Quando Marvel Rivals foi anunciado pela primeira vez, fiquei empolgadíssimo. Achei a proposta do jogo formidável e até inteligente.
A NetEase Games decidiu criar uma espécie de Overwatch, mas, como o nome indica, protagonizado pelos personagens do MCU, um dos universos mais cultuados da atualidade.
É claro que, apesar da imensa popularidade dos personagens, criar um jogo multiplayer de arena com um leque gigantesco de possibilidades não é nada fácil. Ainda mais com a cena atual da indústria onde a cada semana, um novo multiplayer gratuito surge no horizonte.
Neste preview de Marvel Rivals, irei sintetizar todas as minhas impressões do jogo após 5 horas de jogatina.
Marvel, Assemble!
Durante o meu teste fechado, tive acesso a 23 personagens diferentes. O elenco é bem diverso, indo desde figuras conhecidas como Homem de Ferro e Homem-Aranha até personalidades menos difundidas como Peni Parker e Luna Snow.
Os personagens ficam divididos em 3 categorias: Duelistas, Vanguarda e Estrategistas.
Como as “classes” indicam, os Duelistas são focados em causar dano na equipe, os personagens de Vanguarda compõem a linha de frente e os Estrategistas ficam atrás, curando a equipe e controlando a área.
A enorme variedade de personagens acaba sendo uma benção e uma maldição. Uma benção por que ela consegue deixar a jogabilidade bem diversificada. Cada personagem difere bastante um do outro, dificultando o surgimento daquela sensação de repetitividade.
A maldição acaba se dando por conta da própria variedade. Conseguir balancear tantos personagens não é nada fácil e, mesmo ainda estando em beta, já podemos observar que alguns heróis se sobressaem em relação à boa parte do elenco.
O Homem de Ferro e a Feiticeira Escarlate por exemplo sempre são escolhidos por causarem uma quantidade massiva de dano e terem boas opções de fuga. Graças à isso, outros duelistas como Magia, Pantera Negra e O Justiceiro raramente são escolhidos.
E sim, isso causa um grande impacto no jogo, visto que a maioria das partidas são vencidas na composição da equipe. Marvel Rivals é muito estratégico e, caso o seu time não tenha um personagem de Vanguarda e um curandeiro, você dificilmente vai vencer.
Um recurso interessante de Marvel Rivals se chama Colaboração. Caso você tenha dois ou mais personagens específicos no time, um bônus passivo é concedido. Uma das colaborações é o Caos Metálico. Ela é ativada quando unimos Magneto com Feiticeira Escarlate.
Essa colaboração encanta a espada de Magneto, fazendo com que seus ataques causem muito mais dano.
Modos de jogo, eventos e skins
Tratando-se de um multiplayer, não é somente a jogabilidade que ajuda a afastar o senso de repetição. Os mapas e os modos de jogo são fundamentais em manter a comunidade ativa.
Os modos aqui são tradicionais de um jogo deste gênero. Temos que assegurar uma área até o medidor completar 100%. Vence quem obter dois pontos primeiro. Outro modo é o de Escolta, também bastante conhecido pelos jogadores de Overwatch e Paladins.
As ranqueadas também foram habilitadas e seguem o nivelamento por Elo que se tornou padrão nesse modo. As recompensas do modo deixam um pouco a desejar. Com um elenco tão vasto de personagens, poderiam aproveitar a oportunidade para conceder boas skins e manter a comunidade ativa.
Se a NetEase se esforçou para entregar um leque enorme de personagens, o mesmo não pode ser dito dos mapas. A quantidade de mapas ainda é pequena, o que gera uma mesmice caso você jogue por várias horas consecutivas.
No quesito cosméticos, a NetEase tem uma oportunidade excelente nas mãos. Cada personagem pode receber dezenas, se não centenas de visuais, vindos de filmes, séries, desenhos e, claro, dos quadrinhos. Por ainda estar no beta fechado, a quantidade de skins disponíveis foi baixa, mas alguas chamaram bastante a atenção, como a Cicatriz Verde do Hulk.
Uma quantidade expressiva de cosméticos são desbloqueados nas missões que seguem a cartilha de outros multiplayers. Precisamos concluir desafios, ganhando pontos e progredindo no evento. Isso definitivamente vai manter os jogadores ativos indo atrás de novos visuais para seus personagens prediletos!
Parte técnica
Tratando-se de desempenho, Marvel Rivals me surpreendeu positivamente. O jogo parece pronto para ser lançado. Não tive nenhum bug ou crash e apesar da oscilação da latência, todas as partidas ocorreram normalmente.
Uma coisa que notei é que por se tratar de um beta fechado, muitas vezes fui pareado com americanos. Quem sabe no lançamento teremos um servidor exclusivo para a região LATAM.
Fora isso, o jogo está muito bem polido. Os visuais cartoonescos concedem um charme a mais por se tratar de heróis e vilões e a qualidade sonora também está ótima, ainda mais quando acionamos habilidades supremas.
Preview de Marvel Rivals: Tem futuro!
A entrega inicial de Marvel Rivals é muito competente, entregando um bom multiplayer de arena protagonizado pelos personagens mais famosos da cultura pop.
A NetEase só precisa se atentar em três aspectos: balancear bem o vasto elenco de personalidades, conceder boas recompensas para os jogadores que não gastarem dinheiro e diversificar a experiência com mapas e modos numa boa frequência.
Gostou do nosso preview de Marvel Rivals? Conta pra gente o que você espera do jogo nos comentários!