Após anunciar a aquisição da Bungie por U$3,6 bilhões, Jim Ryan, o CEO e presidente da Sony Interactive Entertainment mandou um recado: “Nós absolutamente devemos esperar mais. Com certeza não iremos parar por aí. Com a PlayStation, nós temos um longo caminho para percorrer. Eu pessoalmente irei passar muito tempo com Pete e a equipe da Bungie, ajudando para que tudo saia nos conformes e para que autonomia realmente signifique autonomia. Mas em outros setores da organização, nós ainda temos diversas movimentações para fazer.”
Após a compra da Activision-Blizzard por parte da Microsoft, quase que todas as personalidades do setor começaram a cogitar que veríamos uma “guerra” de aquisições em um curto período de tempo. Contudo, acredito que ninguém imaginava que um “contra-ataque” viria de maneira tão veloz. Vale deixar claro que não estou comparando as aquisições, afinal, Activision-Blizzard é incomparável. O que quero deixar em evidência é o curto espaço de tempo entre os anúncios.
Enquanto boa parte das comunidades discutem sobre o futuro, uma pequena parcela de jogadores alega não apoiar essa “metralhadora” de compras. Segundo eles, isto vai fazer com que o controle criativo da indústria fique na mão de poucas pessoas, o que pode ser bastante prejudicial.
Quais serão os próximos alvos de aquisição por parte da PlayStation?
Agora, praticamente todo fã da PS quer saber uma coisa: quem será o próximo? As listas de desejos são bem similares. Boa parte delas citam Square Enix e FromSoftware, contudo, não acredito que esses sejam alvos no momento. A Sony já tem uma relção bem próxima com a Square envolvendo uma série de exclusividades. Em relação a FromSoftware, o estúdio pertence a Kadokawa Corporation, um conglomerado avaliado em mais de U$300 bilhões. Além disso, a Kadokawa tem uma relação de grande parceria com a PS, o que também afasta a necessidade de compra.
Um rumor que tem conquistado cada vez mais força diz respeito a Capcom. Contudo, apenas um único motivo sustenta essa “teoria”. Em Setembro de 2021, Keiichiro Urata, então CEO da Capcom USA e Europe, anunciou sua saída da empresa para ir trabalhar para a PlayStation. Em virtude disso, muita gente passou a considerar a existência de algum possível acordo entre as empresas.
Outro estúdio provavél é a ArcSystem Works. Criadores de diversos jogos de luta, a empresa tem um forte histórico de parceria com a PlayStation. Além disso, caso tenham esquecido, a PS adquiriu a EVO em Março do ano passado. A aquisição ajudaria demais a fortalecer o evento.