Com a popularização do gênero soulslike no mercado, fica difícil escolher o próximo título a testar nos consoles e PCs. No entanto, 2025 já nos presenteou com um grande lançamento!
Desenvolvido pela Mad Mimic, Mark of the Deep é um jogo de ação e aventura que mistura elementos de soulslike e metroidvania, desafiando as habilidades dos jogadores ao máximo. Além das novidades em sua gameplay, o estúdio brasileiro oferece uma experiência imersiva com uma narrativa encantadora e um combate desafiador.
Apesar de Mark of the Deep ainda não ter sido lançado oficialmente, tive a chance de jogá-lo em acesso antecipado, onde pude compartilhar as impressões iniciais das primeiras 10 horas de gameplay. Descubra as novidades e por que você deve ficar de olho nesse lançamento imperdível!
Esta Preview foi produzida graças a um código de PC cedido gentilmente pela Mad Mimic!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Um mundo misterioso
Em Mark of the Deep controlamos Marcus “Rookie” Ramsey, um pirata destemido que sobreviveu após o naufrágio de seu navio. Com o sumiço da tripulação Sereia Raivosa, nosso guerreiro deve partir em busca de respostas e se proteger dos ataques de criaturas misteriosas em um ambiente hostil.
Durante a nossa jornada, cruzaremos com criaturas abissais e cultistas que estão protegendo cristais que concedem novos poderes e habilidades. Além de garantir a segurança dos guerreiros que sumiram, Marcus precisa controlar as habilidades concedidas, tornando-o o Guardião da Marca.
A experiência também garante horas de diversão com mais de 80 inimigos variados com golpes únicos e mais de 15 chefes que controlam cada área do game. Como se não bastasse, a narrativa misteriosa garante um charme extra com missões secundárias que podem ser concluídas para obter novos ataques e itens poderosos.
Minha experiência levou aproximadamente 8 horas e estava longe de concluir, tendo em vista que não sou um dos melhores jogadores do gênero. Entretanto, a gameplay é intuitiva e não se torna cansativa mesmo após morrer inúmeras vezes. Vale ressaltar que o jogo possui similaridades com clássicos como Hades, mas não deixa de brilhar implementando mecânicas para torná-lo único!
O combate
Como mencionado anteriormente, o jogo combina elementos de soulslike e metroidvania, levando os jogadores a morrerem frequentes e encontrando novos caminhos para derrotar todos os inimigos.
O game conta com uma visão isométrica, permitindo que os jogadores analisem 100% do mapa para tornar suas estratégias cada vez mais eficientes. Embora possa parecer tudo muito simples, o jogo oferece comandos simples, mas que são difíceis de serem dominados.
Um ponto que achei interessante é que o jogo não se torna punitivo, tornando-se ideal para novos jogadores que nunca tiveram contato com o gênero. Mas não se iluda, mesmo não se tratando de um jogo punitivo, espere morrer DIVERSAS VEZES!
Outro ponto interessante que pude notar durante a minha gameplay, é que os jogadores poderão utilizar a pistola para derrotar os inimigos, concluir puzzles e até mesmo desbloquear áreas secretas para coletar baús e recompensas. Por outro lado, os jogadores poderão coletar recursos para aumentar o poder de Marcus e derrotar inimigos com facilidade.
Explorar novas áreas também é uma ótima opção para aqueles que buscam concluir missões secundárias e garantir um arsenal poderoso para os chefes de cada região.
Aspectos técnicos gerais de Mark of the Deep
Mark of the Deep oferece uma experiência única em um ambiente misterioso, portanto, encontraremos um level design sombrio e repleto de áreas que se conectam durante a gameplay. Além dos inimigos variados, podemos encontrar biomas que utilizam cores mais neutras, tornando o local ainda mais “obscuro”.
Felizmente, o trabalho de iluminação deixa tudo ainda mais realista, criando uma perspectiva de um local hostil e repleto de criaturas assustadoras que poderão cruzar o seu caminho a qualquer momento.
Durante a minha gameplay, não sofri com nenhum bug jogando a versão de PC, entretanto, o mesmo não aconteceu no Steam Deck! Quando havia uma grande quantidade de inimigos na tela, o jogo crashava no portátil, fazendo com que eu tenha que repetir algumas áreas.
Partindo para a trilha sonora e efeitos sonoros, podemos sentir desde o fincar de uma espada, até o barulho satisfatório da morte de seus inimigos. Outro ponto que torna a experiência ainda mais divertida é que o elenco do jogo conta com a voz icônica de YouTubers e criadores de conteúdo como Coelho no Japão, Enaldinho, Haru, Patife, Tiago Leifert e muito mais!
Preview de Mark of the Deep – Vale a Pena?
Mark of the Deep é sem sombra de dúvidas um dos soulslikes mais divertidos que tive a oportunidade de jogar, mesclando com uma narrativa impactante, personagens carismáticos e uma gameplay fluída capaz de divertir até mesmo os jogadores que nunca tiveram contato com o gênero.
Ainda é muito cedo para falar sobre o game, mas, posso adiantar e garantir que esta será uma experiência inovadora para aqueles que se apaixonaram por Hades. Não se esqueça de colocá-lo em sua agenda!
Mark of the Deep será lançado em 24 de janeiro de 2025 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.