O PlayStation Blog fez um post com impressões iniciais a respeito de The Callisto Protocol. O survival horror da Striking Distance Studios foi jogado por Tim Turi, da Sony Interactive Entertainment. As impressões de Tim referem-se a uma área do game conhecida como “Habitat”.
O primeiro ponto elogiado é o visual bem empregado para o quesito imersão. A Prisão de Ferro Negro, onde se passa o game, é assustadora e impressionante. Há vapor e neblina, além de sons de correntes e gemidos baixos. A luz pisca por vezes, indicando caminhos possíveis. O visual do protagonista Jacob também é elogiado, com os detalhes na roupa, gotas de suor e a movimentação.
A Prisão de Ferro Negro está infestada de biófagos, inimigos apavorantes e infectados. A infecção progride em seus corpos, transformando-os em criaturas cada vez mais distorcidas e amedrontadoras. Para confrontá-los, Jacob pode utilizar combate corpo a corpo. Seu bastão elétrico possui ataques leves com o botão R1 e ataques pesados com o R2. Os ataques se aproveitam do Dual Sense para passar ao jogador as sensações do combate em curta distância. Se Jacob realiza um combo corpo a corpo bem-sucedido, um retículo aparece no inimigo e nosso protagonista pode dar um tiro capaz de causar bastante dano. Jacob também pode defender ataques e se esquivar, além de pisar em inimigos para liberar itens relativos a vida, munição e créditos.
Inimigos e objetos podem ser manipulados por uma arma gravitacional chamada GRP. Jacob pode utilizar isso para separar inimigos uns dos outros, além de jogá-los em lugares do cenário letais como moedores, ventiladores e abismos. O uso da GRP, porém, gasta bateria. Também é mencionado que usar um item de cura não ocorre instantaneamente, necessitando que o jogador pare o que está fazendo e veja a animação de usar um injetor no pescoço se desenrolar.
Uma das armas de fogo que Jacob tem à disposição é a pistola Canhão de Mão, capaz de explodir membros. Há também a espingarda Skunkgun, conseguida através de um projeto levado a uma impressora 3D. Os créditos obtidos podem ser trocados em uma espécie de loja por vida, balas e também a possibilidade de evoluir as armas. Os biófagos também tem suas próprias versões aprimoradas, com alguns tendo tentáculos e se tornando inimigos mais perigosos.
A Prisão de Ferro Negro está cheia de perigos, mas também de recompensas aos exploradores. Mas cuidado: os biófagos estão sempre à espreita.
The Callisto Protocol chega em 2 de dezembro e será lançado para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.
Fonte: PlayStation Blog