A franquia GTA é conhecida por suas campanhas polêmicas recheadas de sátiras e humor ácido, mas com um belo mundo aberto e protagonistas que tornam a narrativa ainda mais imersiva. Com o sucesso absoluto de Grand Theft Auto San Andreas para PlayStation 2, o jogo se tornou um hit viral, gerando novas sequências e popularizando Grand Theft Auto V como o produto de entretenimento mais lucrativo da história.
Com os lançamentos mais recentes da empresa, inúmeras críticas foram redirecionadas para a Rockstar graças aos ports inacabados e remasters que não condiziam com o preço atual. A confiança do público foi abalada após o lançamento problemático de Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition, a trilogia que contava com GTA 3, Vice City e San Andreas.
Em 8 de novembro de 2023, quase 10 anos após o lançamento de GTA V, a Rockstar se pronunciou e garantiu que o primeiro trailer do próximo Grand Theft Auto será disponibilizado no começo de dezembro. Pensando nisso, a equipe da República DG separou uma lista com os melhores jogos da franquia Grand Theft Auto (GTA)!
OBS: Vale ressaltar que a seleção dos melhores jogos da franquia se baseiam em minha opinião pessoal. A lista pode variar de jogador para jogador!
10 – Grand Theft Auto (1997)
Lançado originalmente em 1997 para o PlayStation 1, Grand Theft Auto marcou sua estreia no mercado de games com uma perspectiva em terceira pessoa com vista aérea e um mundo aberto bem limitado. Embora tenha se tornado o primeiro jogo numerado da franquia, o clássico de 97 não contava com grandes desafios ou missões impactantes, levando os jogadores a cometerem crimes e pontuar com atropelamentos e mortes de NPC’s.
Esta é a primeira introdução das cidades de San Andreas, Vice City e Liberty City em um GTA, popularizando-se nos títulos posteriores.
9 – Grand Theft Auto 2 (1999)
Em 1999 Grand Theft Auto 2 é lançado com melhorias gráficas e um mapa repleto de conteúdos adicionais. O grande destaque do novo título da franquia vai para a seleção de gangues que podem ser controladas pelo jogador, além de uma narrativa melhor desenvolvida que seu título antecessor. Mesmo com o apelo emocional do público, o jogo recebeu a nota 70 no Metacritic e se tornou um dos “piores jogos avaliados” da franquia.
Vale ressaltar que GTA 2 foi lançado originalmente para PlayStation 1, Dream Cast e PC.
8 – Grand Theft Auto: Chinatown Wars (2009)
Mesmo com a inovação dos hardwares, Grand Theft Auto: Chinatown Wars manteve a perspectiva em terceira pessoa com a câmera aérea. Em Chinatown controlamos Huang Lee, um jovem enviado para a cidade de Liberty City para entregar uma espada rara. Ao chegar no aeroporto, Huang é roubado por uma facção e nosso principal objetivo é vingar a morte do pai e recuperar a espada.
Grand Theft Auto: Chinatown Wars foi lançado em 2009 para Nintendo DS e PSP.
7 – Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition (2021)
Considerado por muitos o pior port da geração, Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition entregou os melhores jogos da franquia com um desempenho terrível e bugs constantes que prejudicaram a experiência dos jogadores. Embora seja um jogo desastroso, é inegável que a trilogia conta com os melhores jogos já lançados na franquia, merecendo uma oportunidade graças as atualizações que corrigiram os problemas gerais.
Grand Theft Auto: The Trilogy foi lançado em 2021 e já está disponível para todas as plataformas. Vale ressaltar que este é o primeiro GTA disponibilizado para Nintendo Switch.
6 – Grand Theft Auto: Liberty City Stories (2005)
Focado nos consoles portáteis, Grand Theft Auto: Liberty City Stories recebeu um port no ano seguinte para o PlayStation 2, se popularizando ainda mais e criando uma tendência de jogos em terceira pessoa para a franquia. A prequela de GTA III coloca os jogadores na pele de Toni Cipriani, um mafioso respeitado até mesmo por Salvatore Leone. Ao concluir diversas missões para Leone, Toni se torna cada vez mais respeitado e recebe missões mais ousadas que poderão afetar sua vida do crime de uma vez por todas.
