Tivemos a oportunidade de jogar ZERO Sievert durante a BGS 2022. O jogo é desenvolvido pelo CABO Studio, um exército de um homem só liderado pelo italiano Luca Carbonera. O game, que mescla elementos de shooter isométrico com sobrevivência, foi o segundo jogo mais baixado do Steam Survival Fest e conseguiu ultrapassar a marca de 100 mil inclusões nas listas de desejo na plataforma da Valve. Seu lançamento será realizado no molde de Early Access no dia 20 de Novembro com o intuito de permitir que o dev construa o projeto com o apoio do feedback da comunidade.
Com uma forte inspiração em games como a franquia Metro, Tarkov e Stalker. As inspirações podem ser facilmente percebidas em praticamente cada detalhe do jogo. Seja em sua ambientação, nos diálogos, personagens, ou nos equipamentos utilizados pelo nosso personagem. Inicialmente o game será lançado com 5 biomas ao todo e, durante nossa demonstração, tivemos a oportunidade de testar o primeiro bioma da Floresta.
Admirável Mundo Novo
Apesar de possuir tarefas que funcionam de maneira similar às missões, o game não conta com um sistema de narrativa fixo. Os jogadores precisam conversar com os personagens para aprender mais sobre o universo de ZERO Sievert. Por ser um game estruturado majoritariamente como um título de sobrevivência, nosso principal objetivo é explorar o bioma escolhido, coletar o máximo de recursos e voltar com vida. Os biomas são gerados de maneira procedural, logo, cada run é completamente diferente da anterior, proporcionando um fator replay enorme ao jogo.
É claro que a tarefa não é tão fácil quanto parece. Os inimigos, que vão desde lobos vorazes até soldados fortemente armados, são implacáveis e punem facilmente os jogadores distraídos ou afobados. É preciso navegar com cuidado e, claro, prestar muita atenção aos sons. Os efeitos sonoros são de extrema importância para aumentar a chance de retornar do bioma com vida. Como de costume em um game do tipo, precisamos gerenciar bem o inventário. Além do seu espaço limitado, temos um limite de peso que pode ser carregado. E, sim, as armas possuem u um grau de durabilidade. Ao concluir nossa run, ganhamos pontos de experiência que ajudam a mudar de nível.
As tarefas e mudança de nível estão atreladas as especializações. São através delas que melhoramos nossa aptidão com armas e outros sistemas, facilitando e muito a sobrevivência no mundo perigoso de ZERO Sievert. Falando em armas, temos uma boa quantidade delas. Na demonstração que testamos, tivemos acesso as conhecidas AK-74U, SKS, a Skorpion e a uma escopeta de cano serrado. As armas, com ligação aos russos, só reforçam as inspirações que citamos mais acima no texto.
Os armamentos possuem um grau elevado de customização. Os jogadores podem alterar pentes, lentes, cabos e outros apretechos, modificando categorias como Durabilidade, Precisão, Dano e Recuo. A customização permite que cada jogador busque seu próprio estilo de game, o que é algo extremamente bem-vindo.
ZERO Sievert: Vale ficar de olho!
Não é nada fácil sobreviver no mundo hostil de ZERO Sievert. Com adversários implacáveis, qualquer deslize de quem joga é punido duramente pelos inimigos. Contudo, outra tarefa que não é fácil é largar o game. Seu loop é extremamente viciante e os sistemas são bem ricos em variedade. Apesar do nosso contato com o game ter sido breve, a pequena amostra testada nos deixou extremamente ansiosos pra conhecer o riquíssimo universo construído por Luca em Novembro.
PS: Apesar da demo testada estar completamente em Inglês, nos informaram que o jogo será lançado com tradução em PT-BR.
Deixo aqui os agradecimentos ao Ral e ao Vini da Agência Masamune pela oportunidade de testar o game na BGS 2022!