Tivemos a oportunidade de jogar ZERO Sievert durante a BGS 2022. O jogo é desenvolvido pelo CABO Studio, um exército de um homem só liderado pelo italiano Luca Carbonera. O game, que mescla elementos de shooter isométrico com sobrevivência, foi o segundo jogo mais baixado do Steam Survival Fest e conseguiu ultrapassar a marca de 100 mil inclusões nas listas de desejo na plataforma da Valve. Seu lançamento será realizado no molde de Early Access no dia 20 de Novembro com o intuito de permitir que o dev construa o projeto com o apoio do feedback da comunidade.
Com uma forte inspiração em games como a franquia Metro, Tarkov e Stalker. As inspirações podem ser facilmente percebidas em praticamente cada detalhe do jogo. Seja em sua ambientação, nos diálogos, personagens, ou nos equipamentos utilizados pelo nosso personagem. Inicialmente o game será lançado com 5 biomas ao todo e, durante nossa demonstração, tivemos a oportunidade de testar o primeiro bioma da Floresta.
Admirável Mundo Novo
Apesar de possuir tarefas que funcionam de maneira similar às missões, o game não conta com um sistema de narrativa fixo. Os jogadores precisam conversar com os personagens para aprender mais sobre o universo de ZERO Sievert. Por ser um game estruturado majoritariamente como um título de sobrevivência, nosso principal objetivo é explorar o bioma escolhido, coletar o máximo de recursos e voltar com vida. Os biomas são gerados de maneira procedural, logo, cada run é completamente diferente da anterior, proporcionando um fator replay enorme ao jogo.
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É claro que a tarefa não é tão fácil quanto parece. Os inimigos, que vão desde lobos vorazes até soldados fortemente armados, são implacáveis e punem facilmente os jogadores distraídos ou afobados. É preciso navegar com cuidado e, claro, prestar muita atenção aos sons. Os efeitos sonoros são de extrema importância para aumentar a chance de retornar do bioma com vida. Como de costume em um game do tipo, precisamos gerenciar bem o inventário. Além do seu espaço limitado, temos um limite de peso que pode ser carregado. E, sim, as armas possuem u um grau de durabilidade. Ao concluir nossa run, ganhamos pontos de experiência que ajudam a mudar de nível.
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As tarefas e mudança de nível estão atreladas as especializações. São através delas que melhoramos nossa aptidão com armas e outros sistemas, facilitando e muito a sobrevivência no mundo perigoso de ZERO Sievert. Falando em armas, temos uma boa quantidade delas. Na demonstração que testamos, tivemos acesso as conhecidas AK-74U, SKS, a Skorpion e a uma escopeta de cano serrado. As armas, com ligação aos russos, só reforçam as inspirações que citamos mais acima no texto.
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Os armamentos possuem um grau elevado de customização. Os jogadores podem alterar pentes, lentes, cabos e outros apretechos, modificando categorias como Durabilidade, Precisão, Dano e Recuo. A customização permite que cada jogador busque seu próprio estilo de game, o que é algo extremamente bem-vindo.
ZERO Sievert: Vale ficar de olho!
Não é nada fácil sobreviver no mundo hostil de ZERO Sievert. Com adversários implacáveis, qualquer deslize de quem joga é punido duramente pelos inimigos. Contudo, outra tarefa que não é fácil é largar o game. Seu loop é extremamente viciante e os sistemas são bem ricos em variedade. Apesar do nosso contato com o game ter sido breve, a pequena amostra testada nos deixou extremamente ansiosos pra conhecer o riquíssimo universo construído por Luca em Novembro.
PS: Apesar da demo testada estar completamente em Inglês, nos informaram que o jogo será lançado com tradução em PT-BR.
Deixo aqui os agradecimentos ao Ral e ao Vini da Agência Masamune pela oportunidade de testar o game na BGS 2022!