Mario + Rabbids: Sparks of Hope tem data de lançamento agendada para o dia 20 de Outubro deste ano. Com a proximidade da chegada de Mario e sua turma, tivemos a fantástica oportunidade de testar o jogo durante o primeiro dia da Brasil Game Show 2022. Gostaríamos de agradecer a Ubisoft e a Nintendo por tornar isso possível.
Nosso teste, apesar de breve, serviu de modo perfeito para dar um gostinho do que podemos esperar no game. Nossa aventura se inicia com a trupe toda reunida, Mario, Peach e Luigi. Com cutscenes belas e bem humoradas, a primeira tarefa do jogo consiste em explorar um jardim e buscar por um macacão nos arbustos. Os comandos são bem responsivos, apesar da movimentação de Mario ser um tanto quanto limitada. Estamos habituados com o Mario de plataforma e não com o bigodudo inserido num universo RTS, logo, o choque inicial é extremamente compreensível.
Variedade de opções e genialidade são temperos fortes em Mario + Rabbids: Sparks of Hope
Após mais cutscenes extremamente coloridas e humoradas, o universo é invadido por uma criatura já conhecida da franquia: a Calamita. É aí que temos contato com a porção inicial de jogabilidade. Servindo como um tutorial para os novatos na franquia, que foi o meu caso, nos habituamos com os comandos de Mario. Precisamos usar coberturas para conseguir atirar nos inimigos e não ficar exposto à ataques. Como o nosso querido encanador possui duas pistolas, ele consegue atacar dois alvos distintos. Para manter a equação justa para o jogador e para os adversários, os ataques podem destruir as paredes que servem como proteção e apresentam uma pequena porcentagem de chance de atingir o inimigo diretamente.
Após alguns minutinhos, Peach entra em equação e torna a jogabilidade ainda mais rica e complexa. Peach usa um lança foguete para atacar inimigos praticamente ignorando os muros de cobertura. Outro ponto importante é que cada personagem possui habilidades próprias. A do Mario na demonstração por exemplo aumentava o ataque dos aliados. Já a da Peach curava a equipe. Apesar das habilidades singulares, existem algumas que podem ser usadas por todos os membros da equipe. A investida por exemplo é extremamente útil para causar dano a inimigos próximos. Já o Pulo em Equipe permite que dois personagens unam esforços para se locomover de modo aéreo pelo mapa, ativando uma espécie de mini-helicóptero. Como o posicionamento é crucial para vencer os embates, esse recurso certamente será muito utilizado.
Um jogo para todos
Eu confesso que não sou um grande fã de jogos de estratégia, tampouco de RTS. Não cheguei a jogar nem o primeiro game da agora franquia. Diante disso, saí da sessão de preview extremamente feliz com tudo que eu vi e joguei. Os visuais estão belíssimos, a jogabilidade apresenta um leque enorme de opções e reforça a tremenda criatividade da equipe e a história consegue inserir bem os personagens que tanto amamos em um novo universo inusitado.
A acessibilidade no que tange a dificuldade foi levada em consideração, apresentando três opções para os jogadores. Fácil, médio ou difícil, cada jogador vai conseguir personalizar o nível de desafio mediante a sua própria vontade. Por fim, mas não menos importante, todos os textos estão localizados em nosso idioma, abrilhantando ainda mais o game que tem tudo pra ser um dos melhores do ano.
O gostinho de quero mais ficou na boca e mal posso esperar pra mergulhar com tudo nesse universo e poder experimentar o combate com a equipe completa. Mario + Rabbids: Sparks of Hope será lançado no dia 20 de Outubro desse ano exclusivamente no Nintendo Switch.