A PlayStation anunciou hoje (27) uma demissão em massa, afetando cerca de 900 funcionários. Em um comunicado oficial, a empresa lembra que nos últimos anos adquiriu diversos estúdios e investiu em múltiplos projetos, contudo, motivados pelo cenário macroeconômico, precisaram reavaliar a estratégia. Em suma, a empresa ficou muito inchada, prejudicando o lucro operacional.
Agora, estão reduzindo o máximo de custos possíveis para ter um bom relatório financeiro, agradando os acionistas. Entre os estúdios impactados temos:
- Naughty Dog (que recentemente teve o Factions enviado pra geladeira) –
- Insomniac (que teve todos os seus projetos futuros vazados)
- London Studio (que será fechado e o projeto live service será cancelado)
- Firesprite
- Guerrilla
2 anos atrás, o lucro operacional da empresa era de 12% em relação à receita. Agora, esse número caiu para um pouco menos de 6%, prejudicando analistas, executivos e acionistas. Nos negócios, a principal forma de reduzir custos é demitindo funcionários e cancelando projetos, duas fontes de grande despesa no balanço. A medida só reforça uma certa falta de planejamento da alta gerência da PlayStation.
Com o boom da pandemia, a empresa acabou gastando demais para tentar acompanhar o mercado e o resultado é esse: demissões em massa. Toda a indústria está sofrendo com o cenário macro, mas muito pela falta de senso dos executivos. Durante a pandemia, a indústria de games cresceu numa velocidade absurda, fazendo com que todas as companhias gastassem a rodo. Agora, a famosa “correção” chegou, reforçando a falta de responsabilidade fiscal e social de muitas empresas.