Durante a Gamescom 2025, eu fui convidado pela Kwalee para testar Grime 2, sequência do metroidvania desenvolvido pela Clover Bite. Um dos principais diferenciais do primeiro Grime é sua mecânica inusitada de moldes, onde podemos absorver os inimigos e, após uma quantidade determinada de vezes, adquirir suas habilidades de maneira permanente.
Essa mecânica retorna na sequência, com um funcionamento idêntico ao primeiro, só que com um número maior de opções. Por falar em opções, Grime 2 agora conta com o que o estúdio chama de combate ambiental. Em certos momentos podemos encontrar estacas e, ao golpear elas, elas voam em linha reta golpeando o primeiro inimigo que surgir pela frente.
Esse é apenas um dos exemplos de combate ambiental e ele vai poder ser usado tanto a favor ou contra o jogador, logo, a exploração terá que ser feita com atenção para não ser punido. O combate segue a mesma veia do anterior, só que todos os aspectos foram aprimorados, seja na diversidade de builds, impacto dos golpes ou quantidade de armas diferentes disponíveis.
Aprimorar e não revolucionar
O estúdio não quer reinventar a roda, pelo contrário, a ideia central é aprimorar todos os aspectos possíveis do anterior. Um ponto interessante comentado pelo dev que acompanhou meu teste é de que o primeiro game era extremamente dependente do parry em certos segmentos de combate.
Na sequência, o parry continua prazeroso mas será possível derrotar os chefes sem fazer uso dele. Eu enfrentei dois chefes durante o meu teste e gostei bastante do design. Como eram inimigos de zonas iniciais, senti que o nível de desafio poderia ser maior mas esse é um problema que pode ser facilmente solucionado.

O level design está formidável, com vários segredos e itens bem escondidos, demandando que o jogador preste atenção aos arredores para encontrar passagens de cavernas relativamente escondidas e por aí vai. Um ponto engraçado é que o posicionamento de alguns inimigos estava tão sacana a nível Dark Souls 2, escondidos em “beiradas” que não temos visibilidade.
O primeiro Grime já abraçava a natureza soulslike e essa sequência mergulha ainda mais nisso. Infelizmente Grime 2 segue sem uma data de lançamento. Julgando pelo meu teste, ele tem tudo para disputar a vaga de melhor metroidvania de 2026.
Confira as novidades de Grime 2 na página do game na Steam.