O produtor de Silent Hill, Motoi Okamoto, comentou sobre o papel da IA no desenvolvimento de jogos. Para ele, a IA jamais conseguiria substituir o toque humano que define a série. Segundo Okamoto, as decisões criativas por trás de Silent Hill f são o tipo de escolha que uma máquina simplesmente não faria.
Os comentários surgiram depois que Hideo Kojima, criador de Death Stranding e Metal Gear Solid, disse acreditar em um futuro de colaboração entre humanos e IA. Kojima vê a tecnologia como uma aliada da criatividade, não como uma substituta.
Okamoto, por outro lado, é mais cético e acha difícil que uma ferramenta consiga criar algo verdadeiramente original.
“A IA nunca faria algo como Silent Hill f”, diz Okamoto
Em uma publicação no X, traduzida pelo site Automaton, o produtor explicou sua visão:
“Seria muito difícil para a IA substituir obras que se afastam tanto do caminho original da série, como Silent Hill f. Ela até poderia montar uma sequência comum dentro do mesmo universo, mas mudar o cenário para o Japão ou escolher Ryukishi07 como escritor são decisões ousadas demais para uma máquina.”
Motoi Okamoto, via X
Okamoto é o responsável pelo revival de Silent Hill na Konami. Ele supervisiona projetos como Silent Hill f, Silent Hill: Townfall e o remake de Silent Hill 2. No entanto, suas palavras refletem um debate que cresce a cada ano: será que a IA pode criar algo novo ou apenas repetir o que já existe?
Enquanto alguns estúdios usam a tecnologia para acelerar o desenvolvimento, Okamoto reforça que o verdadeiro diferencial continua no instinto humano. Para ele, a coragem de correr riscos e a busca por algo inesperado continuam sendo o coração do que torna Silent Hill tão marcante.
Concorda com o produtor de Silent Hill sobre o uso de IA? Comente!
Fonte: Automaton
