Dragon Ball é uma das obras mais influentes de todos os tempos. Seu mangá e anime atravessam gerações, gerando conteúdo até os dias de hoje.
São dezenas de jogos e filmes adaptados da obra criada por Akira Toriyama, e em breve Dragon Ball: Sparking! Zero será lançado.
Por essa razão, elaborei uma lista com os melhores jogos de Dragon Ball Z, relembrando desde os clássicos até os títulos modernos da franquia.
Obs: A lista é baseada em minha opinião pessoal. Fique à vontade para discordar e compartilhar quais são os seus jogos favoritos nos comentários!
Sem mais enrolação, vamos à lista:
7 – Dragon Ball: Advanced Adventure
Vou começar essa lista “roubando”, já que Dragon Ball: Advanced Adventure não retrata a fase Z, limitando-se ao clássico. Contudo, essa pérola do Game Boy Advance é um excelente jogo de aventura que acompanha Goku em sua fase ainda criança.
Sem grandes transformações ou inimigos ultrapoderosos que destroem galáxias, a aventura é mais simples, mostrando Goku enfrentando os robôs da Red Ribbon até a batalha final contra Piccolo Daimaoh.
O gênero é uma mistura de plataforma com beat ‘em up, e durante as batalhas contra chefes, o jogo se transforma em um duelo 1×1, no estilo tradicional dos jogos de luta.
Para quem quer se divertir apreciando o início de Dragon Ball, este é um título perfeito.
6 – Dragon Ball Z: Sagas
Dragon Ball Z teve inúmeros jogos ao longo dos anos, mas a maioria focava no gênero RPG ou luta. Até que a Avalanche Software, em parceria com a Atari, decidiu lançar Dragon Ball Z: Sagas, um jogo beat ‘em up em 3D.
O jogo se destacava por adaptar a história desde o início da saga Saiyajin até o final da saga dos Androides. Com muitos personagens, como Goku, Gohan e Trunks do Futuro, ele podia ser jogado em coop local.
Sua nota no Metacritic não é das melhores, amargando uma média de 49, mas foi bem recebido pelos fãs que queriam um jogo de ação adaptando as sagas clássicas do anime.
Plataformas: Xbox, PlayStation 2 e GameCube
5 – Dragon Ball Xenoverse 2
Dragon Ball Xenoverse 2 é uma das adaptações mais recentes de Dragon Ball. Lançado em 2016, o jogo é uma mescla de RPG e luta. Na história, o jogador pode criar seu personagem original e reviver diversos momentos icônicos da série.
No entanto, o foco principal é o modo online, que recebe suporte da desenvolvedora até hoje, com o lançamento de novos personagens, incluindo os recentes Gohan Beast e Piccolo Orange de Dragon Ball Super: Super Hero.
Seu suporte contínuo mantém o interesse dos jogadores, que aguardam ansiosamente por um Xenoverse 3.
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC e Google Stadia
4 – Dragon Ball Z: Kakarot
Dragon Ball Z: Kakarot é o jogo mais recente da franquia. Ele é um RPG de ação em mundo aberto, adaptando inicialmente as sagas Saiyajin até a saga Boo. No entanto, como conteúdo pós-lançamento, sagas de Dragon Ball Super e filmes foram adicionados via DLC.
Para muitos fãs, o jogo é um colírio para os olhos, já que lugares icônicos do anime, como a Corporação Cápsula, a casa do Kame e a casa do Goku, estão presentes no mundo aberto.
O jogo oferece muitas missões secundárias, que além de estender as horas de gameplay, ajudam a evoluir o personagem. Seu principal ponto negativo é que, como RPG, ele falha por ser muito fácil, permitindo que o personagem evolua sem grande esforço do jogador.
Por outro lado, seus gráficos e o modo como a história principal é contada são pontos fortes que agradaram tanto a críticos quanto a jogadores.
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC e Google Stadia
3 – Dragon Ball FighterZ
Dragon Ball FighterZ é o jogo de luta definitivo de Dragon Ball. Desenvolvido pelo estúdio Arc System Works, o mesmo de Guilty Gear, não surpreende que seja um excelente jogo de luta. FighterZ está sempre presente nos maiores campeonatos de jogos de luta do mundo.
O jogo se destaca pelo visual, que combina efeitos de Cel shading com pinturas à mão, resultando no jogo de Dragon Ball mais bonito já produzido. O cenário é incrivelmente detalhado, e o fã-service está presente a todo momento.
Os golpes são balanceados, dos personagens mais fracos aos mais fortes, o que contribui para a presença constante de FighterZ nos maiores campeonatos de jogos de luta.
O jogo tem a maior média entre os títulos de Dragon Ball no Metacritic, com incríveis 87
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.
2 – Dragon Ball Z: Budokai 3
Se para muitos FighterZ é o jogo de luta definitivo de Dragon Ball Z, eu sou do time clássico que prefere Budokai 3 por todo o conjunto que ele oferece. Os visuais são deslumbrantes, mesclando muito bem o 2D com o 3D.
A quantidade de inimigos é robusta, cada um com seus ataques únicos. Os minigames são criativos, e o modo história é robusto, não entregando todos os personagens de bandeja, o que incentiva a jogar.
Exclusivo do PlayStation 2, Budokai 3 é o jogo dos sonhos para qualquer apreciador de jogos de luta e fã de Dragon Ball Z.
1 – Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3
Ah, esse jogo… Como eu joguei Budokai Tenkaichi 3. O primeiro lugar dessa lista não poderia ser diferente. Foi um dos jogos que mais joguei na vida.
O jogo beira a perfeição até hoje: os gráficos, para a época, eram excelentes, a história era abrangente, cobrindo desde o clássico até GT, com muitos modos de jogo e, o melhor de tudo, mais de 150 personagens diferentes.
Você podia fazer combinações malucas, como jogar com Spopovich e Videl no mesmo time, ou escolher Goku e Vegeta para realizar a fusão. As possibilidades eram imensas.
Os cenários incluíam todos os locais icônicos do anime, e eram destrutíveis. Se um poder muito forte fosse usado, ele poderia mudar completamente o cenário.
Os combos eram variados, com muitas opções de ataque e defesa, tornando o jogo um verdadeiro destruidor de controles do PS2.
Na minha opinião, Budokai Tenkaichi 3 não é apenas a melhor adaptação de Dragon Ball para os games, mas também um dos melhores jogos da vasta biblioteca da sexta geração de consoles.
Plataformas: Nintendo WII e PlayStation 2
Onde comprar o Dragon Ball: Sparking! Zero?
Se você deseja comprar o novo Dragon Ball: Sparking! Zero, não deixe de entrar em nossos grupos para receber as melhores ofertas.
A pré-venda já está disponível em mídia física e digital, e deixarei links com as duas opções de compra logo abaixo.
Nossa loja parceira, Nuuvem, oferece gift cards que podem ser utilizados para adquirir a versão digital na PlayStation Store e Xbox Live, e o melhor de tudo: com a comodidade de parcelamento em até 6 vezes sem juros!