Como de costume nos jogos da FromSoftware, Elden Ring possui uma dificuldade acima da média da indústria dos games. E sua DLC, chamada Shadow of The Erdtree, não foge dessa regra.
Para muitos, a dificuldade dos chefes de Shadow of The Erdtree está exacerbada. Contudo, acreditamos que a FromSoftware presumiu que os jogadores enfrentaram o jogo base antes de encarar a DLC, então já estavam “calejados”.
Além disso, há uma nova forma de equilíbrio, forçando o jogador a explorar o mapa para obter fragmentos se quiser obter sucesso na jornada.
Após finalizar praticamente tudo que o gênio Hidetaka Miyazaki propôs nessa nova aventura, vamos ranquear os chefes do mais fácil para o mais difícil, dando nossa opinião sobre a dificuldade.
Obs: Daremos ênfase nos chefes lendários de Shadow of The Erdtree, mas também citaremos alguns opcionais e chefes de dungeons que se destacaram.
12 – Avatar da Umbrárvore
Em último lugar, temos o Avatar da Umbrárvore, um chefe opcional que se encontra na Base da Umbrárvore. Apesar de possuir uma aparência amedrontadora e ter três barras de vida, enganando o jogador na primeira vez, é um chefe bem simples de se enfrentar.
Seu ponto fraco é a cabeça em formato de girassol, e ele toma muito dano de fogo. A maioria dos jogadores conseguirá superar esse desafio nas primeiras tentativas.
11 – Hipopótamo Dourado
O Hipopótamo Dourado é mais um chefe opcional da DLC. Ele é encontrado pela primeira vez na Fortaleza das Sombras e possui dificuldade mediana, já que a câmera do jogo acaba se atrapalhando em determinados locais do cenário.
Na segunda fase, ele ganha espinhos dourados que dificultam um pouco a luta. Mas, no final, ele não é nenhum bicho de sete cabeças. Mais tarde no jogo, dois deles podem ser encontrados como inimigos comuns.
10 – Cavaleiro Pútrido
O Cavaleiro Pútrido é um chefe opcional em uma área secreta do mapa. Muitos jogadores acabarão finalizando a DLC sem encontrá-lo. Sua aparência é uma mistura de um esqueleto em cima de um cavalo, e a batalha lembra vagamente a do Órfão de Kos, presente em Bloodborne.
Apesar de causar muito dano e possuir magias de fogo e gelo que podem dar hit kill, ele não está em uma colocação mais alta pois concede muito espaço para o jogador pensar e se curar.
9 – Romina, Santa do Broto
Romina é a última chefe principal antes do chefe final. Entretanto, ela é bem mais fácil quando comparada aos chefes principais anteriores que falaremos mais para frente.
Sua aparência é uma mistura de escorpião com centopeia, e a parte mais difícil da batalha é o efeito de podridão escarlate que ela causa.
8 – Metyr, Mãe dos Dedos
A Metyr é uma chefe opcional que só aparece após completar uma quest específica do jogo. A batalha não é muito complicada, apesar de ela causar muito dano. No entanto, jogadores que usam uma build focada em combate corpo a corpo podem encontrar dificuldades.
Isso porque, em muitos momentos, ela salta e lança ataques à distância, e seus golpes diretos podem matar rapidamente.
7 – Midra, Lorde da Chama Frenética
Midra é um chefe bem difícil por todo seu contexto: sua área fica na região mais difícil de explorar do mapa, cercada por inimigos imortais.
Quando a batalha se inicia, ele aparenta ser inofensivo, mas se transforma duas vezes, e seus golpes podem matar rapidamente. Além disso, ele causa o efeito de loucura, que drena praticamente todo o HP do jogador.
6 – Fera Divina, o Leão Dançante
A luta contra o Leão Dançante é um dos momentos mais épicos da DLC. Começa pelo visual do chefe, um leão inspirado na mitologia chinesa, sendo possível notar que está sendo controlado por dois homens debaixo dos panos.
Durante a luta, começa a chover, e o chefe solta raios e gelo, transformando o cenário em um show à parte. Ele é muito rápido, dando pouquíssimo tempo para o jogador pensar e elaborar uma estratégia, dificultando até mesmo o uso de itens de recuperação.
Ele é o primeiro chefe principal da DLC, gerando um verdadeiro desafio até mesmo aos jogadores veteranos.
5 – Rellana, Cavaleira das Luas Gêmeas
A segunda chefe principal da DLC, Rellana, é um verdadeiro desafio para os jogadores. Desde o início da batalha, ela é muito rápida, e quando perde metade de seu HP, ativa o efeito de suas espadas, uma com dano mágico e outra com dano de fogo.
Além disso, Rellana possui um ataque onde invoca uma lua e joga na arena, e se o jogador receber o dano, é um golpe fatal. A luta não é ainda mais difícil porque as invocações dividem sua atenção, abrindo espaço para que o jogador possa atacar.
Mesmo assim, é um desafio considerável que merece destaque na lista.
4 – Bayle, o Horror
O Bayle é um dragão lendário. Sua localização fica no pico de uma montanha, e para chegar até lá, será necessário enfrentar dois chefes dragões, já dificultando a jornada.
Chegando lá, a batalha é bem complicada, haja vista que ele solta raio e fogo ao mesmo tempo, podendo matar o jogador a qualquer instante. Ele toma pouco dano se não atacar diretamente na cabeça.
É possível invocar um NPC chamado Igon para ajudar na luta, até faz parte de uma quest, contudo, apesar disso, a batalha não mudará muita coisa.
O Bayle se une ao Midir, do Dark Souls 3, como uma das melhores lutas contra chefes dragões já criadas pela FromSoftware.
3 – Comandante Gaius
À primeira vista, o Comandante Gaius parece fácil: antes de iniciar a batalha, ele atravessa o cenário. O jogador pode utilizar o Cavalo Torrente, tendo tempo suficiente para imbuir as armas. No entanto, quando a luta começa, a situação muda.
Primeiro, ele causa muito dano e o Cavalo Torrente dura apenas alguns segundos. Segundo, montado em um javali, ele é rápido e mantém uma série de ataques constantes, além de possuir uma barra de vida gigante.
Nas primeiras semanas, a batalha foi ainda mais difícil, pois ao morrer e retornar à arena, Gaius já estava pronto para atacar, sem dar tempo para invocações ou melhorias nas armas do jogador.
A FromSoftware afirmou que essa agressividade extrema era um bug e modificou o local de surgimento do chefe em tentativas posteriores a primeira. Ainda assim, o Comandante Gaius mantém o posto de chefe opcional mais difícil e ocupa o terceiro lugar em toda a DLC Shadow of the Erdtree.
2 – Messmer, Serpente Vil
O personagem da capa da DLC não faz feio, sendo tranquilamente o segundo chefe principal mais difícil.
A luta já começa difícil, com o Messmer desferindo golpes rápidos que causam dano de fogo. O jogador mal tem tempo para se curar, quanto mais para pensar.
Nessa batalha, a invocação começa a ter pouco efeito, pois o Messmer sempre prioriza o jogador. Na segunda fase, ele se transforma em uma cobra gigante, com golpes muito difíceis de esquivar.
Uma luta memorável, um dos momentos mais intensos de Shadow of the Erdtree.
1 – Radahn, o Consorte Prometido
Fique avisado: Durante essa luta, você vai morrer. Vai morrer muito. Essa versão mais jovem do Radahn é pelo menos 10 vezes mais difícil do que a encontrada no jogo base.
Ele é o último chefe principal e realmente justifica sua posição. Desde o início da luta, sua agressividade está a mil por hora. O jogador mal tem espaço para atacar, restando apenas fugir e tentar sobreviver por segundos na luta. Tanto faz chamar a invocação, se conseguir, pois até isso é difícil; ela será praticamente inútil em batalha.
Radahn possui golpes de raios, pedra e fogo. Para piorar, na segunda fase, ele ganha ataques de luz que, além de causarem dano constante, são praticamente impossíveis de se defender. A poluição visual na tela também distrai o jogador.
Ele conta com diversos ataques mortais, incluindo um abraço que rouba o coração do adversário, e quando está prestes a morrer, ele rapidamente se transforma em um meteoro que praticamente aniquila a maioria dos jogadores.
Radahn, o Consorte Prometido, entre todos os chefes, é o mais difícil de Shadow of The Erdtree. E junta-se a Isshin, Coruja, Gael e Rei Sem Nome na seleta dos mais difíceis já criados pela FromSoftware.
Bônus: Cavaleiro da Prisão Solitária
Elden Ring foi lançado no início de 2022. Tirando os jogadores constantes, muitos daqueles que jogaram no lançamento acabaram enferrujando no gênero e até esquecendo algumas mecânicas.
O Cavaleiro da Prisão Solitária fica em uma das masmorras iniciais da DLC, sendo o primeiro inimigo com barra de chefe encontrado pela maioria dos jogadores. Ele não é difícil, mas, por ter que readaptar-se às mecânicas sem poder utilizar as invocações, pode dar um certo trabalho.
Merece uma menção honrosa na lista.
Qual dos chefes de Shadow of the Erdtree você achou mais difícil? Deixe sua opinião nos comentários!