A PSN continua offline após 14 horas desde que os usuários foram derrubados dos jogos. Eu mesmo estava jogando a beta de Monster Hunter Wilds até a minha sessão cair por volta das 21h.
A Sony demorou entre 3 a 4 horas para assumir que os serviços estavam com problemas mas não forneceu nenhuma explicação sobre as causas da queda. Obviamente, a situação só fez escancarar o quanto a comunicação da PlayStation está péssima, deixando os fãs no escuro por várias e várias horas.
Outro ponto de destaque é que esse final de semana seria bem importante. Além do supracitado beta de Monster Hunter Wilds, Call of Duty: Black Ops 6 teria um final de semana gratuito. Em suma, a queda dos serviços obviamente causou um grande impacto na estratégia dessas duas empresas que são parceiras da PlayStation de longa data.
A situação fica pior, afinal, muitos dos jogos digitais demandam que o serviço esteja funcionando para verificar sua licença de uso e permitir que o jogador desfrute deles normalmente. Milhares de jogadores estão relatando que não estão conseguindo nem jogar os games offline.
A PSN continua offline: o que pode ter causado a queda?
Como mencionei acima, a PlayStation não forneceu nenhuma explicação sobre o que levou os serviços a ficarem indisponíveis. Pelo tempo do problema, existe a possibilidade de ter sido/ser um ataque cibernético. Vamos ter que aguardar mais para, quem sabe, a empresa fornecer explicações.
O que fazer para se proteger?
Caso se trate de um ataque hacker, muito provavelmente os hackers ainda possuem acesso aos servidores, logo, não adianta trocar sua senha agora. Caso você tenha um cartão cadastrado na conta, vale tirar desde já, mas ainda não troque a sua senha.
Um ponto que vale mencionar é que se sua senha da PSN for a mesma para outras contas, como por exemplo de um aplicativo de banco, streaming, ou coisa do tipo, troque a senha dessas outras contas imediatamente!