A nostalgia tomou conta dos jogadores quando Dragon Ball: Sparking! Zero foi anunciado em 2023 pela Bandai Namco, resgatando as memórias dos jogadores de PlayStation 2 com Budokai Tenkaichi 3. O anúncio realizado através do YouTube acabou se tornando rapidamente um dos tópicos mais comentados nas redes sociais (Twitter e Instagram), gerando grandes expectativas em fãs de longa data e novatos na franquia.
Durante o evento gamescom latam realizado no dia 26 de junho de 2024, a equipe da República DG teve a oportunidade de participar de uma sessão privada de Sparking! Zero com aproximadamente 30 minutos de gameplay. Mesmo tendo acesso a apenas um modo de jogo, pude notar novas mecânicas que foram muito bem implementadas durante o combate, além de mecânicas que já faziam parte do título de 2007.
Hoje você irá conferir as impressões iniciais de Dragon Ball: Sparking! Zero e entender o porquê este pode se tornar o melhor jogo de luta de 2024, ou até mesmo o melhor jogo do ano!
Combate nostálgico
Durante a minha sessão de testes com Sparking! Zero, pude explorar uma ampla seleção de personagens jogáveis (semelhante ao Budokai Tenkaichi 3), o que tornou a experiência extremamente divertida e proporcionou inúmeras possibilidades de formação de equipe. Além disso, mais de 10 mapas estavam disponíveis para jogar, incluindo locais icônicos como o Torneio de Artes Marciais. Na seleção de personagens, montei minha equipe com Gogeta, Vegeta e Frieza, onde era possível criar combos especiais ao carregar o Ki. Concluindo o combo, uma animação irá surgir e todos os personagens irão se reunir para contra-atacar o adversário.
Mantendo a tradição do título anterior, Dragon Ball: Sparking! Zero preserva suas mecânicas clássicas. Isso inclui a capacidade de se defender contra ataques inimigos, carregar o Ki, executar combos com os botões quadrado ou triângulo (ou X, ou Y no controle do Xbox), voar para acertar o inimigo e se teletransportar. Todas essas mecânicas são essenciais para obter o sucesso durante cada partida. No entanto, pude notar um pequeno problema com a inteligência artificial dos personagens em um trecho do jogo onde meu adversário aparentava estar perdido e “preso” na parede.
Um aspecto impressionante durante o combate é a destruição do cenário, com mudanças notáveis no terreno e na vegetação. Por exemplo, ao acertar um ataque especial, o adversário exibe danos tanto na roupa quanto feridas no corpo. A franquia da Bandai também ganhou reconhecimento pela modelagem 3D dos personagens, o que torna a experiência muito semelhante ao anime.
Modos de jogo
A sessão de testes contava com três modos de jogo, sendo eles:
- Modo História – campanha do jogo (não estava disponível durante a sessão de testes);
- Modo Batalha – combates 3×3 contra a CPU (disponível durante a sessão de testes);
- Batalhas Customizadas – combates que podem ser personalizados pelos jogadores (não estava disponível durante a sessão de testes).
Vale ressaltar que ainda não foram divulgados todos os modos de jogo. No entanto, é possível que novos conteúdos adicionais estejam disponíveis no lançamento.
O que esperar de Dragon Ball: Sparking! Zero?
Se você é um fã de longa data ou novato na franquia, com certeza irá se deparar com todas as mecânicas clássicas do jogo lançado em 2007. Embora ainda seja cedo para fazer uma avaliação completa do jogo, os 30 minutos de teste foram muito promissores. A ampla gama de personagens e cenários pode enriquecer ainda mais esta experiência. O sistema de combate se mostrou funcional e responsivo, mesmo em lutas 3×3. Infelizmente, não tivemos a chance de experimentar outros modos de jogo, o que dificulta uma avaliação mais completa.
Dragon Ball Sparking! Zero será lançado em 11 de outubro de 2024, para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. Não há dúvidas de que esta será a versão definitiva da franquia e, possivelmente, um dos melhores jogos de 2024!