A Polyphony Digital está se preparando para voltar aos holofotes em Março com o lançamento de Gran Turismo 7. Antes de colocarmos às mãos no jogo, temos um pit stop hoje (02) em um State of Play focado no jogo. Para celebrar o retorno glorioso do estúdio, resolvi preparar este artigo contando um pouco da história da equipe responsável por criar uma das franquias mais bem sucedidas de toda a indústria.
Nem sempre existiu Polyphony Digital
Assim como na história que contamos da Guerrilla, o primeiro nome da equipe responsável por Gran Turismo não foi Polyphony. Inicialmente o estúdio era chamado de Polys e fazia parte da SCE (Sony Computer Entertainment). O primeiro jogo da empresa, lançado em Dezembro de 1994, foi Motor Toon Grand Prix. Dirigido por Kazunori Yamauchi, o desenvolvedor afirmou que o objetivo do jogo foi trazer diversão aliada a simulação real de conduzir um veículo. Curioso que o alicerce da franquia Gran Turismo já existia bem antes do início da saga.
O primeiro jogo acabou recebendo uma recepção mista. Um dos modos presentes na experiência, o modo de Time Attack, foi bastante elogiado. Contudo, as principais críticas envolvendo o projeto surgiram da injusta comparação com Ridge Racer. Apesar de ter sido lançado um ano anos, o lendário jogo de corrida era uma febre na época. Vale mencionar que o primeiro jogo da franquia Motor Toon só foi lançado no Japão. Apesar de não ter sido amplamente aclamado, a SCE viu potencial na equipe e deu sinal verde para a produção de uma sequência.
A SCE decidiu lançar Motor Toon Grand Prix 2 no Ocidente, e, bom, eles tiraram o 2 do nome. Ao contrário do primeiro jogo, o segundo teve recepções bastante positivas por parte da imprensa, sendo elogiado amplamente. Os jornalistas chegaram a afirmar que o jogo era diferente de tudo que havia disponível no Ocidente na época. Muito pela presença de power-ups (poderes) insanos e incrivelmente divertidos!
A chegada do rei
Em 1997, o mundo ficaria chocado com Gran Turismo, um jogo criado com o objetivo de ser o melhor simulador de corrida já feito. Lançado em Dezembro de 1997 no Japão, o jogo apresentava os carros mais detalhados já vistos num game. A quantidade de veículos diferentes, 250, também causou um espanto enorme nos fãs do gênero. Foi o jogo que criou a necessidade de obter licenças de pilotagem e o sistema das “linhas” de corrida também foi muito elogiado.
O sucesso de Gran Turismo foi tanto que após um ano do seu lançamento, a Polys se tornou Polyphony Digital, um estúdio independente. No total, 10.85 milhões de unidades do jogo foram vendidas, tornando Gran Turismo o game mais vendido do PlayStation 1. É claro que o sucesso teve seu preço. A produção do jogo começou na metade de 1992 e durou 5 anos.
Segundo Kazunori Yamauchi, que também assinou a direção deste jogo, a equipe chegou a pensar que o desenvolvimento nunca acabaria. Ele alega que chegava a acordar e dormir no trabalho. Segundo uma declaração emitida por ele, ele passava apenas 4 dias em casa durante o ano inteiro. Um ano após se tornar um estúdio independente, em 1999, a equipe lançou dois jogos: Omega Boost e Gran Turismo 2.
Omega Boost é um jogo bastante peculiar que mescla elementos de ação com shooter e, sim, ele envolve batalhas de mecha. Com um marketing bem tímido, o título acabou não ganhando a tração que deveria. Com gráficos de ponta e trechos que rodavam em 60 FPS, a principal crítica do jogo foi sua curta duração. Já Gran Turismo 2 só serviu pra solidificar o legado de Gran Turismo, sendo considerado por muitos fãs como o melhor jogo da franquia. Apesar de ter vendido um pouco menos de 1 milhão de unidades em relação ao primeiro, o game evoluiu todos os aspectos do primeiro, apresentando mais de 600 veículos.
É importante mencionar que nessa mesma época a equipe ajudou diversos projetos first party da PlayStation. O estúdio atuou na criação de animações para propriedades como Crash Bandicoot, Legend of Dragoon e Everybody’s Golf!
