri Notícias

    Patch de Lords of the Fallen adiciona Passe de Amigo e muito mais

    Sherman Castelo Notícias

    Próximo FIFA pode ser feito pela 2K

    Ruancarlo Silva Notícias
    Redes Sociais
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimos Reviews
    5.2
    Reviews

    Review de Copycat após a platina (PS5)

    Sherman Castelomaio 22, 20255 Mins Read
    4.0
    Reviews

    Review – Trident’s Tale (PS5)

    John Warlockmaio 21, 202516 Mins Read
    6.2
    Reviews

    Review: Blades of Fire (PS5 Pro)

    Ruancarlo Silvamaio 20, 202511 Mins Read
    Bombando 🔥

    Pré-venda do DualSense de Death Stranding 2 começa no exterior

    maio 22, 20251 Min Read

    PlayStation anuncia fim do programa PlayStation Stars

    maio 21, 20251 Min Read

    Pré-venda do DualSense de Death Stranding 2 deve começar essa semana

    maio 20, 20252 Mins Read
    Escolhas do Editor

    Guia completo para saber tudo sobre impressão 3D

    maio 22, 2025

    5 melhores impressoras 3D de resina e filamento para iniciantes e profissionais

    maio 22, 2025

    5 Smart TVs 4K com ótimo custo-benefício para um cinema em casa

    maio 22, 2025
    Categorias
    • Destaque
    • Especiais
    • Guias de Platina
    • Jogos
    • Nintendo
    • Notícias
    • Ofertas
    • PlayStation
    • Promoções
    • Reviews
    • Rumores
    • Uncategorized
    • Xbox
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    © 2025 RepúblicaDG. Desenvolvido por Desconto em Games.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.