Sea of Stars já começou sua história fazendo sucesso. A campanha do jogo no Kickstarter bateu o recorde histórico de arrecadação para um jogo canadense.
Desenvolvido pela Sabotage Studio, os mestres que forjaram The Messenger, Sea of Stars segue o DNA retrô do estúdio, motivado pela paixão de seus fundadores, mas com um toque muito mais ambicioso. A equipe afastou-se do universo “arcade” e decidiu desbravar o oceano dos RPGs, construindo uma belíssima carta de amor para os JRPGs, gênero que dominou a indústria entre os anos 90 e 2000.
Um conto do Sol e da Lua
A demonstração não introduz a história do jogo, contudo, podemos ter um contato inicial com personagens-chave que marcarão nossa jornada. O protagonismo fica a cargo da dupla Zale, representando o Solstício de Verão e guiado pelo Deus Solen e Valere, representando o Solstício de Inverno e guiado pela Deusa Luana.
Podemos trocar de personagens ao longo da aventura, logo, tudo indica que independente da escolha inicial, nenhum detalhe sobre a trama será perdido. Na porção que testamos, encontramos um grupo de piratas liderados pela Capitã Klee’Shaë que podem ajudar os protagonistas a irem até o local pretendido, contudo, o favor vai custar outro: obter uma moeda misteriosa em um templo perigoso.
Os personagens são cheios de identidade e os diálogos são bem humorados, lembrando as aventuras teens que tínhamos contato na infância e adolescência. A qualidade das animações está absurda, muito pelo pixel art fantástico implementado pela Sabotage. Outro ponto fortíssimo é a trilha sonora. Os efeitos e as músicas funcionaram quase como um portal do tempo, me fazendo lembrar da época em que ficava horas e horas desbravando títulos como Wild Arms, Breath of Fire, Grandia entre outros.
Sea of Stars não esconde sua leveza, ao menos na demonstração. O jogo deixa em evidência que estamos partindo em uma aventura mirabolante com nossos amigos com o objetivo de salvar o mundo. Resta saber se os momentos emocionais brutais estarão presentes ou se o jogo vai permanecer com esse tom mais leve.
Combate por turnos do jeito certo
Sea of Stars é respeitoso o suficiente pra manter os combates na clássica divisão por turnos dos JRPGs, porém, pra nossa felicidade, o game é igualmente corajoso e moderno pra adicionar pequenas particularidades no sistema, tornando tudo mais dinâmico, divertido e acrescentando uma pitada maior de estratégia.
Podemos sincronizar os golpes e os bloqueios de golpes inimigos, potencializando o efeito de cada ação. Outro recurso interessante é que ao realizar ataques básicos, os inimigos acabam gerando orbes de Mana. Podemos absorver esses orbes, fortalecendo a próxima ação do nosso personagem. Com isso, o efeito da magia/uso de item/ataque será amplificado. É um boost interessante e tudo funciona de maneira intuitiva.
Como em um bom RPG de turno, a ação dos inimigos podem ser interrompidas através de um recurso chamado de Quebra de Travas. Ao aplicar efeitos específicos na ordem correta, o inimigo perde seu turno. Isso aumenta o senso de estratégia presente no combate, tornando tudo ainda mais interessante. Outro ponto importante são os Combos. O medidor é preenchido mediante as ações que fazemos na luta. Ao preencher o medidor, podemos lançar um golpe especial envolvendo os membros do grupo e causando um dano considerável. A qualidade das animações aqui não decepciona, rendendo frames memoráveis.
No que diz respeito a dificuldade, não percebi nenhuma aba de seleção na demo. A dificuldade padrão do jogo está bem dosada, demandando que o jogador preste atenção caso não queria dar game over. Os inimigos batem seguro e o único chefe presente na demonstração apresentou mecânicas o suficiente pra tornar a luta interessante!
Para mitigar a dificuldade, o jogo apresenta seções específicas onde podemos interagir com a conhecida fogueira. Nela, podemos descansar, preparar refeições com ingredientes coletados no mapa e através da pescaria e, é claro, conversar com os membros da equipe, ouvindo suas ideias e histórias. Através das histórias de Teaks, conhecemos mais a lore do mundo do jogo e recebemos dicas de pontos que poderão ser explorados na versão final! Outro recurso existente é a presença de Talismãs que ajudam a facilitar a aventura garantindo bônus poderosos como aumento da cura realizada pelas poções.
Level design com o DNA do estúdio
A exploração no jogo é bem intuitiva e os puzzles usam muito os trechos de plataforma para “dialogarem” com quem joga. Isso já era de se esperar, visto o histórico da equipe com The Messenger. Os controles são extremamente precisos, o que intensifica a vontade de explorar cada canto da tela.
Outro ponto fortíssimo é a enorme interatividade do personagem com o cenário. Podemos nadar, escalar, pular em beiradas.. Pode-se dizer que, em termos de movimentação, Sea of Stars é um dos RPGs de turno mais livres nesse sentido.
O que pode melhorar em Sea of Stars?
Apesar do jogo estar fantástico, existem alguns pontos que me incomodaram um pouco. A falta de um minimapa é uma delas, ao menos que funcione apenas nas cidades. Outro ponto é que mudar o equipamento dos membros do grupo não altera a estética dos personagens, o que causa uma certa estranheza e um leve impacto no senso de progressão.
Por fim, mas não menos importante, pensei que o mecanismo envolvendo a pesca seria bem mais divertido. Apesar de ser intuitivo, não consigo me imaginar horas e horas pescando, usando o sistema apenas quando for necessário para cozinhar refeições e manter o time vivo por mais tempo nas lutas.
Preview de Sea of Stars: Um passível clássico a caminho
Baseando-me em na demo que tive a oportunidade de experimentar, Sea of Stars deve fazer jus a todo o hype construído em torno dele, tornando-se um clássico preciosissimo em uma indústria que aposta cada vez mais em IPs consagradas e com potencial de multimídia. Cada pixel do jogo exala o enorme cuidado e paixão que o time tem pelo projeto, portanto, mal posso esperar pra colocar as mãos na versão final e conferir que o produto final está à altura da demo.
Sea of Stars chega no dia 29 de Agosto nos consoles e PC. Para a surpresa de todos, o game chegará Day One tanto na PS Plus Extra quanto no Xbox Game Pass.
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