Se você está buscando por uma lista dos melhores metroidvanias de 2023, bom, sua procura chegou ao fim! Com o final do ano praticamente batendo na porta, resolvi produzir essa lista com os melhores exemplares que foram lançados para esse belíssimo gênero em 2023. Felizmente, o ano foi muito bondoso com os fãs de metroidvanias e excelentes jogos com essa estrutura foram lançados. Sem mais enrolações, vamos à lista!
9) Ebenezer and the Invisible World
Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Orbit, Ebenezer and the Invisible World é totalmente baseado na obra Um Conto de Natal de Charles Dickens. A trama do jogo se passa imediatamente após os eventos do livro, onde temos um Ebenezer reformado que tenta auxiliar espíritos e a população de Londres em um ambiente hostil dominado por uma família da nobreza que explora o povo.
8) The Last Case of Benedict Fox
Desenvolvido pela Rogue Games, The Last Case of Benedict Fox foi lançado como um exclusivo temporário nas plataformas Xbox e seu principal diferencial foi mesclar a estrutura de metroidvania com o ocultismo. Protagonizado por Benedict Fox, um detetive que une forças com um demônio, a trama coloca o jovem em uma jornada para procurar respostas sobre a morte de seu pai em outra dimensão.
7) Curse of the Sea Rats
Desenvolvido pela Petoons Studio e publicado pela PQube, Curse of the Sea Rats é um metroidvania protagonizado por ratos piratas. Proposta bem inusitada, não é? Com visuais cartoonescos, a proposta do jogo é derrotar uma Bruxa Pirata para acabar com a maldição que transformou toda a tripulação em ratos.
6) Elderand
Outro jogo brazuca na lista. Elderand foi criado pela Sinergia Games. Com uma estética sombria, o jogo é protagonizado por um mercenário capaz de derrotar Sserthis, uma entidade poderosa que assombra o continente.
5) Convergence: A League of Legends Story
Desenvolvido pela Double Stallion e pertencente ao selo Riot Forge, Convergence: A League of Legends Story nos coloca no papel de Ekko, emblemático personagem de League of Legends, com a finalidade de salvar a cidade de uma ameaça sem precedentes. O maior charme de Convergence é a capacidade que Ekko apresenta de manipular o tempo, gerando mecânicas interessantes que tornam a jogabilidade atrativa.
4) 9 Years of Shadows
Desenvolvido pela Halberd Studios, 9 Years of Shadows é protagonizado por Europa, uma guerreira que precisa limpar a corrupção do gigante Talos antes que ele destrua o mundo por completo. Com belíssimos efeitos visuais, um combate frenético e uma trilha sonora sublime, 9 Years of Shadows é um prato cheio para os fãs do gênero.
3) Afterimage
Desenvolvido pela Aurogon Shangai e publicado pela Modus Games, Afterimage mescla anime e metroidvania para entregar uma experiência excelente dentro do gênero. O jogo é protagonizado por Renee, uma jovem que acaba perdendo a memória e parte em uma jornada épica em busca de seu mentor perdido.
Com quase 200 tipos de inimigos diferentes, 6 classes de armas e visuais desenhados à mão, Afterimage é um exemplar fantástico para o gênero.
2) The Last Faith
Idealizado por dois irmãos italianos, The Last Faith é um metroidvania gótico protagonizado por Eryk, um homem destinado a derrotar um falso profeta que anseia em se tornar um Deus.
1) Blasphemous 2
É meio injusto por ser a única sequência da lista, mas não havia outro lugar para colocar Blasphemous 2. O jogo corrige quase todos os problemas do antecessor, apresentando melhorias significativas nos principais pontos fracos do game, entregando uma experiência metroidvania quase que perfeita e que eleva o gênero.