Solo Leveling é um manwha (quadrinho sul-coreano) de extremo sucesso. A popularidade da obra foi tão grande que acabou gerando um anime (que conta com uma primeira temporada completa) e uma versão impressa encadernada, atualmente com 5 volumes no brasil pela editora Newpop e uma reimpressão já anunciada pela editora Panini.
O anime pode ser visto no Crunchyroll.
A história
No mundo de Solo Leveling, a humanidade não tinha poderes, nem conhecimento sobre magia. De maneira repentina, surgem diversos portais para masmorras que continham diversos monstros e um grande inimigo no final. Com isso, seres humanos começaram a receber poderes mágicos de maneira aleatória, como poderes de cura, o controle de elementos da natureza como o fogo, entre vários outros.
Esses humanos que despertaram poderes, são chamados de caçadores. Cada caçador recebe um nível de poder, ou rank, que são categorizados entre os Ranks E, D, C, B, A e S, ao qual o E é o mais fraco e o S é o mais forte.
O protagonista da história, Sung Jinwoo, é um caçador de Rank E, sendo considerado o caçador mais fraco da humanidade, pois não consegue sair ileso de uma briga contra um Goblin, um dos monstros mais fracos da história. Mesmo sendo fraco, ele se arrisca nos desbravamentos das masmorras por necessitar de dinheiro para ajudar a família.
Em uma dessas missões, o protagonista da história passa por uma situação de vida ou morte que termina com o mesmo recebendo um novo poder, a possibilidade de subir de nível, similar a um jogo de RPG como Final Fantasy e Dragon Quest.
A jogabilidade
Temos aqui o principal do jogo. O combate de Solo Leveling: Arise é bastante dinâmico. As missões do jogo são rápidas (o esperado de um jogo feito principalmente pra mobile) e no final temos uma grande batalha contra um Chefão, que pode ser de um simples Lobo a um Cerberus enorme.
Controlamos o protagonista Sung nas missões principais, o gameplay é simples e divertido, com ataques básicos, rápidos e especiais, além de podermos utilizar 1 habilidade de até 3 companheiros para auxiliar na missão, criando assim uma variedade considerável de combos para serem feitos.
O combate muda mediante a arma que está equipada com o personagem. Além disso, temos runas equipáveis que também alteram levemente o gameplay. Em suma, temos uma quantidade formidável de opções voltadas para a construção de combos.
Com a finalidade de trazer mais diversidade à jogatina, temos modos de jogo diferentes que permitem que o jogador controle outros personagens. Dentre os modos, temos:
- As Gates, ou Portões, que são masmorras com diversos inimigos e um chefão no final, existem masmorras que podem ser jogadas com os companheiros do personagem principal e existem masmorras que só podem ser jogadas com o principal;
- Encore Missions: Missões com dificuldades maiores que são liberadas com uma chave especial que conseguimos durante a jogatina;
- Hunter Archive: modo de jogo em que podemos jogar com companheiros do personagem principal, conhecendo um pouco mais de sua história, além de possibilitar familiarizar mais com suas habilidades. Utilizei o nome dos modos de jogo em inglês devido a build beta que testei não ter tradução para português.
Durante a exploração das masmorras, conseguimos itens que servem para aumentar o nível das armas do personagem principal e o nível dos companheiros e de suas armas também, tornando essencial a exploração das mesmas para fortalecer nossa equipe.
Sistema Gacha
Solo leveling arise é um jogo Gatcha, temos a possibilidade de conseguir várias armas e personagens, entre os níveis R, SR e SSR, o qual o rank R é o mais baixo, mais fácil de conseguir e o rank SSR (que são os caçadores e armas mais fortes do jogo) são os mais difíceis de conseguir. Você pode conseguir “pulls”, que são as tentativas nos banners gachas do jogo, fazendo os eventos do jogo, história, masmorras, ou pode comprar com dinheiro real.
A versão que testei possui somente 2 banners, um que possui maiores chances de se conseguir um personagem rank S especial, que seria o banner limitado, o qual depois de um tempo pré estabelecido seria trocado por outro banner com outro personagem rank S também especial, e um banner com alguns personagens e armas rank S.
Com base em outros jogos gatcha, o personagem do banner limitado seria sempre melhor que os
personagens do outro banner, mas ambos são de grande ajuda para o jogador. Fazendo os eventos do jogo, consegui uma quantidade considerável de “pulls” e depois de poucas tentativas veio uma arma SSR, o maior nível, para o personagem principal. Achei extremamente forte e melhorou muito o gameplay.
Não está liberado, até o momento, opções de compras com dinheiro real de “pulls”, deverá estar disponível na versão final do jogo. Diante disso, não é possível analisar se o jogo será considerado “pay to win”, porém, devido a ter conseguido uma arma excelente com poucas tentativas, a primeira impressão é a de que o sistema gatcha não é tão agressivo comparado a outros jogos de mesmo estilo no mercado.
Parte técnica
O estilo gráfico do jogo é bastante bonito, polido, usando técnicas de Cel Shading. Os personagens estão bem trabalhados, assim como os cenários. Por ser um jogo de smartphone, diria que ultrapassou as minhas expectativas. É facilmente um dos jogos mais bonitos para a plataforma atualmente.
A história é narrada com um misto de cinemáticas in-game e partes com ilustrações idênticas a dos quadrinhos. Tudo feita de maneira muito bem feita e suave.
Falando sobre a trilha sonora, temos músicas eletrizantes que me fizeram pensar bastante em Devil May Cry. A dublagem dos personagens, que estava em inglês, estava com uma qualidade excelente e senti que todas as vozes combinaram bem com cada personagem.
Esse preview foi feito com um POCO F5, utilizando uma versão beta do jogo para Android gentilmente cedida pela Netmarble. Por ser beta, já era esperado alguns bugs e infelizmente passei por alguns, como por exemplo: o jogo travou ao terminar uma missão, o jogo parou de reconhecer o toque na tela, que me fez recorrer a um controle bluetooth, que inclusive foi muito bem adaptado nesse jogo. Mas, como o teste foi feito em uma build beta, muito provavelmente esses problemas estarão corrigidos na versão final.
Preview de Solo Leveling: Arise – Promissor!
Só tenho a agradecer pela Netmarble pela oportunidade de testar esse jogo que claramente
tem bastante potencial e que pode entrar na lista de melhores jogos para smartphones. O preview foi o suficiente para me deixar hypado para jogar a versão final de Solo Leving: Arise o quanto antes!