Durante a gamescom 2025, eu fui convidado pela Kwalee para participar de uma sessão hands-off de Hark the Ghoul, um dos jogos mais criativos presentes no evento. Desenvolvido pela Deep Denizens, Hark the Ghoul é um dungeon crawler em primeira pessoa com uma física realista.
O jogo tem vários elementos soulslikes e um dos desenvolvedores do projeto me explicou (e mostrou) que o game é fortemente inspirado em Dark Souls 1. Os jogadores podem empunhar armas brancas e lançar uma série de feitiços.
De acordo com o dev, o foco principal dos feitiços em Hark the Ghoul é funcionar como magias utilitárias, apesar, claro, de poderem ser usadas em combate. Um exemplo que ele me mostrou foi um feitiço capaz de invocar lanças de gelo.
A lança que ele arremessou ficou presa na parede, funcionando como uma espécie de escada pra área superior do lugar. A verticalidade é um pilar importante na exploração do jogo e as opções de travessia são simplesmente absurdas.

O jogo é quase um sandbox nesse sentido, deixando o jogador livre pra usar sua criatividade e acessar novas áreas. Assim como em Dark Souls, temos “missões secundárias” subjetivas com consequências que afetam múltiplos personagens, um sistema de progressão tradicional de RPGs e a evolução das armas é interessante.
Quando aprimoradas, o visual delas sofre alterações, algo que considero charmoso e um toque adicional bem vindo. Por falar em armas, temos uma grande quantia delas. Algumas são obtidas em missões, outras em baús e até certos chefes concedem armas.
Na sessão, foi exibido um conflito contra o primeiro boss do jogo e é puro suco do Soulslike. Como o jogo não tem esquiva ou parry, o jogador precisa ficar se movimentando pra não receber dano dos inimigos. Saber usar a física ao seu favor com caixotes e outras magias proporciona uma vantagem absurda nesses encontros.

Apesar de jogos como esse não terem um grande foco narrativo, Hark the Ghoul parece seguir um caminho relativamente diferente. Ao criar um personagem, podemos escolher o background dele e, de acordo com o dev, essa escolha tem grandes implicações na história. No momento, a Deep Denizens pretende lançar Hark the Ghoul no começo de 2026 no PC.
O lançamento nos consoles pode vir a acontecer no futuro, porém, ainda segue sem confirmação. Você pode adicionar o jogo na lista de desejos ou experimentar a demo clicando aqui.