Oferecendo uma narrativa de grande impacto, Liberty City Stories acabou se tornando o meu jogo favorito do PSP, desbancando até mesmo God of War: Chains of Olympus.
5 – Grand Theft Auto III (2001)
Você deve estar se perguntando… Como um jogo de 2001 entrou nessa lista? E é aí que eu te respondo! Grand Theft Auto III é brilhante e muito a frente do seu tempo, revolucionando a fórmula de mundo aberto com uma perspectiva em terceira pessoa. Na trama controlamos Claude, um protagonista mudo que busca vingança após ser traído por sua namorada durante um assalto a banco. Em busca de respostas, os jogadores deverão concluir diversas missões para chegar até Catalina e resolver esta situação de uma vez por todas!
Grand Theft Auto III foi lançado em 2001 e recebeu alguns ports ao longo dos últimos anos.
4 – Grand Theft Auto: Vice City (2002)
Que tal um passeio por Vice City? Lançado em 2002, Grand Theft Auto: Vice City coloca os jogadores na pele de Tommy Vercetti na Miami dos anos 80. Ao ser liberto da cadeia após 15 anos, Tommy é contratado para atuar como comprador em um negócio envolvendo cocaína. Chegando no local, nosso protagonista é emboscado, mas consegue sair com vida de um tiroteio envolvendo os traficantes. Nosso principal objetivo é recuperar o dinheiro e a droga roubada por outros traficantes da região.
Grand Theft Auto: Vice City foi lançado em 2002 e recebeu alguns ports ao longo dos últimos anos.
3 – Grand Theft Auto: San Andreas (2004)
Considerado por muitos o melhor jogo da franquia e o jogo mais popular do PlayStation 2, Grand Theft Auto: San Andreas é sem sombra de dúvidas um dos jogos mais importantes da história! Com mais de 27 milhões de cópias vendidas, CJ conquistou o coração dos jogadores com uma narrativa envolvente entre gangues e a lealdade entre os membros da Grove Street. Um ponto interessante que devemos mencionar é que o jogo conta com a aparição de alguns personagens dos títulos anteriores.
Esta é uma excelente oportunidade para você jogar San Andreas novamente!
2 – Grand Theft Auto V (2013)
Eu confesso que foi muito difícil montar essa lista e deixar GTA 5 em segundo lugar! Considerado o produto de entretenimento mais lucrativo da história, Grand Theft Auto V já vendeu mais de 185 milhões de cópias. Essa é a primeira vez que os jogadores controlam 3 personagens em um mundo aberto repleto de possibilidades e missões envolventes. Além disso, o jogo recebeu o GTA Online, modo multijogador que se tornou uma febre mundial, recebendo atualizações constantes e novos jogadores todos os dias.
Grand Theft Auto V já está disponível para PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.
1 – Grand Theft Auto IV (2008)
Tornando-se um dos títulos mais emocionantes e tristes de toda a franquia, Grand Theft Auto IV apresenta uma narrativa madura e com momentos de pura reflexão sobre a vida de Niko Bellic. Após receber uma chamada de seu primo, Niko parte para Liberty City com a intenção de viver o “Sonho Americano” e encontrar o homem que traiu seu exército anos atrás. Não satisfeito com a vida “falsa” prometida por Roman, nosso protagonista se envolve com membros da máfia russa sob os comandos de Mikhail Faustin. Traído novamente, Niko perde uma das pessoas que mais ama e parte para uma missão de vingança até matar Jimmy Pegorino.
Envolvente do começo ao fim, Grand Theft Auto IV se tornou um dos meus jogos favoritos! Vale ressaltar que o jogo já está disponível para PlayStation 3, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.
O que achou da lista? Quais são os melhores GTA da franquia? Deixe sua opinião nos comentários!