Imagine que você acorda pra trabalhar, pega um ônibus lotado, chega no trabalho e se depara com uma tela azul no seu computador. Essa foi a realidade de milhões de pessoas ao redor do mundo hoje. Um problema com o Windows gerou pânico global, afetando até aeroportos.
Qual é o problema?
Basicamente, milhões de computadores que usam o Windows “acordaram” nessa sexta-feira com a tela azul da morte.
Quem está sendo afetado pelo problema?
Temos vários relatos de empresas da Ásia, Europa e América do Norte sendo afetadas pela situação. E não são empresas de “esquina”. Nos Estados Unidos por exemplo, três cias aéreas, a United, Delta e American Airlines foram afetadas. No Reino Unido, a Sky News, um dos maiores jornais do país, não conseguiu exibir sua programação hoje. Bancos e outros serviços também foram impactados.
O que causou o problema?
A CrowdStrike é uma empresa que gere a segurança dos PCs e servidores Windows para negócios de médio e grande porte no mundo todo. A companhia subiu uma atualização defeituosa que gerou o problema e inutilizou milhões de máquinas.
A empresa afirmou que já identificou o problema e regressou o update, contudo, os computadores afetados continuam com a tela azul, sem perspectiva de melhora. Uma força-tarefa foi implementada para tentar reverter a situação que certamente vai entrar para a história.
Sem dúvidas a situação é uma grande ironia, afinal, a empresa que deveria proteger as máquinas foi a que inutilizou milhões delas e paralisou vários serviços no mundo todo.