A nova geração de consoles chegou há pouco mais de dois anos e desde então muita coisa aconteceu como grandes lançamentos de jogos e atualizações que tornaram a experiência next-gen ainda melhor. No entanto, uma dúvida costuma pairar sobre a cabeça dos gamers: vale a pena adquirir um PlayStation 5, um Xbox Series X ou um Xbox Series S? Podemos adiantar que sim, vale e muito! Mas quais são as vantagens em migrar para a nova geração? Para justificar o upgrade, tanto Sony quanto Microsoft se esforçaram para apresentar máquinas mais poderosas. Confira:
O PlayStation 5
Do lado do PlayStation 5 temos um salto de qualidade em todos os sentidos. Enquanto o PS4 possuía 8 GB de memória RAM, o PS5 tem o dobro, 16. O PS4 base possui o potencial de pouco menos de 2 Teraflops. O PS5, por sua vez, tem 10.28 Teraflops, mais de cinco vezes o potencial do antecessor e duas vezes mais que o PS4 Pro, console de meia geração. Outro grande diferencial é o processador Zen 2 da AMD. Toda esta combinação permite o suporte a resolução 4K e 60 FPS.
No pacote também temos um poderoso SSD, unidade de armazenamento capaz de ler dados a uma velocidade muito superior a de um HD. Aliado à tecnologia Krakken isto permite, por exemplo, jogos ocupando menos espaço e, principalmente, a drástica diminuição dos loadings. Em diversos casos, as telas de carregamento simplesmente não existem mais com a adição da nova tecnologia.
Para além disso, o PS5 possui tecnologias adicionais. O Dual Sense, por exemplo, oferece feedback háptico e gatilhos adaptáveis para que o jogador sinta, por exemplo, a resistência de uma arma ou o caminhar em uma escarpa de gelo. A tecnologia Tempest, por outro lado, cria sons mais imersivos para o PS5 com áudio 3D.
Quem quer um modelo mais econômico do console pode adquirir o PlayStation 5 Digital Edition, que vem sem o leitor Blu-ray.
Xbox Series X/S
Neste novo ciclo o Xbox trouxe dois modelos: o Xbox Series X, o console mais poderoso da geração, e o Xbox Series S, console mais acessível.
No que se refere ao Xbox Series X, ele também conta com 16 GB de RAM e um processador Zen 2, embora com um potencial maior do que o do PS5. Além disso, ele possui 12 Teraflops e também conta com um robusto SSD. Já o Xbox Series S é um modelo mais simples, o que não significa que não seja de nova geração. Possui 10 GB de RAM e 4 Teraflops, mas mantém o processador Zen 2 da AMD e toda a arquitetura que permite melhor fluidez nos jogos. O SSD também está presente aqui.
Ambos os Xbox possuem tecnologias que auxiliam o jogador. Podemos citar, por exemplo, o Smart Delivery, que permite que a cópia em poder dos jogadores seja suficiente para ser jogada no PC ou em outro console Xbox, também possibilitando que o jogador mantenha seu progresso de maneira prática. Outro recurso útil é o Quick Resume, no qual o jogador pode alternar entre jogos de maneira extremamente rápida.
Ambos os consoles também possuem suporte ao ray-tracing, tecnologia que permite uma iluminação mais natural e se exibe em reflexos realistas, por exemplo.
Jogos melhorados na nova geração
Muitos dos jogos criados até então rodam em todas as plataformas. Isto se deve a múltiplos fatores, como questões relacionadas à pandemia do coronavírus e também a oportunidade de que houvesse uma transição gradual com os chamados títulos cross-gen, que atravessam ambas as gerações.
Entretanto, até mesmo os títulos de oitava geração ou cross-gen têm ganhos significativos na nova geração. Temos como exemplo The Witcher 3, que nos consoles base rodava a 1080p e a 30 frames por segundo. Com a atualização de nova geração, é possível alcançar 4K e manter os 30 frames ou optar pela resolução 2K e chegar a 60fps. Há também ganhos em texturas, bugs consertados etc.
No Xbox há uma ferramenta específica para melhorar o FPS dos games denominada FPS Boost, permitindo ganhos consideráveis em um grande número de títulos.
Se você não está familiarizado com estas expressões, a resolução 4K significa que temos um número de pixels maior na tela, tornando a imagem, a grosso modo, mais nítida e bonita. Já a questão do FPS impacta diretamente a quantidade de frames que nossos olhos observam a cada segundo. Mais frames significam uma imagem mais fluída, o que acarreta em ganhos como maior velocidade de reação em jogos competitivos, por exemplo.
Novos jogos e as armas da Sony e Microsoft
Estamos vendo o crepúsculo dos games AAA cross-gen. Neste ano, diversos games são exclusivos dos novos consoles. Temos, como exemplo, o remake de Dead Space e Star Wars Jedi: Survivor. É um número que tende a crescer conforme nos afastamos da oitava geração, cujo lançamento fará dez anos em 2023.
Duas das maiores empresas do mercado, Sony e Microsoft, possuem cada qual o seu próprio arcabouço de jogos. No lado da Sony, além dos tradicionais exclusivos do PS4 que são retrocompatíveis com o PS5, temos novos jogos como Returnal e Ratchet & Clank: Rift Apart. Além disso, vários projetos a serem lançados são grandes promessas como Marvel’s Spider-Man 2, Wolverine e o futuro jogo multiplayer de The Last of Us. Assim como no PS4, temos a assinatura PS Plus que foi reformulada no ano passado e agora é dividida em níveis. Alguns dos jogos e bônus ofertados só podem ser adquiridos no PlayStation 5.
Pelo lado do Xbox, os dois consoles da Microsoft possuem todo o suporte para a Xbox Game Pass, assinatura que funciona como uma Netflix dos games e permite o acesso a centenas de títulos que incluem franquias tradicionais da empresa e em boa parte estão melhorados para a nova geração. Há ainda vários games futuros a animar os jogadores como Redfall, Starfield, State of Decay 3, Avowed, Fable e Hellblade 2.
A Microsoft também está em vias de fechar a aquisição da Activision Blizzard King, grande publisher de jogos que inclui franquias como Call of Duty, Diablo, Overwatch e Candy Crush.
Preços dos consoles de nova geração
No início da nova geração fomos surpreendidos pelos scalpers, pessoas que compravam grandes quantidades de consoles apenas para revenda posterior, a preços muito maiores do que o esperado. Além disso, problemas na cadeia de suprimentos por conta da pandemia dificultaram a reposição de novas unidades nas varejistas.
Felizmente, os estoques se encontram regularizados e você pode entrar para a nova geração não apenas pelos preços sugeridos, mas também por valores ainda menores. Por exemplo, o Xbox Series S possui preço sugerido de R$ 2.649, mas é possível encontrá-lo pela faixa dos 2 mil reais nos dias de hoje.
Pretende entrar na nova geração? Compre através do link: