Ter um iPhone pode não ser a sua prioridade, mas é difícil encontrar alguém que nunca tenha sentido pelo menos curiosidade em experimentar o celular da Apple. O mercado de iPhones é altamente volátil, com uma ampla variedade de modelos disponíveis, tanto novos quanto usados.
Por essa razão, nossa equipe preparou este guia com os melhores iPhones para comprar em 2024, destacando os pontos positivos e negativos de cada modelo, para facilitar sua escolha de acordo com suas prioridades pessoais.
Observações:
- Ao escolher um iPhone usado, atente-se à sua procedência e verifique se as peças utilizadas são originais.
- Evite os iPhones chamados de “vitrine”. Na realidade são celulares recondicionados, onde muitas vezes tiveram suas peças trocadas, tornando-se uma espécie de “Frankenstein“.
- Outro ponto importante a ser observado é a saúde da bateria; procure modelos com pelo menos 85% da capacidade máxima, pois valores abaixo disso podem causar diversos problemas. Todos os pontos podem ser verificados nas configurações do aparelho, conforme o exemplo abaixo:
Não recomendados
Muitas vezes, o aspecto financeiro é crucial, e as pessoas procuram economizar ao máximo. No entanto, existem alguns dispositivos que já foram bons, mas que hoje não valem mais a pena devido à falta de atualizações para o sistema mais recente, ao tempo de uso, a problemas crônicos da linha ou até mesmo ao preço de mercado.
Utilizando como primeiro exemplo, temos os iPhones do 11 para baixo, como o XR, XS, X e 8/Plus. Eles ainda são utilizáveis, com um desempenho satisfatório para uso básico. No entanto, tirando o XS e XR, que segundo rumores receberão o iOS 18, o iPhone X e o 8/Plus não tem mais suporte para atualizações. O iPhone X, em particular, apresentava diversos problemas crônicos, principalmente em sua tela.
Diferentemente dos anteriores, que não são recomendados devido ao tempo desde o lançamento, temos os iPhones da linha SE, especialmente o SE 2 e o SE 3
Isso porque, apesar de serem mais recentes e possuírem um processador mais atual, além de mais alguns anos de suporte da Apple, eles ainda mantêm o design ultrapassado de 2017, com bordas enormes na parte frontal, tamanho de 4,7 polegadas que pode prejudicar a usabilidade, bateria que não dura o suficiente para um dia de uso e apenas uma câmera na traseira.
A linha 12 e 13 Mini seguem uma vertente semelhante, mas com um design mais atual e processadores atualizados. No entanto, seus tamanhos compactos, duração da bateria e, principalmente, os preços pelos quais são vendidos atualmente afastam um grande público consumidor.
Porta de entrada para Apple
Agora vamos aos recomendados. Digamos que você é um usuário de Android ou teve um iPhone há muito tempo, na época do iPhone 4/4S, e agora deseja experimentar os aparelhos mais recentes da maçã, mas sem gastar muito e com fácil revenda.
Há duas opções: iPhone 11 e iPhone 12. Ambos são bons aparelhos, ainda receberão pelo menos mais duas atualizações do iOS, possuem um design mais moderno, Face ID, modo noturno e afins.
Eles são bem parecidos esteticamente, com preços não tão distantes, e possuem vantagens/desvantagens em relação um ao outro. Vamos esquematizar para melhor compreensão:
iPhone 12
Vantagens
- Processador mais atualizado: A14 Bionic, contra o A13 Bionic do iPhone 11.
- Suporte à tecnologia 5G
- Tela OLED
- É menor e possui melhor pegada
Desvantagens
- O celular esquenta muito, principalmente jogando e gravando vídeos.
- A bateria sofreu um downgrade, sendo a pior entre as linhas recentes da Apple.
- As fotos tiradas com a câmera tendem a apresentar um tom mais amarelado ou laranja.
iPhone 11
Vantagens
- O preço dele, seja novo ou usado, é acessível.
- Boa duração de bateria.
- Ampla variedade de cores.
Desvantagens
- Suporte apenas ao 4G
- Tela LCD, que não é ruim, mas já está ultrapassada
- Qualidade de som não é das melhores
- O celular é “gordo”, dificultando sua pegada
Melhor custo-benefício
O iPhone 13 pode não ser o mais barato, mas, no geral, foi um dos maiores acertos da história da Apple. Resolveu os problemas de aquecimento do 12, trouxe uma bateria tão boa ou até melhor que a do 11, e um design mais moderno, com o notch cerca de 20% menor.
A linha 13 até mesmo conquistou os haters da marca. Em termos de custo-benefício, é sem dúvida a melhor opção.
A melhor bateria
Há alguns anos, o iPhone era alvo de piadas devido à sua autonomia de bateria, que de fato não era das melhores. Contudo, a Apple ouviu as críticas e vem melhorando esse quesito desde a linha X. Hoje, o iPhone figura entre os líderes em autonomia no mercado.
Se você, assim como eu, não se importa tanto em possuir as tecnologias mais recentes, desde que o celular dure o dia todo, mas não abre mão de um bom conjunto de tela, câmera e desempenho, o iPhone 14 Plus é o modelo ideal.
São 4.323 mAh em sua bateria, o que, aliado ao eficiente gerenciamento de energia do iOS, possibilita até dois dias de uso com folga. Com essa autonomia, você pode sair de casa despreocupado em recarregar o aparelho.
A linha 14 base pode não ter apresentado grandes evoluções em comparação com as anteriores, mas nesse ponto não decepciona.
O mais completo
O iPhone 14 Pro pode não ser o mais recente, mas é um dos celulares mais completos já criados. Na linha 14 Pro, estreou pela primeira vez a Dynamic Island, nome dado ao novo notch frontal. Falando da tela, ele já possui a tecnologia ProMotion, com taxa de atualização de 120 Hz, além do suporte ao HDR.
São três câmeras na traseira, incluindo uma grande angular, uma câmera zoom e a principal de 48MP. É possível utilizar o modo cinema, que desfoca o fundo dos vídeos, auxiliando criadores de conteúdo.
A diferença entre ele e o Pro Max se limita ao tamanho da tela e à respectiva capacidade da bateria. Na prática, não muda nada, ficando a critério do consumidor escolher qual mais lhe agrada.
O melhor de todos
Como esperado, o iPhone mais recente é o melhor. Tirando alguns problemas iniciais de software que já foram corrigidos, o iPhone 15 Pro Max beira a excelência, sendo o melhor celular já criado pela Apple.
As novidades, quando comparadas ao 14 Pro Max, foram singelas, sendo basicamente uma atualização interna de hardware, uma câmera de zoom mais poderosa e o novo acabamento em titânio, o que reduziu significativamente o preço do aparelho.
Considerações Finais
Como você pode ver, cada aparelho tem suas peculiaridades, e cabe ao consumidor decidir o que lhe agrada mais, sempre definindo prioridades.
Ficou interessado nos aparelhos? Abaixo, deixaremos links para lojas confiáveis caso você deseje realizar a compra.
iPhone 11:
iPhone 12:
iPhone 13:
iPhone 14 Plus:
iPhone 14 Pro:
iPhone 15 Pro Max:
Dica: No momento de publicação dessa matéria está em vigor alguns cupons de desconto no Mercado Livre, então tente utilizar “ELETRO300; ELETRO180 ou ELETRO120“.
Caso queira esses produtos, games ou acessórios no menor preço, não perca tempo, entre em nossos grupos e economize!