A Sony realizou hoje (02) sua conferência com os investidores. Diversas informações foram divulgadas, como o desejo de lançar 10 jogos serviço até 2026. A PlayStation Plus também foi colocada em pauta. O serviço alcançou a marca de 48 milhões de assinantes (até 31/12/2021). O site PSX Brasil (Ivan Nikolai Barkow Castilho) fez uma listagem com os principais dados divulgados, confira abaixo:
- O PS5 atingiu a marca de 17,2 milhões de unidades enviadas para as lojas. 3,9 milhões de unidades foram enviadas nos últimos três meses de 2021.
- Foram vendidos 92,7 milhões de jogos (de PS4 e PS5) entre Outubro e Dezembro de 2021. Um número inferior ao mesmo período do ano passado (104 milhões).
- Dentre os 92,7 milhões de jogos vendidos, 11,3 milhões de unidades foram de títulos exclusivos.
- 62% das vendas de software foram downloads de jogos completos (no ano anterior, era de 53%);
- Média de 111 milhões de usuários ativos mensais entre outubro e dezembro de 2021;
- PS Store teve a sua segunda maior receita de um terceiro trimestre fiscal na história;
- Segundo maior trimestre fiscal na história para PlayStation e qualquer outra empresa. Também tivemos o terceiro maior lucro operacional de todos os tempos para PlayStation e o melhor para a empresa em um terceiro trimestre fiscal.
O que esperar pro futuro da PlayStation?
Mediante os resultados apresentados, podemos começar a supor algumas coisas. As vendas do PS5 estão muito abaixo do esperado pela companhia. Logo, a PS deve começar a reforçar o Marketing diante do console, enfatizando características como poder e visuais. Diante do desempenho terrível, muito provavelmente todos os jogos exclusivos lançados a partir de 2023 saiam apenas para o PS5.
A PS Plus entrou em um ponto de crescimento lento. O serviço, que atualmente é o maior da indústria, tem encontrado dificuldade em se expandir ainda mais. Curiosamente, nenhuma menção sobre o Spartacus ou expansão de serviços foi realizada na reunião.
Outro ponto que vale a pena ser mencionado é que as vendas de exclusivos devem crescer bastante e manter números altos por um bom tempo. A PS acabou sendo impactada pelo COVID, contudo, os estúdios parecem ter normalizado o fluxo de desenvolvimento, possibilitando a entrega dos projetos sem grandes atrasos.