Durante a Gamescom 2025, eu tive a oportunidade de testar Routine, um dos meus indies prediletos do evento. O game é o primeiro projeto da Lunar Software e é descrito como um survival horror com elementos sci-fi.
A trama nos coloca em uma base lunar abandonada mesclando futurismo e uma estética dos anos 80. Essa mistura concede ao jogo um ar bastante original e, claro, um gameplay bem criativo. Nosso protagonista, que está em busca de respostas, usa uma F.A.C., uma ferramenta de assistência cosmonáutica para acessar painéis, disparar cargas elétricas em inimigos andróides e investigar os arredores.
Routine tem uma interface bem minimalista e os belos visuais proporcionados pela Unreal Engine 5 casaram muito bem com a proposta do jogo. Eu não sou o maior fã do gênero mas mesmo assim fiquei completamente imerso nos quase 40 minutos que eu joguei. Um ponto interessantíssimo é que temos um leque bem amplo de movimentação e isso foi completamente integrado na jogabilidade e nos puzzles dos cenários.
Nosso personagem por exemplo pode deitar completamente. Em um certo trecho, tive que deitar para enxergar um botão debaixo de um banco que precisava ser acionado pra abrir a porta e permitir a progressão. Os puzzles estão super inteligentes e demandam que o jogador use o cérebro mas não a ponto de frustrar. Ao menos na demo existia um grau excelente entre intuição e raciocínio.
A F.A.C., que lembra um monitor dos anos 80, possui diferentes módulos que habilitam funções novas. O último que eu encontrei por exemplo acionava uma espécie de luz negra no maior estilo C.S.I que tornava possível achar pistas e até senhas para desbloquear portas no terminal. Eu fiquei genuinamente surpreso com cada aspecto de Routine.
Como revelei mais acima, o gênero não é o meu predileto e mesmo assim a demonstração deixou um grande gosto de “quero mais”. O nível de imersão e de tensão ao virar em cada canto da estação é maravilhoso.
Publicado pela Raw Fury, Routine está agendado para ser lançado no quarto trimestre desse ano no PC e Xbox Series, com direito a um lançamento Day One no Xbox Game Pass. Você pode acompanhar mais novidades do jogo na página da Steam.