A PlayStation quase foi a publisher de Dark Souls. Doideira, não é mesmo? A informação foi divulgada por Shuhei Yoshida, ex-executivo da PlayStation, em uma entrevista com o podcast Sacred Symbols.
De acordo com Shuhei, a FromSoftware não quis fechar o acordo com a PlayStation por conta do tratamento dado em Demon’s Souls. Na época, a marca não via nenhum apelo global no game e decidiu não publicar ele no Ocidente.
Essa falta de “crença” acabou afastando a FromSoftware na época que optou por se aliar à Bandai Namco e publicar Dark Souls. O resto é história…
Por falar em história, a FromSoftware não se manteve relutante em relação à PlayStation. Anos após o lançamento de Demon’s Souls, as duas empresas se uniram para desenvolver e lançar Bloodborne, jogo que hoje se tornou um dos maiores clássicos do PS4.
A relutância da PlayStation na época era compreensível, afinal, o gênero Soulslike não tinha nem metade da popularidade que tem hoje. Até a chegada do mencionado Bloodborne, em 2015, os jogos eram nichados.
A crença inabalável da FromSoftware em seu produto e expertise acabaram compensando. O estúdio já ganhou dois GOTYs e Elden Ring foi um sucesso comercial gigantesco. O renome da equipe foi obtido após anos refinando as próprias habilidades e nutrindo o que é hoje uma das maiores fanbases da indústria.