A PlayStation vai adiar 6 dos seus 12 jogos como serviço. A informação foi divulgada hoje (09) durante a conferência da companhia com os investidores. Segundo o CFO Hiroki Totoki, os adiamentos foram necessários para garantir a qualidade e longevidade desses games. Atualmente os projetos estão passando por uma revisão completa por parte da Bungie, companhia recém adquirida pela Sony Corp. e que conseguiu construir um dos GaaS de maior sucesso da indústria.
Anteriormente, o plano era lançar 12 jogos como serviço até o final do ano fiscal de 2026 (31/03/2027). Agora, a meta passou a ser lançar 6 jogos que seguem esse modelo de negócios até o final do ano fiscal de 2025 (31/03/2026). Dentre os 6 títulos, acreditamos que estejam na lista os seguintes:
- Helldivers 2
- Horizon Online
- Nova IP de fantasia da London Studio
- Fairgame$
- Concord
- Marathon
Os fãs da PlayStation mais vocais nas redes sociais não gostam da iniciativa, contudo, ela é extremamente necessária para manter a saúde do negócio e, consequentemente, fazer com que a PlayStation dure mais tempo. No Q2 do atual ano fiscal, a PlayStation apresentou uma receita recorde de U$6,32 bilhões, contudo, o lucro operacional foi pífio, de apenas U$324 milhões. A PS ainda depende enormemente da venda de softwares de terceiros e isso deixa a companhia muito vulnerável, afinal, os jogos apresentam um ciclo de desenvolvimento cíclico. Em um ano, as publishers podem lançar vários títulos e em outro, não lançarem nada.
Além disso, estamos vivendo um período de enorme consolidação onde megacorporações como a Microsoft estão comprando diversas publishers, o que representa um risco enorme para a PS. Caso a Xbox torne todos os games da Activision, Blizzard e Bethesda como exclusivos, a Sony terá sérios problemas fiscais.