O silêncio acabou e Phil Spencer finalmente falou sobre o aumento de preço do Series S no Brasil. Ao ser questionado por Bruno Micali, editor-chefe do Flow Games, Phil não fez curva e deu a resposta mais clara que ele poderia:
A Xbox segurou o preço até onde deu, contudo, com a finalidade de manter as engrenagens girando no longo prazo em nosso território, o aumento se fez necessário. Na entrevista, o CEO da Xbox ainda revelou que o console no Brasil tem uma das menores margens do mundo, destacando o quanto é complicado fazer negócios em terras tupiniquins. Com cargas tributárias pesadas e pouco incentivo por parte do governo, de fato, é um desafio tremendo.
Apesar das justificativas por parte do executivo, o timing foi deveras curioso – semanas antes da Black Friday. E a concorrente, presente no mesmo mercado e suscetível aos mesmos percalços fiscais, conseguiu conceder descontos expressivos em seu aparelho que chega até a ter um SRP mais caro. A PlayStation pode ter sacrificado suas margens em prol de um retorno maior ao longo do tempo mas a pergunta que fica é: a Xbox, um braço da Microsoft, não tem condições financeiras de fazer o mesmo?
A marca estava conquistando um momentum importante no país, tornando-se o console predileto dos brasileiros para entrar na geração atual. Contudo, com poucas decisões, a empresa abriu uma “avenida” gigantesca para a concorrente crescer e disparar na disputa da geração atual.
Outra informação curiosa é que os aumentos vieram dias após a Microsoft liberar seus resultados fiscais do trimestre e a divisão Xbox apresentar um crescimento menor do que o esperado pela empresa-mãe. Os executivos do braço gaming podem estar sendo pressionados pela diretoria da matriz para gerarem resultados melhores e consequentemente mais valor para os acionistas.
Além do aumento de preço do Series S: as dublagens
Ao ser questionado sobre as dublagens, Phil foi um pouco mais “liso”. Ele foi enfático ao falar que elas são importantes e que a Xbox vai continuar localizando os jogos para o país, mas ele não falou em que capacidade isso será feito. Uma coisa é localizar os textos de um jogo – algo que já virou procedimento padrão, outro é providenciar uma dublagem completa.
O próximo grande lançamento da Xbox deve ser Hellblade 2, jogo da Ninja Theory. O jeito é ficar na torcida para que ele receba uma localização completa, facilitando a compreensão por parte dos jogadores que não são peritos no inglês.