Overdose de Gran Turismo
Entre os anos de 2001 e 2004, a Polyphony Digital lançou 4 títulos da franquia Gran Turismo, foram eles: Gran Turismo 3: A-Spec, Gran Turismo Concept, Gran Turismo 4 Prologue e Gran Turismo 4. É, desde aquela época a equipe já era “inimiga” da nomeação padronizada. Vamos falar um pouco sobre cada um deles. Começando por Gran Turismo 3: A-Spec, o jogo não agradou tanto aos fãs, sendo considerado uma espécie de downgrade em relação ao dois no que tange o conteúdo. Falando da parte técnica, a situação foi exatamente o contrário. Lançado para o PlayStation 2, o terceiro jogo da franquia se beneficiou e muito do novo hardware, sendo considerado o jogo mais bonito de corrida na época. Como já era de se esperar, o game acabou conquistado a posição de jogo mais vendido da franquia com mais de 14 milhões de unidades. Vale mencionar que o GT Force, primeiro volante dedicado a franquia, surgiu no lançamento do terceiro jogo. O Concept foi apenas uma versão menor do terceiro game que apresentou novos carros-conceito.
Gran Turismo 4 Prologue surgiu como uma ideia de permitir que os jogadores experimentassem um preview do quarto título da saga. A consequência, claro, foi gerar ainda mais dinheiro em cima da franquia. Felizmente, o quarto jogo principal não demorou a chegar, sendo um tremendo sucesso. Com cerca de 700 veículos, incrementos no gameplay e um novo Modo Foto, o jogo acabou terminando a geração como o terceiro game mais vendido do PS2. A principal reclamação dos fãs e da imprensa foi direcionada à remoção do modo online que foi prometido durante todo o desenvolvimento.
Em 2006, a Polyphony Digital decidiu assumir um risco bem inusitado: o lançamento de Tourist Trophy. Basicamente, eles decidiram transportar toda a experiência de Gran Turismo em um simulador de motocicletas. Apesar da recepção do game ter sido positiva, as vendas não acompanharam o mesmo sucesso apresentado por Gran Turismo. Em uma entrevista realizada em 2018, Kazunori Yamauchi afirmou que ainda sonha em fazer uma sequência do jogo.
Overdose de Gran Turismo – Parte 2
Entre 2006 e 2010, mais quatro jogos da franquia foram lançados: Gran Turismo HD Concept, Gran Turismo 5 Prologue, Gran Turismo (PSP) e Gran Turismo 5. Como vocês já devem ter percebido pelos nomes, a estratégia de lançar um jogo menor e um jogo principal da série continuou. O grande destaque aqui é o lançamento da franquia no PSP. Após 5 anos em produção, as expectativas foram tão altas que o projeto acabou ocupando a posição de um dos games mais vendidos do PSP. Duas das principais críticas em relação ao jogo para o console portátil foi a ausência de um modo carreira e a incapacidade de melhorar os carros.
Lançado em 2010, Gran Turismo 5 trouxe diversos recursos extremamente pedidos pelos fãs: corridas online para até 16 jogadores, um sistema de dano nos veículos, efeitos climáticos e ciclo de dia/noite, fora a presença de mais de 1000 veículos. Como consequência de tanta evolução, o jogo acabou se tornando o segundo game mais vendido da franquia com cerca de 12 milhões de unidades vendidas. Ele também inaugurou a GT Academy e transformou diversos jogadores em pilotos profissionais.
3 anos depois, em 2013, Gran Turismo 6 chegou ao mercado causando uma enorme disrupção. A Polyphony firmou diversas parcerias atreladas ao jogo, sendo uma delas com o Instituto Ayrton Senna. Uma porcentagem das vendas do game foram direcionadas para o Instituto com o objetivo de combatera pobreza no Brasil. Além disso, ele foi o primeiro jogo na história a contar com conteúdo da Federação Internacional de Automobilismo.
Uma nova era da Polyphony Digital
Em Outubro de 2017 os jogadores puderam desfrutar de Gran Turismo Sport, o décimo terceiro jogo da franquia. Diferente dos demais games da série, GT Sport foi concebido com o foco nas disputas online. Apoiado pela FIA, o jogo conta inclusive com um campeonato oficial da Federação. Este inclusive foi um dos principais pontos criticados pela imprensa no lançamento do jogo. A necessidade de estar sempre online causou muita revolta na comunidade. Vale mencionar que o título acabou recebendo atualizações gratuitas que trouxeram de volta uma espécie de campanha.
Anunciado em Junho de 2020, Gran Turismo 7 carrega consigo uma das missões mais difíceis que um jogo poderia ter: resgatar a glória de uma franquia com 25 anos de idade. De acordo com Kazunori Yamauchi, eterno diretor da franquia, o título vai prestar uma homenagem enorme para a franquia. Diversos modos clássicos já foram confirmados de volta, como os Championship, Driving School e o GT Auto. Os modos introduzidos em GT Sport também voltam. Em suma, tudo indica que este vai ser o maior e mais ambicioso jogo de toda a franquia.
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Caso você tenha interesse, pode ler nosso artigo sobre a história da Guerrilla Games abaixo: