New World: Aeternum é, sem dúvida, a maior promessa no gênero MMORPG na geração atual. Publicado pela Amazon Games, o game entrega uma experiência completa e imersiva, com um jogo extremamente otimizado para consoles. O lançamento para os consoles parece ter sido de fato bem planejado, apresentado uma jogabilidade bem adaptada.
Tive a oportunidade de passar um tempo explorando esse MMORPG com elementos de sobrevivência, e pude ver claramente o compromisso da equipe em oferecer uma experiência muito parecida com a que já temos no PC.
Se aconchegue e vem ler tudo o que achei sobre o game nesse preview de New World: Aeternum.
Do PC para o console
Com a chegada do jogo nos consoles, novas configurações foram implementadas, como o bloqueio de alvo, assistência de mira, e diversos recursos de acessibilidade. Essas adições tornam a jornada em New World: Aeternum mais intuitiva para os jogadores de console.
New World: Aeternum cumpre a promessa de oferecer uma experiência inovadora. Com a adição do crossplay, os jogadores podem se aventurar juntos em todas as plataformas, proporcionando uma jornada compartilhada e ainda mais divertida.
Riquezas a vista
A imersão em New World: Aeternum é bem densa a ponto que frequentemente me perdia no jogo, passando horas farmando itens para criar novos equipamentos e entender o farm de maestrias de sobrevivência. Fiquei impressionado com a variedade de conteúdo disponível. As atividades são bem variadas, indo desde mineração, plantação, aprender novas músicas, aprender novas magias, forjar equipamentos e cozinhar.
De início, essa quantidade absurda de coisas pra fazer assusta um pouco, mas depois, o processo se torna muito natural!
Atividades como mineração e a culinária funcionam da exata mesma forma que em outros MMOs, logo, o time apostou no que já dá certo e não tentou reinventar a roda.
Em todas as habilidades mercantes você necessita de um item especifico para aumentar o nível ou realizar certa ação ou explorar o mundo. Esse foi o caso da habilidade da música, onde, durante minha exploração achei duas letras de música, porém ainda não consegui entender como utilizar elas.
O jogo oferece uma quantidade extremamente vasta de coisas a serem feitas, permitindo que os jogadores explorem diferentes aspectos do MMORPG. Dessa maneira deixando livre para onde você gostaria de focar, indo desde as batalhas PvP ou as atividades PvE.
Níveis de armamento
À medida que evoluímos no jogo, nossas armas também progridem. Vale ressaltar que não está difícil upar, em 2h consegui chegar no nível 12 e pegar maestria 5 em duas armas. Um ponto interessante é que cada tipo de arma possui sua própria árvore de progressão, fornecendo uma camada extra de estratégia. Se você decidir trocar de arma, começará com a proficiência 0 e terá que evoluí-la novamente até desbloquear todas as suas habilidades, adicionando horas de gameplay para o jogador.
Optei por armas focadas no atributo de força, alternando entre espada e escudo e o martelo de guerra. Cada arma oferece uma árvore de habilidades com opções ativas e passivas. As habilidades passivas, em especial, destacam-se pelo impacto gerado na jogabilidade, garantindo bônus fundamentais para a sobrevivência em embates mais desafiadores.
Você também pode optar por escolher uma build hibrida, já que temos 2 slots para armas. Uma combinação interessante por exemplo é a Lança, impulsionada pelo atributo de Destreza com a Manopla, impulsEm síntese você pode optar por ter uma lança ( atributo destreza) e uma manopla ( atributo inteligência).
Nesse sentido permitindo ao jogador um leque de escolhas para montar o seu estilo de jogo preferido.
Cenários
O mapa de New World: Aeternum é vasto e impressionante, com cenários belíssimos e uma infinidade de locais para explorar. As regiões são cuidadosamente divididas por níveis, o que incentiva os jogadores a explorarem de acordo com sua progressão. Além disso, o jogo apresenta um clima dinâmico, que afeta diretamente a imersão e a jogabilidade.
Desde o início, fiquei impressionado com sua variedade de cenários e uma qualidade gráfica incrível, mesmo na versão beta. Temos florestas de vegetação densa e praias com uma coloração vibrante e detalhes impressionantes que superaram minhas expectativas para uma beta.
Os visuais reforçam que o projeto apresenta um orçamento robusto. É claro que isso não é imune de falhas. Como podemos observar na imagem acima, a textura das vegetações e do chão deixam a desejar.
Um aspecto que me agradou é a variação das sombras, que mudam de acordo com a posição do sol e a incidência da luz ao longo do dia. Esse cuidado me deu a sensação de um mundo dinâmico, onde o ambiente reage de forma realista às mudanças do clima, aumentando a imersão do jogador.
Conteúdo e Mecânica
Logo de início, fica clara a variedade de missões, que vão desde o farm de itens até missões secundárias, eventos regionais (com inimigos elite) e as missões principais (Que são muitas). Cada tipo de missão revela uma parte diferente do mundo de Aeternum, proporcionando uma imersão profunda na história e nas dinâmicas do jogo.
As missões reforçam que estamos jogando um MMORPG, logo, o grind se faz necessário em vários momentos, seja para potencializar nosso personagem ou conseguir dinheiro no game.
Como todo bom jogo do gênero, temos atividades PvE e PvP, agradando os adeptos de ambos os modos. Confesso que, por conta do aspecto limitado de uma beta restrita, não tive muitas oportunidades de testar o PvP, mas ele promete ser grandioso, com guerras de clãs e outras atividades.
New World: Aeternum também conta com um sistema de territórios, onde ao concluir certas missões, ganhamos XP para o grupo que domina a região, fornecendo bônus bem interessantes. Esses bônus vão desde XP aumentado na região, como aumento do cofre de sua base e vários outros bônus que podem melhorar sua jogatina.
Considerações Finais
Finalizei a beta de New World: Aeternum muito satisfeito com o que vi. A Amazon Games fez um excelente trabalho que me deixou ansioso para mergulhar na versão final e evoluir o meu personagem. A príncipio, o jogo tem tudo para ser o melhor MMORPG nos consoles da geração atual.
Mesmo jogando em um servidor do leste dos EUA, em nenhum momento tive queda de conexão ou lag, algo que me surpreendeu visto que o ping estava em +400. Como joguei de guerreiro não tive nenhum problema com a hitbox do jogo, nos momentos que puxei um arco também não presenciei defeitos na marcação.
Em suma, o jogo estava surpreendentemente muito bem polido para uma beta e tudo me parece pronto para o lançamento em Outubro.