O sucesso da franquia Harry Potter acabou marcando gerações e tornando-se um dos títulos mais lucrativos da história! Apesar das polêmicas bombásticas envolvendo a escritora J.K. Rowling, o título continua sendo consumido mesmo após o encerramento do ciclo dos bruxos no cinema em 2011. Felizmente, Harry Potter recebeu grandes jogos que marcaram a infância de muitos jogadores do Game Boy, PlayStation 1 e até mesmo durante o seu lançamento no PC em 2001 com a Pedra Filosofal. É importante ressaltar que os jogos da franquia do bruxinho foram lançados em todas as plataformas, porém, os jogos contavam com grandes diferenças em sua história e até mesmo gameplay.
Pensando em todo o sucesso e história de vida de Daniel Radcliffe (Harry Potter), Rupert Grint (Ron Weasley) e Emma Watson (Hermione Granger), resolvi separar esta lista nostálgica com os 10 melhores jogos de Harry Potter! É emocionante escrever sobre este assunto, principalmente por ter jogado e acompanhado toda a saga durante a minha infância. Confira abaixo:
10 – O Prisioneiro de Azkaban (Game Boy Advance)
O terceiro game da franquia foi lançado para Game Boy Advance em 2004 e desenvolvido pela KnowWonder, Griptonite Games e a EA UK. A sequência da Câmara Secreta era um RPG beaseado por turnos e puzzles que eram encontrados ao longo da jornada e luta contra os Dementadores.
Com mecânicas relativamente simples e nada inovadoras para a época, o jogo acabou não se destacando e recebeu notas baixas de grandes sites especializados.
Este foi um título que demorei para iniciar já que não havia um Game Boy Advance quando o game foi lançado oficialmente. É claro que este jogo foi maravilhoso nos olhos de uma criança que queria apenas se divertir sem se preocupar em avaliar.
9 – O Cálice de Fogo (Versão PS2, Gamecube e PC)
Confesso que fiquei na dúvida de colocar O Cálice de Fogo na lista mas foi um jogo que marcou justamente por ter me decepcionado muito com sua proposta de mundo aberto. Em Cálice de Fogo, os jogadores deverão coletar alguns escudos espalhados no mapa para liberar as novas fases.
Apesar da decepção, não posso deixar de mencionar as fases marcantes como o vôo de vassoura contra o dragão e a épica luta final contra Lord Voldemort. Mais um jogo que não recebeu uma nota tão boa mas marcou a geração na época!
8 – O Enigma do Príncipe (Versão PS3 e Xbox 360)
Em 2007 o mundo ficou chocado com o trailer fantástico de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, principalmente pelo seu mundo aberto completamente explorável. Quando joguei pela primeira vez fiquei fascinado com a quantidade de corredores e o combate multiplayer do Clube dos Duelos. Para a época, o jogo era brilhante e contava com lindos gráficos que faziam total diferença em nossa experiência. Infelizmente as animações bizarras do jogo acabaram decepcionando o público.
Apesar de não ser o melhor jogo da franquia, é indiscutível que este foi um dos jogos mais inovadores de Harry Potter para a época! Me diverti muito jogando no PlayStation 3 e sinto falta até hoje de tudo aquilo que vivenciei.
7 – A Câmara Secreta (Versão Gamecube e PS2)
Por incrível que pareça, joguei Harry Potter e a Câmara Secreta (Versão Gamecube) apenas em 2018 graças a indicação de um amigo que havia zerado o jogo recentemente. Com uma pequena TV de tubo que utilizo para jogar os clássicos da antiga geração, vivenciei uma experiência única e completamente memorável.
Passei horas babando com a qualidade técnica e a gameplay fluída do game mesmo após 20 anos se passarem.
Se você ainda não jogou Harry Potter e a Câmara Secreta no Gamecube ou PlayStation 2, recomendo dar uma oportunidade para o título!
Obs: Esta versão é diferente da versão original de PlayStation 1.
6 – A Pedra Filosofal (Versão Gamecube e PS2)
Com algumas características similares ao segundo título, Harry Potter e a Pedra Filosofal foi o primeiro teste da EA para conhecer o futuro da franquia nos games! Recebendo versões para PC, PlayStation 1 e PlayStation 2, o jogo provou que sua gameplay e aprendizado das aulas de magia seriam apenas o início de um futuro brilhante para a saga.
