Durante a Gamescom 2025, eu fui convidado pela Kwalee pra participar de uma sessão hands-off de Lost Hellden, um RPG que busca homenagear os JRPGs antigos mas com originalidade e um tempero próprio.
Minha sessão de preview de Lost Hellden foi comandada por Mario Rizzo e Julien Bourgeois, os co-fundadores da Artisan Studios. Mario e Julien apostaram literalmente tudo que tinham na Artisan e aos poucos o estúdio está se tornando referência em JRPGs.
Lost Hellden vai ser a primeira IP original da equipe que conta com 26 funcionários fixos. Todas as animações e artes do jogo são feitas à mão, reforçando o nome do estúdio – Artisan.

A história gira em torno de Cyphel, um jovem que decide partir em uma jornada atrás do irmão, Leht. Para se diferenciar dos demais jogos do gênero, Lost Hellden conta com um temperinho a mais – um combate que mescla ação em tempo real e turnos.
Nos conflitos, os jogadores participam de duas fases – fase de ação e fase de reação. Como o nome indica, na fase de ação o jogador deve causar o maior dano possível para despachar os inimigos. Na de reação, precisamos nos defender, usar buffs, se esquivar e se curar.

De acordo com Julien, a mente por trás dessa ideia para o combate, desde o começo a equipe não tinha a intenção de criar um jogo puramente com combates em turnos. Um elemento interessante é que podemos aproveitar as fraquezas dos inimigos e deixar eles sob estado de pressão, anulando seus turnos e permitindo que o jogador não entre na fase de reação.
Vale mencionar, claro, que não é simples manipular esse sistema e somente os jogadores veteranos vão conseguir anular os turnos inimigos com frequência. O jogo final contará com 8 personagens jogáveis, cada um com motivações e habilidades próprias.
Os visuais estão belíssimos e a trilha sonora foi assinada por Hitoshi Sakimoto, compositor lendário que já trabalhou em franquias como Final Fantasy e Vagrant Story. Infelizmente durante o preview eu não pude ver o Hexaken em funcionamento, o minigame de Lost Hellden e o tempo foi insuficiente para determinar a qualidade da narrativa.
Lost Hellden tem lançamento marcado para 2026 no PC e consoles. Você pode acompanhar mais novidades sobre o jogo através da página na Steam.