Apesar de não ter recebido uma nota tão alta nas críticas, o jogo deixou seu legado com uma bela ambientação e detalhes que só eram possíveis no PlayStation 2 e Gamecube.
E aí? O que está esperando para rejogar esta obra de arte?
5 – A Câmara Secreta (Game Boy Advance)
Como havia mencionado anteriormente, as versões de Game Boy Advance passaram batido já que adquiri o portátil anos após o seu lançamento oficial. Com gráficos satisfatórios, o jogo marcou devido suas mecânicas de combate ao estilo “RPG”. Vale ressaltar que este gênero não era tão conhecido na época.
Pode parecer um tanto quanto irônico mas acabei me divertindo mesmo tendo enormes dificuldades em finalizar o game.
É claro que muitas coisas que aconteciam nesta versão não estavam presentes nos livros e nem nos filmes principais. Talvez este tenha sido o motivo para não agradar os fãs da franquia. É claro que para as crianças, este era um mundo completamente novo e que cabia na palma de nossas mãos!
4 – O Prisioneiro de Azkaban (PC)
Considerado o melhor filme da franquia Harry Potter, o clássico Prisioneiro de Azkaban ficou marcado entre gerações por rodar em computadores fracos para a época. Com gráficos lindos, o jogo era um show a parte e a cada descoberta ou passagem secreta, mais vontade eu tinha de finalizar esta obra de arte.
Lembro até hoje de procurar este jogo em todos os sites de vendas e quando eu finalmente encontrei, recebi o jogo com defeito. Uma tremenda decepção e desgosto mas felizmente consegui trocar na loja Saraiva e finalizar o game em grande estilo!
3 – O Prisioneiro de Azkaban (PlayStation 2)
Se você jogou Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban para PlayStation 2 certamente estará me achando um louco! Mas pera aí… porque o terceiro colocado? E é aí que eu te digo! O game é incrível mas a jogabilidade acabou pecando mesmo para a época de seu lançamento. A versão de PlayStation 2 se tornou tão popular que era comum encontrar os famosos Detonados nas bancas de jornal, além de gerar muitas discussões nas rodas de amigos em 2004.
Curiosamente, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (versão PlayStation 2) acabou se tornando o título com a maior nota de toda a franquia, perdendo apenas para a Câmara Secreta de PC.
2 – A Pedra Filosofal (PlayStation 1)
É claro que este não poderia ficar fora da lista, principalmente por ser o primeiro jogo que ganhei no PlayStation 1. Internado em um hospital em minha infância, Harry Potter e a Pedra Filosofal me marcou positivamente com uma jogabilidade incrível para a época e mistérios inimagináveis que só pude descobrir anos depois com a chegada do YouTube.
Os barulhos de fantasmas no corredor e o terrível Pirraça me apavoravam, fazendo com que eu jogasse apenas quando estivesse próximo aos meus pais.
Este é sem dúvidas um dos jogos obrigatórios da franquia e que devem ficar marcados para sempre na história do PlayStation 1!
1 – A Pedra Filosofal (Versão PC)
Se você jogou Harry Potter e a Pedra Filosofal para PC, com certeza este será seu título preferido de toda a franquia! Escrevo este especial com uma lágrima no rosto, principalmente pelas boas lembranças que tive com ele. Me lembro perfeitamente de estar jogando e ser chamado pela minha avó (que já faleceu) para comer um delicioso hamburguer enquanto explorava a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Um fato curioso é que este foi o primeiro game dublado da franquia Harry Potter e até hoje seus dubladores são desconhecidos, deixando assim de receber seus devidos créditos.
Além da experiência inovadora, gameplay fluída, gráficos lindos para a época e ambientes cheios de mistérios, conheci a modalidade “Speedrun” e até hoje pratico algumas runs improvisadas e cheias de bugs para zerar o mais rápido possível!
Caso tenha interesse em acompanhar, disponibilizo uma gameplay antiga que realizei para o site speedrun.com. Confira abaixo:
Esta foi a lista com os 10 melhores jogos de Harry Potter de todas as gerações! Mas e aí? Faltou algum jogo nesta lista? Deixe aí nos comentários!
Obs: O maior sonho de um amante de Harry Potter é que esses jogos recebam um Remaster ou até mesmo Remake.
Mais notícias: